Compare planos de celular

Compra e venda de celular usado: vale a pena?

Você pretende comprar um celular usado, mas não sabe por onde começar a pesquisar? Quer saber se vale a pena? Então está no lugar certo! No post de hoje, vamos dar dicas e tirar dúvidas sobre como fazer a melhor escolha na hora comprar um celular usado. 

Onde comprar e vender celular usado? 

Opções de lojas para comprar um celular usado não faltam. Na internet, você encontra tanto lojas quanto fornecedores individuais que vendem aparelhos em plataformas como o Mercado Livre.

Porém, é muito importante checar a procedência do vendedor ou do site antes de finalizar a compra. Tire todas as suas dúvidas, confirme se a página é de confiança e se você terá em mãos toda a documentação que registra a compra.

Crédito: Tirachardz

Confira algumas páginas especializadas em venda de celulares usados: 

  • Brused: especializado na venda de iPhones, iPads e aparelhos Samsung;
  • Refone: vende modelos Apple, Samsung, Motorola e de outras marcas;
  • Trocafone: especializado em venda de smartphones e tablets usados em perfeito estado de uso. 

Muitos desses sites também fazem a compra de aparelhos antigos. Ou seja, se você busca uma loja para comprar seu celular usado, pode procurar um desses sites que mostramos acima. 

Além disso, algumas cidades como São Paulo, têm pólos de venda e compra de eletroeletrônicos. Essa também é uma boa opção para quem busca um aparelho seminovo, desde que verifique a procedência do produto. 

Também é comum marcas como a Apple ou operadores de telefone aceitarem telefones antigos em troca de descontos em aparelhos novos. Os valores de desconto variam bastante de acordo com o modelo e a qualidade. 

Qual o custo-benefício de um celular usado? 

Na hora de comprar um smartphone seminovo, é importante analisar alguns aspectos para garantir que o preço pago e o produto que está levando para casa são condizentes. 

O que avaliar na hora de comprar um celular usado: 

  • Estado do aparelho – arranhões ou outras marcas de uso;
  • Ano de lançamento do telefone; 
  • Memória disponível; 
  • Tempo de uso do aparelho pelo usuário antigo;
  • Marca do smartphone – se é uma empresa confiável e reconhecida no mercado;
  • Nota fiscal da venda – certifique-se que o vender emite o documento, pois isso garante que o aparelho não é roubado.

Vale checar ainda se a marca do aparelho oferece atualizações de sistema ou assistência técnica para o modelo que você está comprando.

Empresas maiores, como Apple e Samsung, por exemplo, garantem updates para aparelhos até alguns anos depois do lançamento.

Agora é só escolher o modelo que melhor se encaixa nas suas necessidades e combiná-lo com os melhores planos de celular do mercado. Aproveite e compare as ofertas disponíveis na sua cidade:
 

Vale a pena comprar um celular usado? 

Com novos lançamentos todos os anos, não é difícil encontrar por aí sites de venda de celular usado e lugares em que esses aparelhos estão disponíveis por preços bem acessíveis.

Muitas vezes, comprar um smartphone novinho desanima por conta do preço e das condições limitadas de pagamento. 

Créditos: Tirachard

A boa notícia é que os lançamentos não costumam ter novidades tão grandes em relação aos modelos lançados há apenas alguns meses.

Isso significa que comprar um celular usado pode ser uma ótima opção se você souber como escolher o modelo ideal para você. 

Desvantagens do celular usado

A maior desvantagem de comprar um aparelho antigo é a falta de garantia e o preço de revenda. Se você pensa em vender o seu celular mais para frente, saiba que o valor será muito mais baixo do que o mercado ou de quando você o comprou. 

Já em relação à garantia, muitas vezes ela vem de fábrica e é ativada na hora da compra. Mas é possível encontrar lojas que oferecem esse serviço, mesmo para celulares usados. 

Além de trocar de aparelho, você também está procurando m um plano de telefonia móvel? Lembre-se: antes de contratar, compare! Veja os planos das principais operadoras do Brasil e encontre a melhor opção para você: 

Tirou todas as suas dúvidas sobre compra e venda de celular usado? Acha que vale mesmo a pena investir em um aparelho seminovo? Conta pra gente nos comentários!

Leia também:

O que é Giga, Mega, Kbps e Mbps?

Quando você ouve alguém dizer “Contratei 15 mega de internet para minha casa” ou “Meu plano de celular oferece 5 giga”, por exemplo, sabe realmente…