Vivo 4G: tudo que você precisa saber para navegar rápido

A Vivo é a operadora de telefonia que tem o maior número de usuários da tecnologia 4G no Brasil. Segundo o último relatório da Anatel, de dezembro de 2015, a empresa detém 37,5% do total de 25,4 milhões de conexões LTE no País. Ou seja, são mais de 15 milhões de usuários que utilizam o Vivo 4G hoje em dia.

Com a quarta geração de internet móvel, que transmite dados de forma mais eficiente, o usuário pode navegar no computador ou celular com muito mais velocidade do que com 3G. O 4G é ideal, portanto, para você fazer atividades que demandam maior velocidade e consumo de franquia. Por exemplo: ver vídeos com alta definição, baixar arquivos, jogar online ou ligar por Skype para um amigo no exterior.

Melhor Plano

O Vivo 4G vale a pena?

Atualmente, na média, ele é o mais rápido do Brasil. Porém, os clientes Vivo 4G só conseguem se conectar à tecnologia na metade do tempo em que usam internet móvel. Isso indica que a cobertura ainda precisa melhorar, e muito. É cliente Vivo e quer navegar bem mais rápido? A gente te explica tudo sobre o serviço Vivo 4G nesse post.

Vivo 4G

Para começar, é importante destacar que não dá para navegar na velocidade 4G com qualquer celular ou de qualquer lugar. Não adianta estar numa área com sinal intenso e ter um aparelho que não comporta a tecnologia. E nem ter o smartphone top de linha do momento e um pacote de internet muito reduzido. Para usufruir do 4G como cliente da Vivo, você precisa de:

  • Plano Vivo 4G
  • Chip Vivo 4G
  • Celular 4G com frequência de 2,5 GHz
  • Estar na área de cobertura 4G

Vamos por partes. Acompanhe aí:

Velocidade Vivo 4G

Antes de tudo, o que mais importa quando o assunto é 4G: velocidade. A Vivo é a atual campeã em velocidade de download 4G no Brasil. Segundo pesquisa recente da OpenSignal, que monitora a internet no mundo todo, a operadora ficou em primeiro lugar em quatro dos sete quesitos analisados pela empresa:

  • Melhor velocidade 4G
  • Melhor velocidade geral
  • Melhor disponibilidade de rede nextel cobery4G (empatado com Tim)
  • Melhor velocidade 3G (empatado com Tim e Claro)

Vivo 4G

Melhor Plano

A análise foi feita a partir de informações recolhidas de cerca de 45 mil usuários brasileiros, entre fevereiro e abril de 2016.

No item velocidade 4G, a Vivo ficou em primeiro lugar no ranking. A conexão da operadora, segundo a OpenSignal, tem uma velocidade média de 18,6 Mbps (megabits por segundo), considerada ótima em comparação ao restante da América do Sul. Ela também fica acima da média global, de 13,5 Mbps. Todas as outras operadoras ficaram abaixo de 12 Mbps: Claro (11,6 Mbp), Oi (11,4 Mbps) e Tim (8 Mbps).

Disponibilidade de rede

Além da velocidade, outro ponto importante destacado pela pesquisa é a chamada disponibilidade de rede. Essa métrica indica quanto tempo os usuários de internet móvel 4G se conectam por meio dessa tecnologia. Ou seja, mede em quanto do tempo total de uso as pessoas conseguem de fato aproveitar as velocidades mais altas que o 4G oferece. Isso porque, quando o 4G não está disponível onde o usuário está, a conexão é feita automaticamente pelo 3G.

A Vivo ficou ligeiramente à frente, com 56,8% do tempo de conexão fixada no 4G. A Tim veio logo em seguida, com 56,2%, chegando a um empate técnico, segundo a OpenSignal. Mesmo assim, não é um resultado para comemorações: na prática, isso significa que os usuários 4G só conseguem aproveitar a tecnologia na metade do tempo em que ficam conectados. Nesse quesito, o Brasil ficou nas últimas colocações na comparação com outros países da América do Sul, mostrando que o setor de telefonia ainda tem muito a melhorar em seus serviços.

Cobertura Vivo 4G

Recentemente, a Vivo estendeu a sua rede 4G para mais 17 municípios em 7 Estados do País. Agora, a operadora tem cobertura de quarta geração em 226 cidades brasileiras.

Para verificar se a sua região está inclusa na cobertura, você pode acessar o site da Vivo. Escolha seu Estado, sua cidade e depois o endereço ou CEP. Em seguida, a plataforma irá apresentar um mapa com o tipo de cobertura disponível: 2G, 3G e 4G. Você também pode consultar a disponibilidade de cobertura 4G enviando um SMS do seu telefone Vivo para 660, com o número do seu CEP.

Vivo 4G

Outra opção é utilizar o Vivo Sinal. O app, que funciona de forma colaborativa, permite que o usuário consulte o mapa de cobertura móvel da operadora, reporte instabilidades em tempo real e ajude a melhorar os serviços da Vivo. Ele está disponível para dispositivos com sistema iOS ou Android.

Vivo 4G

Para utilizar, é só fazer o download do aplicativo no Google Play ou na Apple Store, preencher o campo com seu número de telefone celular Vivo e fazer o cadastro com o código de acesso que você receberá via SMS.

O aplicativo pode ser usado pelos clientes pré-pago, Vivo pós-pago e Vivo controle. É importante ressaltar que as queixas enviados pelo app não geram protocolo para atendimento individualizado. Para isso, é preciso que o usuário entre em contato com a operadora por meio de um dos canais de atendimento da Vivo. Veja a melhor forma de contatar a operadora aqui.

Uma outra alternativa bem interessante para verificar a cobertura do Vivo 4G é pela própria plataforma OpenSignal, responsável pela pesquisa citada acima. Além de mostrar a intensidade do sinal em um mapa com a localidade de sua escolha, o site faz uma comparação com a velocidade de outras operadoras na região.

Para utilizar o site, basta digitar o endereço desejado, escolher a operadora Vivo e indicar a cobertura – no caso, o 4G. Para verificar o sinal de outras operadoras na região, clique em “Compare Performance”. A plataforma irá mostrar as estatísticas das concorrentes: Claro, Tim, Oi e Nextel.

Vivo 4G

A plataforma também está disponível para dispositivos móveis. Você pode baixar o aplicativo no seu celular iOS ou Android.

Planos Vivo 4G

Agora que você ja conhece o desempenho do Vivo 4G, chegou a hora de avaliar qual plano da operadora é o mais adequado para você navegar mais rápido. Acompanhe:

Vivo Pós

Os planos SmartVivo pós-pagos são aqueles em que o cliente não tem nenhuma limitação de consumo de minutos. Ou seja, pode pagar minutos excedentes dependendo do consumido. Todos eles oferecem conexão 4G, desde que o aparelho e o chip do usuário comportem a tecnologia. Nos planos SmartVivoo usuário escolhe se deseja contratar somente pacotes de voz e de internet ou acrescentar SMS, MMS, roaming e outros serviços.

Os planos variam de 3 GB até 30 GB com o Vivo V. Compare os planos e preços da Vivo aqui.

Vivo Controle

Vivo 4G

Os planos Vivo Controle Giga também são pós-pagos, mas com um diferencial. Com eles, o cliente recebe a fatura no final do mês, mas garante que sua conta nunca ultrapasse o valor do plano contratado. Assim, eles combinam duas coisas: a facilidade dos planos pós pagos com o controle total sobre seus gastos.

Os planos oferecem aos clientes pacotes promocionais compostos por uma franquia de minutos e uma de internet com acesso 4G. Ao contratar qualquer plano controle da Vivo, o usuário terá acesso à internet 4G, desde que seu aparelho e chip sejam compatíveis com a tecnologia. Os minutos oferecidos são válidos para ligações locais para telefones fixos ou móveis de qualquer operadora. Isso porque as chamadas para números Vivo (fixo ou móvel) e as mensagens de texto para qualquer operadora são ilimitadas.

Se a franquia de internet acabar antes do fim do período da conta, você pode contratar um pacote adicional de internet para continuar conectado. Os planos começam a partir de 1 GB, e vão até 2,5 GB. Confira tudo sobre os planos Vivo Controle aqui.

Vivo Pré

Os planos pré-pagos são aqueles em que o usuário coloca crédito antes de usar, ou seja, faz uma recarga. Tradicionalmente, são planos mais simples, com franquias de internet reduzidas.

Para desfazer o senso comum de que internet boa e rápida é restrita a planos pós-pagos, a Vivo criou o Vivo Turbo, com pacotes promocionais com acesso à internet 4G a um custo acessível. No Vivo Turbo 500 MB, por exemplo, o usuário que faz uma recarga semanal de R$ 9,99 tem direito a ligações ilimitadas para qualquer celular Vivo do Brasil, envio ilimitado de SMS para números da operadora e 500 MB para navegar com velocidade 4G.

Pelos planos Vivo Turbo, o usuário navega com uma velocidade máxima de até 5 Mbps até atingir o limite de seu pacote de internet. Ao alcançar a franquia, o acesso à internet é interrompido. Para voltar a navegar, o cliente pode esperar a renovação do pacote ou contratar o Vivo Internet Adicional 50 MB por R$2,99, com validade de até sete dias. Basta enviar um SMS com o texto 50 para o número 1515.

Além da promoção Vivo Turbo 500 MB, a operadora oferece agora outras opções de plano, de 200 MB, 1 GB por sete dias e 1 GB por 30 dias. Confira os preços e condições no site da promoção.

Vivo modem 4G

Quer utilizar a tecnologia 4G numa viagem? A Vivo também oferece um modem portátil 4G. Além de permitir a navegação rápida ao ser plugado em um computador, o pequeno aparelho também funciona como um roteador de Wi-Fi, oferecendo internet a smartphones, tablets e notebooks.  O aparelho pode ser conectado a diversas fontes de energia, como tomadas USB e carregadores de carro. O acesso é compartilhado com até dez usuários simultâneos.

Os planos começam a partir de 2 GB. Confira os pacotes no site da operadora. Está com dificuldades para conectar o modem? O Vivo Guru te explica aqui.

Vivo Box 4G

Vivo 4G

Quer se conectar em casa? Uma das opções de banda larga da Vivo é o Vivo Box, que funciona a partir de um modem com roteador Wi-Fi, nas velocidades 3G e 4G. Com ele, todos da casa podem ter acesso à internet ao mesmo tempo.

A vantagem é que o aparelho não precisa ser instalado: basta inserir o chip 4G e ligar na tomada. Assim, ele pode ser facilmente transportado para outro lugar. Vale dizer que a cobertura será 3G ou 4G dependendo da área em que o usuário conectar o serviço. Então, é importante checar se a sua região está na cobertura 4G, com as dicas que já te mostramos acima.

Confira os tipos de aparelho e os pacotes de franquia no site da operadora. Quer saber como configurar o aparelho? O Vivo Guru te explica aqui.

Chip Vivo 4G

Hoje, a maioria dos chips comercializados já comportam a tecnologia 4G. Você pode comprar um Vivo Chip 4G na loja online da operadora ou em uma das lojas físicas, por R$ 12. Se você precisar trocar um chip 3G por um chip 4G, precisará comparecer a um dos postos de atendimento da operadora. Encontre a loja Vivo mais próxima de você aqui.

Cadastro

Para fazer o cadastramento do chip, o primeiro passo é colocar o novo chip no aparelho. Logo em seguida, a Vivo encaminhará uma mensagem confirmando o seu novo número. Depois, você deve ligar para *8486 e esperar pela a opção “falar com um atendente”. Após passar os dados no atendimento (tenha em mãos o CPF) e finalizar a ligação, você receberá um SMS de confirmação do novo número. Daí em diante, você já poderá desfrutar dos serviços contratados.

Outra maneira de realizar o cadastramento é colocar o chip no aparelho e enviar um SMS para 8966 com o DDD do seu Estado. Você receberá um SMS informando o número de telefone. Depois, também com o CPF em mãos, ligue para *8955 e informe seus dados. Pronto: você receberá uma mensagem informando sobre a finalização do cadastro.

Aparelho 4G

Por fim, para usufruir da velocidade 4G, é preciso ter um aparelho que comporte a tecnologia LTE. Hoje em dia já há diversos aparelhos que atendem a frequência necessária para a utilização desse serviço. Exemplos: iPhones 6, 5 e 5s, Samsung Galaxy S5 e S6, entre outros. Você pode procurar um modelo na loja online da Vivo ou em alguma loja física da operadora. Encontre a mais próxima de você aqui.

 

E você, utiliza o Vivo 4G? O que acha da velocidade e da cobertura? Deixe sua opinião nos comentários!

Vivo 4G: tudo que você precisa saber para navegar rápido
5 (100%) 3 votes

Melhor Plano
Next Post:
Previous Post: