Nextel Fatura: como funciona e onde conseguir

 

A Nextel possui uma política bastante clara com relação à forma como as cobranças são feitas aos seus usuários, contando com páginas específicas em seu site para explicar o funcionamento e a formulação de sua fatura. Ainda assim, existem alguns pontos que podem não ficar muito claros para diversas pessoas. Por isso, resolvemos detalhá-los, possibilitando assim que todos possam saber exatamente como funciona a Nextel fatura para não se enganar com as informações ali contidas.

Melhor Plano

Entenda sua fatura Nextel

A fatura Nextel conta com todas as informações que você precisa para saber exatamente o que está sendo cobrado, indo desde seus dados cadastrais até detalhes de todos os serviços utilizados. Confira abaixo os principais pontos que podem ser encontrados.

Nextel Fatura Simples

Este é o modo tradicional para quem quer apenas saber quanto precisa pagar e o que foi utilizado de maneira resumida, perfeito para aqueles com apenas uma linha.

fatura-1

1 – DADOS CADASTRAIS – Código da conta, data de emissão e e-mail de cobrança cadastrado.

2 – PERÍODO DE UTILIZAÇÃO – Valor total a pagar, referente ao período de apuração do consumo.

3 – VENCIMENTO – Vencimento: data escolhida para pagamento de sua fatura. Não refere-se ao período de utilização, é somente a data em que o período utilizado será cobrado.

Melhor Plano

4 – VALOR A PAGAR – Valor total a pagar, referente ao período do ciclo de utilização.

5 – NOVIDADES – Sempre uma novidade para você.

6 – PLANOS NEXTEL – Planos de voz ou modem contratados. Caso tenha mais de um contrato, você verá a soma de todos eles.

7 – PACOTES ADICIONAIS – Valor de pacotes adicionais contratados que não estão incluídos no plano. Caso você tenha contratado mais de um pacote, verá o somatório.

8 – O QUE FOI UTILIZADO – Valor do uso excedente à franquia/pacote, ou seja, valor do uso de serviços de voz e dados com cobranças avulsas.

9 – OUTROS LANÇAMENTOS – Descrição de todos os descontos, créditos e ajustes, juros e multas referentes a atrasos de pagamento e outros débitos.

10 – NOVIDADES – Sempre uma novidade para você.

11 – DÉBITO AUTOMÁTICO – Informações sobre o débito automático.

12 – BOLETO – Código de barras necessário para o pagamento.fatura-2

13 – DESTAQUE – Informações importantes que precisam ser passadas a você, como implantação do 9º dígito, telefones da Anatel, avisos sobre término de promoções, etc.

14 – CÓDIGO DAS OPERADORAS – Relação dos códigos de seleção da prestadora para chamadas de longa distância.

15 – RESPONSABILIDADE SOCIAL – Selo de identificação de papel ecologicamente correto.

16 – FORMAS DE PAGAMENTO – Instruções para pagamento da fatura.

17 – AVISO DE PENDÊNCIA – Caso tenha faturas em aberto, esta mensagem pode aparecer. Se tiver efetuado o pagamento, favor desconsiderar esta mensagem.

18 – TERMO DE QUITAÇÃO – Aparece somente uma vez ao ano, desde que não existam títulos com pagamento em aberto.

Nextel Fatura Detalhada

Além das informações tradicionais mencionadas acima, é possível acompanhar ainda de maneira detalhada todos os seus gastos, algo especialmente útil para quem conta com muitas linhas e precisa ficar por dentro de tudo o que está sendo utilizado por elas.

fatura-3

19 – FATURA DETALHADA – Painel com as principais informações resumidas do seu consumo, separadas por linhas telefônicas.

20 – INTERNET E MODEM – Seção referente a planos de modem e uso de internet.

21 – DESCONTOS – Seção referente a descontos, combos ou promoções específicas.

22 – OUTRAS COBRANÇAS – Seção referente a juros e multas de pagamentos dos meses anteriores ou ajustes, como serviço de internet extra.

23 – NEGOCIAÇÕES – Seção referente a negociações de débitos de títulos em aberto.

24 – OUTROS CREDITOS – Seção referente a créditos ou valores negativos, de negociações ou contestações de meses anteriores.

25 – OUTROS DÉBITOS – Seção referente a multas de fidelização, desativação ou notas de débitos.

26 – ACESSÓRIOS, EQUIPAMENTOS E REPAROS – Seção referente a parcelas de equipamentos, acessórios, chips e reparos.fatura-4

27 – SERVIÇOS CONTRATADOS – Mensalidade do pacote adicional de serviço.

28 – SERVIÇOS UTILIZADOS – Mensalidade do plano proporcional à quantidade de dias do mês.

29 – RÁDIO – Uso de rádio.

30 – CHAMADAS DETALHADAS – Uso de telefonia dentro da área de registro, diferenciada por tipo de chamada e com as respectivas quantidades de minutos (apenas os minutos excedentes terão valor cobrado).

31 – ROAMING – Uso de telefonia em roaming dentro ou fora da área. Pode haver uso de CSP (Código de Seleção de Prestadora) de outras operadoras para longa distância.

32 – OUTRAS CHAMADAS – Outras chamadas especiais, por exemplo, para 190 ou 0800.

33 – SERVIÇOS DE DADOS – Serviços de dados ou avulsos como: internet, SMS ou MMS nacional ou internacional, SMS interativo (emergência, 190, horóscopo, entre outros serviços), SMS redes sociais, downloads (músicas, jogos, etc.), entre outros.

34 – MINUTOS FREE – Minutos que não são descontados da franquia do plano ou pacote por serem ilimitados ou grátis. Esta coluna só aparece para telefonia de planos Pós-pagos.

35 – MINUTOS DE FRANQUIA – Minutos dentro da franquia dos planos ou serviços adicionais.

36 – MINUTOS EXCEDENTES – Minutos que não foram incluídos de forma ilimitada ou grátis e que excederam a quantidade de minutos inclusos em planos ou serviços adicionais.

37 – INCLUSO NO PLANO – A coluna “Incluso” não é preenchida para planos Controle 3G, 3G+ e 4G.fatura-5

38 – SERVIÇOS DE MODEM – DEMONSTRATIVOS – Este demonstrativo é simplificado para a utilização das linhas de modem.fatura-6

39 – DETALHAMENTO COMPLETO – Detalhamento de todos os serviços utilizados. As informações são apresentadas de forma detalhada, incluindo origem, destino, data, horário e valor de cada tipo de chamada realizada.

40 – CONFIRA CADA DETALHE DA SUA FATURA – É importante lembrar que existem diferenças nas tarifações de ligações para Nextel, para celulares, para telefones fixos, a cobrar e de longa distância (nacional ou internacional).
As chamadas de longa distância serão demonstradas em detalhes. fatura-7

41 – DETALHAMENTO DE ROAMING NA NEXTEL – As chamadas também podem ser feitas em roaming (DDD diferente da origem do contrato). Exemplo: roaming nacional é quando alguém de São Paulo (DDD 011) vai para Rio de Janeiro (DDD 021); roaming internacional é quando alguém vai para fora do país. Aqui também são apresentados os detalhes dos usos de SMS, MMS, chamadas 0800, Voicemail, números especiais, entre outros serviços adicionais contratados (se houver).

42 – DETALHAMENTO DE DOWNLOADS – Tipos de arquivos que foram baixados, sem especificação dos detalhes.fatura-8

43 – ASSINATURA – valor fixo mensal para ter ao seu dispor o serviço SME ou SMP nas condições previstas no plano contratado.

44 – FRANQUIA pacote mensal de minutos e/ou pacote mensal de dados contratado para utilização.

45 – A mensalidade é composta por franquia + assinatura, ou seja, valor da mensalidade do plano contratado.

Fatura Nextel por e-mailpagamento por e-mail

Buscando tornar sua vida mais fácil e ainda ajudar o meio ambiente, a Nextel permite que você troque sua fatura tradicional por uma fatura eletrônica. Com isso, você receberá todo mês pouco antes do vencimento programado um e-mail com os dados de sua fatura, evitando atrasos no pagamento devido a problemas na entrega da correspondência e facilitando o acesso onde quer que você esteja.

Para solicitar o recebimento da fatura por e-mail, basta acessar o Meu Nextel através do aplicativo para Android ou iOS, ou até mesmo pelo site.

Como pagar sua Fatura Nextel

Existem três formas de pagar sua fatura Nextel. Além de poder solicitar a fatura por e-mail como mencionado anteriormente, é possível ainda cadastrar para pagamento por débito automático em conta ou ir até um dos bancos cadastrados para pagar na boca do caixa.

Pagamento de fatura por e-mail

A fatura recebida por e-mail pode ser paga da mesma forma que um boleto tradicional enviado pelo correio, ou seja, por internet banking, bank fone, lotéricas ou caixas eletrônicos de forma simples e rápida.

Débito automático nextel fatura débito automático

Com o débito automático você programa o pagamento da sua fatura da maneira que preferir com facilidade e segurança, evitando atrasos por esquecimento. Existem três formas de solicitar este tipo de pagamento:

  1. Pelo Meu Nextel: solicite o débito automático pelo app ou site do Meu Nextel.
  2. Pelo seu banco: você também pode se cadastrar diretamente pelo seu banco. Basta entrar em contato com sua instituição bancária e informar o código de identificação presente no documento. Os bancos conveniados são: Bancoob, Banrisul, Bradesco, Itaú, Mercantil do Brasil, Santander e Sicredi, Banco do Brasil, HSBC, BRB, Caixa Econômica Federal, Citibank ou Safra.
  3. Pelo cartão de crédito: sabia que também dá para solicitar o débito automático direto no cartão de crédito? Para fazer o cadastro, é muito simples. Primeiro, ligue para o número 1050. Ouça as orientações e digite 2 para continuar. Fale com a nossa equipe e tire suas dúvidas. Cadastre sua fatura em Débito Automático no Cartão de Crédito.

Outras opções de pagamento

Como dito anteriormente, é possível ainda usar o mais antigo meio de pagamento existente: ir ao banco. Vale notar que algumas instituições bancárias não aceitam o pagamento da fatura Nextel na boca do caixa, sendo eles: Banco Santander, Banrisul – Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A., BRB – Banco de Brasília S.A., Banco Bradesco S.A., Banco Itaú S.A., Banco Mercantil do Brasil S.A., HSBC Bank Brasil S.A., Banco Safra S.A. e Banco Cooperativo Sicred S.A.

Cobrança proporcional

Cobrança proporcional, ou pro rata, é o valor proporcional ao período entre a data de ativação de um serviço ou plano e o último dia do ciclo de faturamento. Tanto para planos iDEN quanto para planos 3G, existem algumas situações específicas onde pode haver uma cobrança proporcional na sua fatura. sendo elas:

  1. Cobrança na 1ª fatura – a cobrança proporcional será de acordo com a data de ativação dos serviços e o ciclo de faturamento, que é definido a partir da data de vencimento escolhida.
  2. Alteração de plano – a cobrança proporcional será referente aos dias de utilização do plano antigo somados aos dias de utilização do plano novo. O mesmo cálculo é válido para a franquia de minutos (quando houver).
  3. Habilitação de serviços – a cobrança proporcional será de acordo com o ciclo de faturamento.
  4. Cancelamento do contrato – a cobrança proporcional será de acordo com a quantidade de dias que o contrato ficou com os serviços ativos.
  5. Alteração na data de vencimento – ao alterar a data de vencimento de sua fatura muda também seu ciclo de faturamento. Por isso, haverá cobrança proporcional aos dias de utilização entre o período do antigo ciclo de faturamento e o novo. O mesmo cálculo é válido para a franquia de minutos (quando houver).

Fatura Web (exclusivo para empresas)

Com o serviço Fatura Web você pode gerenciar faturas off-line, fazer consultas, pesquisas detalhadas e administrar o consumo dos aparelhos da sua empresa. Agora em sua versão 3.0, o aplicativo Fatura Web Nextel conta com uma série de novidades importantes, contando com as seguintes funções:

  • Consultar e imprimir as informações de suas faturas
  • Acesso a pesquisas detalhadas sobre o uso de Serviços Adicionais
  • Serviços de Dados
  • Transações Financeiras
  • Negociações
  • Planos
  • Pesquisas comparativas por Perfil e Consumo, e por Aparelhos e Franquia.
  • Serviços de Mensagem de Texto e Download mais completos e detalhados

Requisitos para instalação do aplicativo

Para instalação do aplicativo, é necessário verificar as seguintes condições:

  • Acesso à Internet – Orientamos a utilização de acesso de banda larga ou corporativo.
  • Acesso liberado ao site Nextel – www.nextel.com.br
  • Permissão para baixar arquivos – Se você tiver restrição de transferência de arquivos tipo .exe, .xml, .pdf ou .txt modifique as suas permissões ou contate o seu Administrador de Rede ou Suporte Técnico.
  • Pré-requisitos de configurações do seu computador – 60 Mb livres de disco, 512 MB de memória, resolução de tela ao menos 800 x 600 pixels e sistema operacional Windows 2000 ou superior.

O aplicativo pode ser baixado gratuitamente através deste link, pesando apenas 7,1 MB.

Este artigo foi útil? Comente abaixo.

Leia Também:

Nextel Fatura: como funciona e onde conseguir
5 (100%) 3 votes

Melhor Plano
Next Post:
Previous Post: