Internet 4G: qual a melhor operadora para você?

Hoje vive-se uma verdadeira guerra entre as principais operadoras de telefonia móvel no Brasil. Cada uma oferecendo planos diferentes, com pacotes de dados e muitos minutos de conversa para conquistar o maior número de clientes. Hoje as principais tecnologias oferecidas na conexão de internet móvel são o 3G e o 4G, mas você sabe o que isso significa? Quais são as diferenças entre essas tecnologias, o que é necessário para o funcionamento delas, e qual a melhor operadora para você? Se suas respostas foram negativas para a maioria de nossas perguntas então esse texto é para você. Confira:

Melhor Plano

Qual a diferença entre 3G e 4G?

Comecemos pelas siglas, 3G e 4G. A letra G após o número, significa geração, ou seja, internet 3ª geração e internet 4ª geração. O sinal 3G começou no Brasil ainda no ano de 2001 e foi evoluindo ao passar dos anos seguintes. A conexão 3G possui uma velocidade média de cerca de 200kbps, mas existe no país a tecnologia 3G+ onde as velocidades podem alcançar os 21Mbps.

Já quando se fala em 4G a velocidade de conexão pode chegar aos incríveis 100Mbps, o que teoricamente possibilita o acesso à internet, a troca de informações e o carregamento de dados com muito mais rapidez. A cobertura 4G no Brasil teve início pouco antes da copa do mundo e sua cobertura vem crescendo lentamente.

4G hoje no Brasil

Atualmente o Brasil possui a internet 4G funcionando em 469 munícipios, neles estão incluídas as 26 capitais mais o DF. Isso significa que cerca e 55% da população tem cobertura da tecnologia 4G no país. A ideia é que até o final de 2017 todas as cidades com mais de 30 mil habitantes já tenham ao menos uma opção de operadora como o novo sinal de internet. Em 2019 todo o território nacional deve ter acesso a tecnologia.

O que é preciso para usar o 4G?

Basicamente para ter acesso ao 4G é necessário residir em uma região do país que tenha a tecnologia disponível, possuir um plano de operadora para esse tipo de conexão, além de ter um celular que que seja compatível com esse tipo de tecnologia. Muitos celulares ainda são configurados para utilizar apenas o 3G, sendo assim, quem possui celulares antigos precisará adquirir novos aparelhos para ter acesso a maiores velocidades.

Raio-X das principais operadoras de telefonia móvel com relação ao 4G

Em dezembro de 2015 as quatro principais operadoras cobriam com tecnologia 4G – dados da TELECO – o seguinte número de cidade brasileiras:

  • Tim 411 cidades
  • Claro 187 Cidades
  • Vivo 183
  • Oi 147 cidades

Confira a seguir um pouco do que cada operadora tem a oferecer quando o assunto é conexão 4G:




Vivo 4G

Melhor Plano

vivo 4g melhor plano

A operadora é a terceira colocada no que diz respeito a cobertura de cidades. Seu sinal é estável em alguns pontos das cidades em que está presente. Em capitais, testes realizados demonstraram um sinal forte, porém instável em áreas mais afastadas do centro. Quando não há sinal 4G, o 3G é disponibilizado de forma imediata com velocidades de até 3Mbps. O melhor lugar para se utilizar o 4G da vivo é no centro de São Paulo, onde foi registrada a impressionante marca de 38,17 Mbps.

Veja aqui os melhores planos da Vivo.

Nextel 4G

Nextel 4g

Segundo o Open Signal, um conceituado site que analisa diversas características do 3G e 4G das operadoras, rankeando as suas posições de acordo com o desempenho, a Nextel ficou em 4o lugar nos quesitos de velocidade de download 3G e 4g e na cobertura 4G. Em contrapartida, o intervalo a latência da internet 3G da Nextel ficou em primeiro lugar em relação às outras operadoras.

Latência é o intervalo que a rede leva para responder aos comandos do usuário, normalmente medida em milissegundos. Em certas operações o tempo de latência é altamente relevante, como nas chamadas de voz do Whatsapp. O tempo de latência é importante para evitar “delay” em suas conversas.

A Anatel disponibiliza um app, onde você pode ver a disponibilidade de antenas de telefonia móvel em cada município e apresenta informações sobre as tecnologias disponíveis e a qualidade dos serviços de voz e de dados de cada prestadora. A Nextel ficou em primeiro lugar tanto em São Paulo quanto Rio de Janeiro. Veja mais sobre a internet da Nextel.

Veja aqui os melhores planos da Nextel.

Oi 4G

Oi 4g melhor plano

A operadora Oi atendeu às cidades sede da copa do mundo e algumas regiões metropolitanas delas. Seu 4G varia entre 30 e 70Mbps para download e para upload sua velocidade fica entre 20 e 35 Mbps. De acordo com a operadora, os locais que não possuem 4G receberão um sinal 3G melhorado com velocidades que podem atingir 7Mbps. Na cidade de São Paulo, o sinal 4G funciona em apenas alguns pontos, ficando a maior parte do tempo em 3G, porém em Salvador, seu sinal e sua velocidade constante são satisfatórios.

Veja aqui os melhores planos da Oi.

Claro 4g

Claro 4g melhor plano

A Open Signal, empresa que monitora a qualidade de cobertura de operadoras de celular, divulgou que a Claro tem o melhor 4G entre mais de 40 operadoras de 16 países. Porém, de acordo com a própria operadora, sua cobertura está presente em 187 cidades brasileiras, mas poucos conseguirão utilizar a mega velocidade da empresa, mesmo estando sob sua cobertura. O plano 4G da Claro não é nada barato.

Veja aqui os melhores planos da Claro.

TIM 4G

Tim 4g melhor plano

Para usar o 4G da operadora que cobre o maior número de cidades não é necessário contratar qualquer plano adicional, basta obter um novo chip. Em testes na cidade de São Paulo, a operadora apresentou boas velocidades que ficaram na casa dos 25Mbps, enquanto a franquia não esgotava, é claro. Após o esgotamento, a velocidade caiu para cerca de 3Mbps. A cobertura da TIM é muito instável, e a operadora diz que sua instabilidade é proveniente de variações geográficas e o congestionamento da rede, pois a maioria de seus clientes utilizam os serviços de dados móveis, o que sobrecarrega o sistema.

Veja aqui os melhores planos da Tim.

Para ver a avaliação das operadoras feitas pela pesquisa da Anatel com 150 mil pessoas, veja nosso post sobre as melhores operadoras em cada estado. 

Conclusão

A geografia do Brasil ainda é algo que precisa ser superado pelas operadoras para que o 4G funcione com a devida qualidade. Uma forma de verificar o melhor 4G na sua cidade é baixando o aplicativo da Anatel para Android e Iphone  Para quem quer usar o 4G e busca por economia, a TIM se mostrou como boa opção pela não necessidade de um plano específico para isso. Já para quem busca velocidade de conexão e área de abrangência, a Vivo, a Oi e a Claro são todas boas opções. As operadoras fornecem planos de dados que se adequam com o perfil do usuário. No final das contas, o perfil e o valor que cada um está disposto a pagar são o fator determinante para a contratação de um plano 4G.

Ainda está em dúvida? Acesse o Melhor Plano e descubra a opção certa para você.

Internet 4G: qual a melhor operadora para você?
2.81 (56.28%) 43 votes

Melhor Plano
Next Post:
Previous Post:
  • Thiago Faria

    Bom dia ,

    Poderiam explicar melhor para utilizar o 4G. Tenho um aparelho compatível com 4G e estou em cobertura 4G da tim e claro e meu chip é antigo mais de 3 anos ambos, estive na claro e falaram que para usar o 4G tinha que comprar um ”novo chip com tecnologia 4G”, o engraçado que eu mesmo cortei o chip antigo e solicitei a liberação do 4G via sistema do minhaclaro.com.br via internet sem pagar taxa nenhuma o que demorou 3 dias para liberarem o sinal 4G. Estive na tim para o mesmo procedimento e vieram novamente com a historia “tem que comprar chip 4G”. A questão é se temos que ter um chip 4G como que meu chip antigo claro acessa a rede 4G ? Para termos 4G o correto é a rede suportar com cobertura e também o celular ter a tecnologia 4G ? e não o chip já que é apenas um armazenador de informações e não processa nada, estas operadoras apenas querem ganhar com vendas indevidas.

    • Olá Thiago! Agradecemos a pergunta. Muito boa por sinal.
      Para usar a internet 4G você precisa de pelo menos 3 critérios.
      1-Sinal 4g onde você se encontra
      2- Aparelho compatível com a tecnologia 4G
      3- Chip compatível com a tecnologia 4G

      Talvez o seu chip anterior já fosse compatível com esse tipo de tecnologia e por isso não precisou trocar. Nesse caso vale a pena fazer o que você fez e verificar antes de comprar um chip novo.

  • souza perez

    É incrivelmente ridículo a velocidade e o preço de internet móvel no Brasil com essas operadoras mercenarias, passível de dizer que os dados evaporam. Não posso abrir 10 páginas que logo recebo uma mensagem de que todo o pacote de dados foi consumido. O plano da Oi que estou usando vem com uma Internet diária de 60mb por R$0,99 que é ridiculamente caro. Deveria ser no mínimo 100Mb/0,99 e não essa piada como está.

  • Diogo Reis

    Neste estudo publicado abaixo, elege a Vivo e a Tim como sendo as melhores em questão de rede 4G, mas eu particularmente prefiro a Vivo. A Claro é meio enganação tem download rápido, mas a cobertura é péssima.

    http://88mph.com.br/2016/07/26/pesquisa-operadora-melhor-rede-4g-brasil/

  • Fabiano Rodrigo Drost

    Estava buscando um plano 4g pra mim… Então comprei um chip da VIVO e não troco nunca mais! Vivo é rainha, o resto é nadinha. <3

  • Antonio Caser

    Eu duvido que essas exploradoras de telefonia no Brasil irão dispor dessa velocidade, isso está me cheirando a golpe. Mas se isso for verdade, com certeza o seu plano de internet irá zerar, acabar em alguns segundos… kkkkkk…

    • admmelhorplano

      Olá Antonio! É muito comum encontrar pessoas insatisfeitas com plano de internet. Agradecemos sua opinião!!

    • melhorplano

      Antonio, é muito comum encontrar pessoas insatisfeitas com o seu plano de internet. Obrigado pela sua opinião!

      Abs