Descubra como cancelar seu plano Tim sem dor de cabeça

Bianca Leonel
  • 0 comentários

Cancelar um plano de telefone pode ser uma enorme trabalheira. Isso porque não é nenhum segredo  que as operadoras fazem de tudo para que você não cancele e desista, seja porque te ofereceram um plano melhor, ou até mesmo pelo cansaço.

Por isso, no post de hoje, vamos dar algumas dicas sobre como cancelar seu plano Tim de forma tranquila e sem muita dor de cabeça.

Melhor Plano

Cancelar Plano Tim

A Tim, durante alguns anos, sofreu uma grande crise com os seus clientes, por oferecer um serviço de baixa qualidade. Isso fez com que muitos usuários buscassem cancelar seu plano Tim, e migrassem para outra operadora. Mesmo que a empresa esteja buscando fortemente mudar essa imagem, e investindo pesado, ela ainda possui alguns defeitos, que não agradam muito o consumidor.

Porém, se esse não é o seu caso, e você está insatisfeito só com o plano e não com a operadora, é importante pesquisar um pouco mais sobre a qualidade da Tim para decidir se trocará apenas de pacote ou também de provedora.

Planos Tim

Antes de cancelar seu plano, faça uma pesquisa rápida e confira se dentro da sua operadora existe uma opção melhor ou se, realmente, será necessário migrar para outra.

No caso da Tim, há a oferta de planos pré, pós e controle, com diferentes benefícios e até promoções. A operadora lançou recentemente, por exemplo, um plano com ligações ilimitadas para qualquer operadora. Além disso, ela também possui o famoso Tim Beta, popular por oferecer bônus quanto mais você usar.

Por isso, compare as ofertas da Tim disponíveis na sua cidade e, para o caso de querer apenas trocar de plano, é só entrar em contato com a operadora.

Atendimento Tim

Ser um cliente Tim pode ser sinônimo de economia. Afinal, estamos falando de planos vantajosos e bem competitivos no mercado. Porém, as recentes pesquisas mostram que a o Atendimento da Tim ainda deixa a desejar.

E existe coisa mais frustrante para um cliente do que não resolver os seus problemas e pagar por um serviço que ele não consegue usar?

Qualidade de Sinal

Melhor Plano

Em questão de sinal, a Tim vem melhorando drasticamente. Inclusive, é a maior 4G do país, sendo a operadora que cobre o maior número de cidades no território nacional, segundo a Teleco. Já em uma pesquisa de satisfação e qualidade feita pela Anatel, a operadora não se saiu tão bem no ranking nacional. Ela ficou na penúltima colocação tanto para o pré-pago, quanto para o pós.

Você pode conferir melhor esses resultados a partir do nosso mapa interativo com as melhores operadoras de cada estado.

Como cancelar seu plano da Tim?

Porém, às vezes não tem jeito, e você quer mesmo cancelar o seu plano Tim, ir para outra operadora e experimentar um novo serviço. E para facilitar ainda mais essa transição, confira algumas dicas bem práticas:

Cancelamento tim

1. Tenha paciência

Uma das coisas mais importantes na hora de fazer o seu cancelamento é ter paciência. Não adianta ligar nervoso, achando que pelo seu tom de voz irritado a atendente vai agilizar o seu processo, porque não vai.

Qualquer empresa que tenha uma central de atendimento tende a ter processos que envolvem cancelamentos. Se os atendentes revertem algum estorno e fazem você mudar de ideia, elas ganham pontos ou até uma bonificação. E se o número de cancelamentos que ela fizer for muito alto, ela pode até perder o emprego.

Por esse motivo, fique calmo na hora de ligar, e lembre-se de que aquela atendente não está fazendo hora como você, está apenas fazendo o trabalho dela. E às vezes, escutar o que ela tem a dizer pode ser até vantajoso para você. Então separa uma hora do seu dia, senta no sofá tranquilo, e faça a ligação com calma.

Além disso, use esse momento a seu favor: preste atenção nas propostas. As melhores barganhas em planos de telefonia são feitas quando os clientes pedem o cancelamento do seu plano.

2. Pesquise bem antes de ligar

Existem diversos motivos para cancelar algum plano de telefone. Seja porque não gostamos do atendimento da operadora, e vivenciamos alguma situação tão estressante que perdemos a vontade de continuar sendo cliente. Ou porque descobrimos que existe um plano que nos atende melhor na operadora concorrente. Ou até mesmo por motivos pessoais, como o fato de todos os seus amigos serem de uma operadora diferente e manter aquele plano não compensa muito.

Seja qual for o motivo pelo qual você está pedindo o cancelamento da sua linha, realizar uma boa pesquisa antes de cancelar é essencial. Por exemplo, é importante conhecer o seu plano e todas as cláusulas da contratação. Se o seu plano tem fidelidade mínima de 12 meses, mas você quer cancelar depois de 10 meses de uso, uma multa poderá ser cobrada na hora de cancelar.

Outro fator importante é ficar atento a promoções.

Se o motivo do seu cancelamento for financeiro, por exemplo, às vezes a atendente pode conseguir um desconto para você. Ou se o cancelamento for porque aquele plano não te atende mais, às vezes ela pode te oferecer um plano melhor por um preço mais barato.

Cancelamento tim

3. Saiba quais são os seus direitos

Na hora de realizar o seu cancelamento, é importante ficar atento e saber que você tem direitos e que devem ser cumpridos.

Um deles, inclusive, é o próprio cancelamento. Você pode cancelar o serviço na hora que quiser. Então se algum atendente que alguma forma se negar a realizar o procedimento, saiba que existem formas de recorrer em relação a isso.

A primeira delas é abrir uma reclamação na Anatel. A operadora tem até 5 dias úteis para resolver o seu problema. Caso ela perca esse prazo, ela será multada. Outra forma de recorrer é o Procon ou o juizado de pequenas causas.

Outro direito que você também tem é o retorno à ligação. Uma das táticas muito comuns usadas pelas operadoras para evitar cancelamentos era a “queda” da ligação. Dessa forma, o consumidor tinha que realizar todo o processo novamente, e muitos, desistiram de cancelar pelo cansaço. Porém, isso acabou. Segundo a Anatel, se você ligar para uma operadora e a ligação cair, a operadora deve retornar o contato.

4. Fique atento sobre as regras de portabilidade

A portabilidade também é um direito seu e que vale a pena conferir antes. Se você vai cancelar o seu plano e mudar para outra operadora, para que perder tempo renovando a sua lista de contatos ou alterando seus dados nas redes sociais?

A portabilidade é o direito que o consumidor tem de manter o seu número antigo, caso ele resolva trocar de operadora ou até mesmo de estado. Para você entender bem como funciona, confere esse post que a Melhor Plano fez: Querendo mudar de operadora? Saiba como fazer a portabilidade!

5. Escolha a central de atendimento correta

Você já passou por aquele momento em que você estava querendo muito ver um filme, mas não sabia qual, e acabou passando 30 minutos só olhando o catálogo da Netflix? Ou decidiu que queria comer algo diferente, mas não sabia muito bem o que, e ficou mais de uma hora olhando as opções de restaurante no Ifood?

Quando a gente sabe exatamente o que quer, não acontece isso, não é? O mesmo serve na hora de cancelar seu plano tim.

 A central de atendimento da Tim existe de diferentes formas, em vários formatos, para te atender da melhor forma possível. Por isso, é bom escolher a ideal, e que de fato vai resolver o seu problema, e efetuar o cancelamento para você.

Seja qual for a opção que você escolher, nunca se esqueça de anotar o protocolo do atendimento, para conseguir acompanhar o procedimento. O cancelamento será efetuado em até 24h úteis. Caso a sua solicitação não seja atendida, você já tem o protocolo em mãos e fica mais fácil de resolver qualquer problema.

Cancelamento tim

Cancelamento via telefone

A forma mais comum e inclusive aconselhada de realizar o cancelamento do seu plano é ligando para a central de atendimento da Tim, no número #144. Afinal, serão esses atendentes que poderão te oferecer uma possível troca de planos ou qualquer desconto. É só ligar, selecionar a opção cancelamento, e seguir as instruções para cancelar seu plano Tim.

Cancelamento via SMS ou online

Para quem gosta de resolver tudo de forma rápida e fácil, sem precisar sair de casa, existem duas opções. A primeira delas é o cancelamento online. É só entrar no site da Tim, clicar em “Fale com a Tim”, e preencher o formulário de cancelamento.

A segunda delas é o cancelamento via SMS. Basta enviar uma mensagem para o número 4199 com a palavra cancelamento, o seu CPF e o código do cliente. Para achar o código do cliente, é só olhar na sua fatura mensal.

Cancelamento em uma loja Tim

Se você é uma daquelas pessoas que prefere fazer tudo cara a cara, não tem problema. A Tim também disponibiliza uma opção para você. É só aparecer em uma das lojas Tim com um documento de identificação em mãos, e solicitar a um dos atendentes o cancelamento da sua linha.

Gostou desse post? Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão de post pra gente fazer? Comenta aqui embaixo que a gente te ajuda! E continue acompanhando o Blog pra ficar por dentro de todas as novidades do mundo da telefonia móvel!

Leia também: Tim pré-pago: descubra qual a melhor oferta para você

Descubra como cancelar seu plano Tim sem dor de cabeça
Dê uma nota para esse post

Melhor Plano

Queremos estimular a livre discussão entre os usuários da
comunidade Melhor Plano. Opine, dê dicas, interaja com outros usuários!

Comentar Nesse Artigo

Destaques

12 comentários

Claro, Dicas, Oi, TIM, Vivo

Internet 4G: qual a melhor operadora para você? admmelhorplano 10:18

Hoje existem quatro operadoras de telefonia móvel no Brasil que atuam em todo país, e algumas menores que têm atuação regional. Cada operadora oferece planos diferentes, com pacotes…

7 comentários

Dicas

Portabilidade vivo, tim, claro, oi ou Nextel: saiba como trocar de operadora admmelhorplano 14:15

Portabilidade: Como mudar de operadora e manter o mesmo número de telefone Se você é daqueles que adora economizar dinheiro com um plano de telefone…