8 passos para escolher o seu plano de celular

admmelhorplano
  • 0 comentários

O processo de escolha de um novo plano de telefone celular pode ser bem complicado. São milhares de opções de planos disponíveis no mercado e muitas variáveis que se deve levar em conta para uma boa escolha. Vamos tentar te ajudar a escolher seu novo plano de uma forma simples e que te de uma boa doze de segurança na sua escolha.

O primeiro passo é entender seu padrão de consumo. Caso você não altere seu comportamento drasticamente, é bem provável que você irá ter um consumo similar ao que você vem tendo nos últimos meses. Não caia na conversa da operadora, ela sempre irá dizer que um certo plano é bom para você por causa de um ou outro benefício. Pense primeiro se você realmente irá usar esse benefício.

Para descobrir seu padrão de consumo, pegue pelo menos suas últimas 3 contas para analisar. É sempre bom tirar uma média dos últimos 3 meses do que analisar só um mês.

Vamos aos principais pontos que afetam a escolha de um plano:

Melhor Plano

Pacote de internet

Pegue a sua conta de telefone e procure na seção de internet quanto de MBs ou GBs você consumiu. Olhe também se o que você está consumindo é maior do que você contratou.

Seu pacote de internet pode estar acabando antes do fim do mês e você pode estar navegando com uma velocidade muito baixa. Normalmente, as operadoras reduzem sua velocidade ao invés de cortar totalmente seu acesso a internet. Caso esse seja seu caso, faça uma média de quanto consome por semana e multiplique por 4 semanas para ter um valor aproximado do seu consumo.

Procure também no site da sua operadora as regiões que possuem 4G, a internet que pode ser até 10x mais rápida que o 3G.

Saiba quais operadoras têm a melhor internet 4G no país.

Ligações para mesma operadora

A maioria dos planos pós pagos incluem ligações ilimitadas para a mesma operadora. Novos planos também estão vindo com a opção de um pacote maior de minutos, porém sem ligações ilimitadas para a mesma operadora.

Melhor Plano

Escolher uma operadora que a maioria das pessoas que você liga fazem parte pode ser uma boa forma de deduzir sua conta de telefone. O problema é que essa informação nem sempre é tão fácil. Uma sugestão que damos é você olhar na sua conta quais os números que você liga mais. Provavelmente poucos números que você liga representam a maior parte dos minutos que você consome. Identifique esses números e procure saber de qual operadora são. Uma dica é identificar a operadora pelo site qualoperadora.net.

Ligações para outras operadoras

A maior parte dos planos disponíveis possuem um pacote de minutos para outras operadoras, normalmente este pacote inclui apenas ligações locais.  Existem também pacotes maiores de minutos, que inclui outras operadoras. Se você escolher um plano assim, pode saltar este passo.

Uma estimativa que você pode fazer é pegar a quantidade de minutos locais e multiplicar por 0,75 (75%). Isso porque Oi, Tim, Vivo e Claro tem mais ou menos 25% cada de participação no mercado. Então considerando que uma será a sua operadora, podemos multiplicar por 0,75, que é a participação das outras operadoras. Dessa forma, podemos ESTIMAR mais ou menos quantos minutos para outras operadoras você ligaria caso troque de operadora.

Este resultado não é um número exato. Você pode conviver com pessoas que usam mais uma operadora do que outra. O principal objetivo é ter uma ideia de quanto você gasta com outras operadoras.

Veja aqui os planos e pacotes de minutos oferecidos pela VivoClaroOiNextelTIM, além de uma análise completa de cada operadora. Confira clicando no botão (?) o tipo do pacote de minutos. Se deseja comparar todos os planos de uma vez, clique aqui.

Ligações de longa distância

Normalmente quando vem uma surpresa na sua conta é porque você fez mais ligações interurbanas do que esperava. O valor do minuto normalmente é muito caro para esse tipo de ligação, podendo chegar a quase R$2,00 por minuto em algumas operadoras. Veja o quanto de ligações você faz de interurbano e caso tenha um número relevante, veja se tem algum pacote de DDD na sua operadora, ou procure um plano de celular com pacote de DDD.

Quantidade de dependentes

Caso seja uma família, você pode ficar limitado a contratar um plano maior do que necessita por causa da quantidade de dependentes. Normalmente, existe um número máximo de dependentes por plano de celular. Lembre-se de olhar também o que os dependentes compartilham e o que consomem.

Muitas pessoas olham apenas o consumo do titular e esquecem de olhar o consumo dos dependentes. Uma sugestão que damos é que se puder colocar dependentes para compartilhar pacote de minutos ou internet, faça isso porque a variação de cada um pode diminuir o risco de exceder seu pacote. Isso acontece porque se em um determinado mês uma pessoa consumir mais minutos, por exemplo, um dos dependentes pode consumir menos. No final o consumo total pode ficar elas por elas.

Lembre-se sempre de calibrar o plano somando o consumo de todos que compartilham.

Veja aqui uma comparação de planos família considerando um plano principal e 2 dependentes. Você pode alterar sua busca dentro do site, adicionando ou reduzindo número de dependentes e o consumo de cada um deles.

SMS

Desde que o whatsapp se popularizou, mensagens de texto ficaram menos relevantes na tomada de decisão de um plano de celular.

Caso o plano escolhido não tenha mensagens ilimitadas, olhe na sua conta quantas mensagens você manda por mês e o custo de cada mensagem. Se a quantidade de mensagens que envia por mês vezes o custo de cada mensagem passar o valor do pacote de SMS, é melhor contratar o pacote.

É pouco provável que um plano pós-pago ou controle hoje não tenha SMS ilimitado.

Preço do Plano de Celular

O preço do plano de celular depende mais do seu padrão de consumo do que a operadora que você escolhe. Ter bem definido seu perfil irá te ajudar muito a comparar os planos de diversas operadoras para entender qual é melhor para você.

O MelhorPlano pode te ajudar a encontrar o seu plano ideal!

Qualidade do sinal

No processo de escolha da operadora um fator importante a ser levado em conta é a qualidade do sinal. Isso depende muito da região que você frequenta.

Uma boa maneira de descobrir é perguntar para pessoas que frequentam as mesmas regiões que você e que estão na operadora que você está pensando em mudar. Se elas não estiverem satisfeitas com a qualidade do sinal fique atento pois você pode passar pelo mesmo problema.

Uma dica que damos é baixar o app Crowdmobi, que monitora a qualidade do sinal de todas operadoras por onde você passa. Pode ser uma excelente ferramenta para avaliar o sinal das operadoras na sua região.

Avaliação da Operadora

É muito importante avaliar além da qualidade e preço da operadora, outros critérios como atendimento, resolução de problemas e cobrança. Para facilitar sua escolha veja esse texto sobre as melhores operadoras em cada região do Brasil.

De posse do seu padrão de consumo, você pode procurar os planos da operadora para entender qual encaixa melhor no seu perfil.

Você tem alguma sugestão? Comente aqui e ajude outros leitores.

8 passos para escolher o seu plano de celular
Dê uma nota para esse post

Melhor Plano

Queremos estimular a livre discussão entre os usuários da
comunidade Melhor Plano. Opine, dê dicas, interaja com outros usuários!

Comentar Nesse Artigo

Destaques

13 comentários

Claro, Dicas, Oi, TIM, Vivo

Internet 4G: qual a melhor operadora para você? admmelhorplano 10:18

Hoje existem quatro operadoras de telefonia móvel no Brasil que atuam em todo país, e algumas menores que têm atuação regional. Cada operadora oferece planos diferentes, com pacotes…

8 comentários

Dicas

Portabilidade vivo, tim, claro, oi ou Nextel: saiba como trocar de operadora admmelhorplano 14:15

Portabilidade: Como mudar de operadora e manter o mesmo número de telefone Se você é daqueles que adora economizar dinheiro com um plano de telefone…