Reclamação na Anatel? Saiba agora como fazer

Com o advento do telefone como principal meio de comunicação na sociedade, ficou difícil ficar sem ele e essa dependência é capaz de trazer grandes transtornos no caso de defeitos ou outros impedimentos temporários.

A prestação de serviços fornecida por diversos provedores de telefonia (fixa e móvel), internet e tv a cabo muitas vezes deixa a desejar e muitas pessoas, mesmo quando lesadas, não possuem o hábito de cobrar pelos seus direitos. O desconhecimento de um órgão regulamentador que fiscaliza as operações das empresas do segmento de telecomunicações é notável. Você já ouviu falar da Anatel (Agência Nacional das Telecomunicações)? Sabia que é possível registrar uma reclamação da sua operadora de telefone?

Melhor Plano

Saiba agora como fazer uma reclamação na Anatel

  1. O primeiro passo é entrar em contato com a sua operadora e, caso o problema não seja resolvido é importante registrar uma reclamação diretamente e obter o número do protocolo;
  2. Entre em contato com a Anatel através dos seus canais de comunicação. Será necessário informar o número do protocolo da reclamação registrada junto a sua operadora. Caso o interlocutor/reclamante não seja o titular, deverá apresentar uma procuração. Descreva claramente o seu problema e o transtorno que está representando em sua vida ou seus negócios;
  3. O prazo de retorno da reclamação é de 5 (cinco) dias e a empresa responsável pelo contato é a sua operadora. Caso deseje acompanhar o andamento é possível acessar pelos canais de comunicação disponibilizados pela Anatel, inclusive de forma automática;
  4. Caso seja necessário, é possível retomar o contato com a Anatel nas seguintes condições:
    • Não retorno da operadora: após cinco dias sem resposta, entre em contato pelos canais de atendimento da Anatel e reforce sua reclamação;
    • Retorno insatisfatório da sua operadora, sem resolução do problema: você tem o prazo de até 15 dias, após resposta, para reabrir a sua reclamação original.
  5. Monitoramento: acompanha e exige das prestadoras de serviço atendimentos de elevado nível perante os clientes, monitorando a quantidade, o motivo das reclamações, o tempo que as operadoras gastam para darem retorno, assim como a efetividade do retorno.

Quais os canais de comunicação que podem ser utilizados?

É muito simples registrar uma reclamação da sua operadora de telefone na Anatel, geralmente com os jargões: anatel reclamações, anatel telefone, anatel 0800, anatel fale conosco, anatel atendimento, pode ser feita através dos seguintes canais de comunicação:

  • Telefone Anatel: Ligue gratuitamente, através do atendimento eletrônico “Fale Conosco”, no número 1331 ou 1332 em caso de deficiente físico, de segunda a sexta-feira, nos dias úteis, das 8h às 20h e registre sua reclamação. Você também pode acompanhar, através dos mesmos números e receber informações do andamento atravé do número de protocolo, automaticamente;

  • Site Anatel: Acesse pela internet, através do link direto, em qualquer horário. Será solicitado CPF e senha de acesso. Se você não tiver acesso ainda, basta se cadastrar no sistema. Segue os links diretos:

FOCUS – Suporte do Atendimento aos Usuários

  • Aplicativo móvel Anatel (APP): está disponível, gratuitamente, nas lojas dos sistemas Android, iOS e Windows Phone, o aplicativo “Anatel Consumidor”. Com ele é possível acompanhar, através do seu celular ou tablet, as reclamações, solicitar informações, tirar dúvidas, ou dar sugestões, em qualquer horário. Confira os links para baixar o aplicativo:
  • Atendimento Presencial Anatel: funciona de Segunda a sexta-feira, nos dias úteis, das 8h às 18h. Em algumas cidades existe o intervalo para almoço. Acesse a Sala do Cidadão, para saber exatamente qual o horário de atendimento em seu local de domicílio e o endereço.

As operadoras de telefone são as piores prestadoras de serviço no Brasil. A Anatel por sua vez é responsável pela regulamentação do setor de telecomunicações no Brasil e sua principal atribuição é fiscalizar a qualidade dos serviços prestados pelas operadoras, definindo regras e atuando de forma preventiva e reativa visando a melhoria contínua dos serviços. Imagine o caos que seria, caso os consumidores estivessem desamparados, sem uma instância superior para recorrer em caso de negligências das operadoras de serviços de telecomunicações?

Então, percebeu como é fácil? Já teve alguma experiência desagradável com alguma operadora de serviço? Registre aqui seus comentários ou dúvidas.

Saiba também qual o melhor plano de celular para você. 

Melhor Plano

Veja também os planos das operadoras:

Reclamação na Anatel? Saiba agora como fazer
1.86 (37.14%) 7 votes

Melhor Plano
Next Post:
Previous Post: