5 passos para controlar o orçamento e começar a investir

 

Muitas pessoas ainda têm a ideia equivocada de que investir é apenas para quem dispõe de grandes quantias e, assim, acabam por não fazer esforço para poupar dinheiro. No entanto, esse é um grande equívoco! Fazer investimentos é para todos. Depois de começar a investir, seu patrimônio pode aumentar e possibilitar investimentos ainda maiores.

Está pensando em colocar o seu dinheiro para trabalhar para você, gerando uma renda adicional, mas não sabe como poupar para começar a fazê-lo? Então confira nosso post de hoje com 5 dicas sobre o tema!

Melhor Plano

Livre-se das dívidas

Não faz muito sentido poupar e investir quando se está em débito com alguém, certo? Além disso, atualmente, a taxa de juros no país está extremamente elevada e, com juros sobre juros, seu débito pode se tornar uma verdadeira bola de neve. E isso vale principalmente para os grandes vilões: cartão de crédito e cheque especial, que encontram-se com juros anuais estratosféricos.

Defina um objetivo

Definir que você quer começar a poupar é um excelente primeiro passo, mas ainda não é o suficiente. Tentar poupar sem estipular uma quantia ou uma porcentagem fixa de seu salário que será destinada a essa finalidade todos os meses pode te levar a enganos, pois você acaba economizando em alguns aspectos, mas compensando em outros.

Além disso, quando você possui um número bem claro em sua cabeça como meta a ser alcançada, fica muito mais fácil desenvolver características necessárias para poupar, como disciplina e autocontrole para evitar gastos impulsivos, por exemplo.

Corte gastos

Cortar gastos é sempre complicado, pois, muitas vezes, envolve uma redução do padrão de vida ao qual estamos acostumados. Entretanto, existe uma série de pequenos custos a serem reduzidos que, juntos, podem representar uma grande economia mensal sem afetar seu dia a dia.

 

Melhor Plano

Você pode, por exemplo, trocar suas lâmpadas comuns por fluorescentes ou de LED, que são mais eficientes e econômicas. Lembre-se também de evitar deixar os aparelhos eletrônicos de sua casa em modo stand-by ao retirá-los da tomada quando não estiverem sendo utilizados, economizando assim cerca de 10% a 20% em sua conta de luz. Atualizar seus planos de TV a cabo, internet e celular também é uma boa opção, pois, muitas vezes, nossas necessidades mudam ou existem novos planos mais econômicos e adequados.

Controle seu orçamento de perto

Se os educadores financeiros pudessem dar apenas uma dica às pessoas, dez dentre dez escolheriam esta: controle seu orçamento de perto! Confiar na memória é o erro mais comum cometido aqui, pois é simplesmente impossível, de cabeça, descriminar com perfeição seus gastos fixos e variáveis, receitas etc.

Sem anotar em uma planilha ou em um caderno, você jamais saberá com precisão todos os locais onde atualmente gasta-se demais e onde há a possibilidade de realizar cortes e economizar um pouco.

Conte com apoio especializado

Dada a importância do último passo, uma boa alternativa é contar com o apoio e o acompanhamento de um educador financeiro, pois, dessa forma, você poderá se aproveitar não somente de todo o conhecimento de quem entende e estudou sobre o assunto, mas também de toda a experiência que adquiriram ao lidar e ajudar várias pessoas a alcançarem os mais diferentes objetivos financeiros, inclusive o de aprender a poupar e começar a investir.

Ainda tem alguma dúvida? Gostaria de fazer alguma crítica, sugestão ou compartilhar uma experiência pessoal sobre o tema? Sinta-se à vontade para deixar seu comentário e entrar em contato conosco!

 

5 passos para controlar o orçamento e começar a investir
5 (100%) 1 vote

Melhor Plano
Next Post:
Previous Post: