Compare Planos e Economize!

4 Casos de sucesso para te inspirar a economizar e melhorar sua vida financeira

Economizar em tempos de crise econômica pode ser muito difícil. Por isso, buscar histórias de quem conseguiu melhorar sua vida financeira pode te deixar mais motivado a cumprir suas metas.

Conheça abaixo 4 histórias de sucesso que vão ajudar você a encontrar alternativas para ter uma tranquilidade maior em suas finanças e até mesmo realizar sonhos que, hoje, parecem tão distantes, como uma viagem internacional ou uma super festa de casamento. Vamos lá?

1. Nath’s que ensinam a poupar e investir

Neste tópico, vamos abordar duas mulheres que estão fazendo a diferença na educação financeira dos brasileiros. Coincidentemente, ambas se chamam Nath:

Me poupe

Nathalia Arcury é a cabeça à frente do Me Poupe, um canal no YouTube que ensina educação financeira, principalmente voltada para investimentos. Ela é jornalista e tem a missão de ajudar os brasileiros a saírem da condição de endividados para a de investidores. Suas dicas envolvem desde como economizar durante o mês até a escolha dos melhores tipos de investimentos.

Finanças com a Nath

O Finanças com a Nath é um canal voltado para a população de baixa renda. Ele conta com uma linguagem mais simples e acessível. As dicas da Nath são focadas em soluções mais práticas para quem está na correria do dia a dia e não entende muito bem como funciona a organização financeira.

Em um de seus vídeos ela conta até mesmo que se tornou milionária aos 32 anos de idade, apenas seguindo dicas de economia e investimento.

Quer começar economizando de um jeito simples? Compare os planos de celular disponíveis na sua região e troque para uma operadora mais barata! 

2. O galão de água que vira “cofrinho”

Vamos falar agora de um caso de um casal comum, de Manaus, que não tem nenhum tipo de orientação ou educação financeira prévia, e que, mesmo assim, conseguiu juntar mais de R$6 mil para fazer a viagem de lua de mel da forma mais simples e antiga: o cofrinho.

Em outro caso, um casal de Petrópolis conseguiu juntar R$ 8,4 mil usando a mesma técnica. O objetivo era ajudar nas despesas do casamento e, além dos dois, amigos e familiares acabaram ajudando sempre que podiam.

Em ambos os casos, alguns pontos devem ser destacados, confira:

Reduzir os gastos

A redução nos gastos foi essencial para o alcance do objetivo. Se você pretende seguir essa mesma estratégia, compare planos de internet, TV e telefonia, encontre serviços mais baratos e economize na suas contas. Não se esqueça de verificar gastos desnecessários ou que possam ser minimizados, como os de água, energia elétrica e compra de roupas.

Dar valor aos pequenos valores

A estratégia do cofrinho funciona bem porque ela aproveita valores que seriam utilizados para coisas supérfluas, que sequer notamos que fazemos. Usamos o troco de uma compra para comprar uma bala, um cafezinho ou várias outras miudezas que, quando somadas, se tornam um verdadeiro montante.

A motivação em guardar os trocos para uma realização maior ajuda a destinar esses valores de forma mais efetiva. Além disso, sem os trocados, somos obrigados a gerenciar melhor o dinheiro que temos em mãos para conseguir comprar o que realmente precisamos.

Comece implementando ações que sejam mais simples, como juntar moedas em um galão vazio de água, e vá evoluindo gradativamente. Logo, logo estará investindo regularmente e realizando grandes sonhos. O importante é dar o primeiro passo!

3. Evaristo Costa e suas férias invejáveis

Evaristo Costa saiu da condição de âncora de um dos principais telejornais da Rede Globo para viver um ano inteiro de férias. Se você acha que ele fez isso porque tinha um salário suficiente para ficar sem trabalhar por tanto tempo, saiba que a história não é bem essa.

Entre os cuidados que ele precisou ter, destacamos os mais relevantes abaixo:

Juntar desde cedo

Evaristo começou a juntar dinheiro ainda na adolescência, aos 13 anos. Isso fez com que ele aprendesse, desde muito jovem, a importância de ter uma reserva e de poder pagar por suas compras à vista.

Aplicar o quanto antes

Pouco tempo depois, aos 15, Evaristo Costa já começava a fazer seus primeiros investimentos. Na época, ele fez um plano de previdência e já pensava em ter uma vida financeira mais tranquila até mesmo para se aposentar aos 40 anos.

Planejar o futuro sem deixar de viver o presente

O ponto mais importante do exemplo que Evaristo nos dá é sobre o equilíbrio entre o planejamento do futuro e o aproveitamento do presente. Por ter iniciado muito cedo, ele conseguiu manter suas reservas em dia sem deixar de viver seu dia a dia.

O plano de passar por um ano sabático foi desenhado por anos, nos quais os investimentos foram feitos com mais cautela e determinação. O percentual da renda mensal foi aumentando gradativamente e, no fim, o objetivo pôde ser cumprido.

4. Fly e o recomeço na carreira

Vagner Pereira, mais conhecido como Fly, ganhou destaque na mídia como dançarino do grupo You Can Dance, na década de 1990. O grupo fez parte do elenco fixo do programa da Xuxa e, nessa época, ele ostentava uma vida que não tinha condições de manter. O resultado foi um amontoado de dívidas.

Hoje, Fly é diretor, empresário e palestrante de organização financeira. Entre os pontos que ele ensina com sua história, destacamos os seguintes:

Aprender com os erros

Ao chegar no fundo do poço, Fly percebeu onde estava errando e buscou ajuda para melhorar. Ele leu bastante sobre finanças e aprendeu a viver dentro das suas possibilidades, a poupar uma parte e a negociar com seus credores.

Acreditar em suas habilidades

Outra parte importante em sua recuperação financeira foi o fato de usar suas habilidades como dançarino e professor para aumentar e diversificar sua fonte de renda. Ele usou o que tinha de melhor a seu favor e, com isso, conseguiu reverter a situação.

Agora que você já sabe como cuidar melhor das suas finanças, que tal aprender um pouco mais sobre pessoas e empresas que se destacaram no mercado e se tornaram grandes sucessos? Confira estes 7 cases e exemplos de histórias contadas por grandes marcas de destaque no mundo.

Este artigo foi escrito em parceria com a equipe do BeerOrCoffee, plataforma de soluções em escritórios com mais de mil opções em todo o Brasil.