Compare planos de celular

7 aplicativos que não consomem sua franquia de dados

O consumo de dados pode se tornar um dos nossos maiores inimigos. Isto porque se não estivermos conectado a uma rede Wi-Fi, a nossa franquia de internet pode esgotar em pouquíssimo tempo, especialmente se usarmos alguns aplicativos específicos, como YouTube, Netflix e Facebook.

Mas do que adianta ter um bom plano de dados se você não pode usufruir dos aplicativos de que gosta? A boa notícia é que existem apps que não consomem sua franquia  e que até permitem o download de seu conteúdo para você poder utilizar sem internet.

Quer saber quais? Então, veja agora os 7 aplicativos que não consomem sua franquia de dados:

1. iFood

O app mais famoso de entrega de comida felizmente não é seu inimigo e não consome seus dados. A partir de janeiro de 2017, a empresa anunciou que os dados consumidos pelo iFood não vão mais ser descontados da sua franquia.

Para isso, foi necessário realizar uma parceria com as operadoras Tim, Oi, Claro e Vivo, assim como uma pesquisa que aponta um número expressivo de clientes expondo que a conexão à internet é um dos principais fatores para eles não fazerem pedidos recorrentes no aplicativo.

Onde encontrar: Web, Android e iOS.

2. Mercado Livre

Um dos mais famosos app de vendas online anunciou no início de 2017 que fez um acordo com as operadoras Tim e Vivo para não consumirem mais os dados de seus clientes enquanto eles utilizam o aplicativo.

A iniciativa deu certo e o volume de dados trafegados no site cresceu 40% e o download do app aumentou 30%. Posteriormente, o Mercado Livre conseguiu um acordo com as também operadoras Claro e Oi.

Onde encontrar: Web, Android e iOS.

3. Spotify

O Spotify é conhecido como um dos maiores streaming de música gratuita. Claro, que ele oferece um plano premium (você paga uma certa quantia por mês) que melhora sua experiência, como a anulação de anúncios e a possibilidade de fazer download de suas músicas favoritas.

Assim, você não precisará mais de internet para ouvir qualquer música baixada. Ou seja, seus dados não serão consumidos. Muito bom, né?

Se você gosta de serviços assim, vale a pena conferir como economizar em aplicativos de streaming e outras dicas de economia.

Onde encontrar: Web, Android e iOS.

4. Netflix

Em 2017, a Netflix (a maior streaming de filmes e séries) possibilitou em uma de suas  atualizações o download de filmes, séries, documentários, etc. de seu catálogo. O que isso significa? Que assim como o Spotify você não precisa mais de internet para o utilizar o app, ou seja, suja franquia de dados fica intacta.

Mas utilizar o app sem o recurso de download gasta dados? Sim! E muito! A Netflix faz parte daquela cota de aplicativos que gastam muito seus dados, e exatamente sabendo disso que ela possibilitou baixar seu conteúdo, e claro, dar mais conforto para o cliente, como poder viajar assistindo seus filmes preferidos.

Onde encontrar: Web, Android e iOS.

5. Google Tradutor

O Google Tradutor é um serviço virtual gratuito oferecido pela Google. Ele traduz 103 idiomas, e o melhor de tudo é que você consegue baixar os seus idiomas preferidos.

Mas como assim? Se você usa muito a tradução inglês-português, por exemplo, então você faz o download dos dois idiomas e quando você estiver sem internet, por exemplo, você ainda conseguirá usar o Google Tradutor. E claro, mesmo com internet você não gastará os seus dados.

Onde encontrar: Web, Android e iOS.

6. TripAdvisor

TripAdvisor é é um site e app de viagens que fornece informações e opiniões de conteúdos relacionados ao turismo, como culinária, pontos turísticos e você consegue até reservar hotéis e voos. Ele também inclui fóruns de viagens interativos.

O aplicativo permite você fazer download de comentários, fotos e mapas de cidades, por exemplo, para ter acesso às informações durante a viagem sem precisar se conectar à internet, ou seja, sem gastar nada da sua franquia de dados.

Em modo offline, o TripAdvisor apresenta 10 avaliações sobre cada restaurante, hotel e atração.

Onde encontrar: Web, Android e iOS.

7. Evernote

Provavelmente você já tenha ouvido falar do Evernote, uma plataforma organizacional que coleta, organiza e anota informações que você não pode esquecer, ou seja, um “lembrete virtual”. Você pode fazer isso pelo seu computador ou celular e o Evernote sincroniza todas as informações com um banco de dados virtual.

Sua função em modo offline armazena apenas uma pequena quantidade de dados de cada nota, como títulos, etiquetas e um trecho do conteúdo, em um arquivo temporário para que você possa pesquisar e navegar pelas notas, assim você consegue usar sem internet e, claro, sem gastar sua franquia de dados.

Onde encontrar: Web, Android e iOS.

Como bloquear o consumo de dados móveis de aplicativos

Utilizando as ferramentas que o próprio Android fornece, é possível bloquear o consumo de dados móveis de aplicativos e, assim, sua franquia de dados não é consumida rapidamente.

1. Abra a tela de Configurações e entre em Apps e notificações.

2. Escolha  o aplicativo que você deseja.

3.Aperte em Uso de dados e depois habilite a opção Dados em segundo plano.

Para usuários iOS, o processo é praticamente o mesmo:

  1. Abra a tela de Ajustes e desça até o final, onde você encontrará todos os seus apps baixados.
  2. Aperte no app que deseja e desabilite a função Dados Celulares

Aplicativo para ajudar a economizar dados móveis

Em 2018, a Google lançou um aplicativo que ajuda os usuários a economizarem sua franquia de dados.

O Datally facilita no processo de escolha de qual app poderão acessar as redes 3G e 4G do seu celular sem acabar com todos os seus dados móveis. O aplicativo também oferece uma série de recursos de monitoramento do seu consumo.

Ele também permite que você dê acesso por tempo limitado a alguns aplicativos. Você pode deixar o Instagram, por exemplo, usar dados sem parar por 15 minutos, então quando o tempo acabar, o app te avisa, permitindo que você suspenda ou renove o uso de sua franquia de dados.

O Datally está disponível apenas para usuários Android. A Google não possui previsão para quando fará a versão iOS.

Economizando na internet

Se você quer economizar na internet e ter uma rede de Wi-FI boa, você deve comparar as ofertas e a qualidade das operadoras.  Para isso, o Melhor Plano te ajuda a pesquisas os melhores planos de um jeito fácil e rápido.

E claro, é sempre bom economizar, não só na internet, como no seu orçamento em geral. O Mobills pode te ajudar com isso, pois ele é um sistema de gerenciamento financeiro que te permite registrar suas despesas e receitas, assim, você saberá exatamente onde está o seu dinheiro. Além, de outras incríveis funcionalidades.

Se você ainda não é um cliente, vale a pena conhecer a plataforma e contratar os serviços!

Então, o que achou das nossas dicas? Você usa algum desses aplicativos? Conte para a gente!


Conteúdo feito em parceria com o site Mobills, especialista em gestão de gastos e finanças.