Contrate um plano da Claro

Claro fibra: é possível contratar essa opção na operadora?

A forma como nos conectamos à internet está sempre se aprimorando e o cabeamento por fibra ótica promete ser uma das mais estáveis. A internet da Claro, umas das principais operadoras do país, utiliza a tecnologia 4G nos pacotes oferecidos aos clientes.

Mas, você sabia que a internet fibra na operadora já é uma realidade graças a uma parceria firmada com outra empresa?

Como a Claro fibra está sendo disponibilizada para os clientes?

Embora a internet fibra óptica não seja oferecida diretamente pela operadora, uma parceria firmada com a NET possibilita que os clientes da marca tenham acesso a essa conexão.

Através dos combos de internet, telefonia móvel e fixa e TV por assinatura, clientes da Claro podem ter internet fibra ótica através dos planos da NET Virtua.

Como funciona a internet por fibra ótica?

Antes de explicar melhor a questão da “Claro fibra”, é preciso entender o que é essa tecnologia.

A fibra ótica é composta por um núcleo de filamento de vidro, revestido por material isolante de ondas eletromagnéticas. Justamente por essa estrutura, não sofre influência de outras ondas eletromagnéticas, mantendo a estabilidade da conexão.

Essa “barreira” contra interferências externas ajuda a manter a velocidade da internet, mitigando falhas no sinal. Com isso, ela possui alguns benefícios que listamos a seguir:

 

Maior potencial de velocidade

Ainda não é possível medir, com 100% de certeza, a velocidade real, pois não existem equipamentos com essa capacidade. Entretanto, estima-se que a transmissão de dados pela fibra ótica alcance a velocidade da luz e a capacidade é um milhão de vezes maior do que a proporcionada pelo cabo convencional.

Entenda melhor essa questão com nosso post de como aumentar a velocidade de internet

Mais segurança com isolamento elétrico

Os cabos tradicionais podem danificar o telefone e o modem em função de raios que atinjam qualquer ponto da rede da operadora.

Por outro lado, o rompimento de um cabo óptico é muito raro e, caso aconteça, não apresenta risco de curto circuito ou faísca, evitando acidentes. Isso acontece graças às camadas de proteção do cabo de fibra, que não só dão mais segurança, como estabilidade.

Ocupa menos espaço

O cabo ótico (ou óptico) é mais fino e leve, com dimensões semelhantes a de um fio de cabelo, e a qualidade da transmissão está relacionada a quantidade de fibras, não ao tamanho. Assim, ela pode ser instalada mais facilmente, em tubulações já existes. Uma boa comparação é a equivalência entre os dois tipos: 94 quilos de cabo de cobre (convencional) podem ser substituídos por 3,6 quilos de cabo ótico.

Porém, esses cabos não ficam à vista, expostos na sua casa. É mais uma questão de viabilidade técnica.

Mais qualidade na transmissão de dados

Por raramente sofrerem interferências externas, os cabos óticos são mais eficientes na transmissão de dados. Se adequam a diferentes ambientes, os materiais são mais resistentes, e os dados deslocam por distâncias maiores com autonomia e qualidade. Além de ser até 31% mais rápida do que os cabos de cobre, a fibra ótica consegue transmitir dados com uma distância de até 2 km.

Conexão simétrica

Download e upload têm a mesma taxa de transmissão de dados. Um diferencial bastante útil, por exemplo, para empresas e profissionais que precisam subir arquivos mais pesados na rede.

Entretanto, essa é só uma capacidade da tecnologia e não quer dizer que as operadoras fornecerão a mesma velocidade de upload que a de download.

Desvantagens

Em alguns casos, o planos podem ser mais caros que os cabos convencionais, principalmente se a velocidade de internet escolhida for muito alta. Mas nesse caso, basta comparar os planos e ver qual o melhor para você.

Uma desvantagem mais comum do que o preço é a cobertura. Por ser uma tecnologia nova e um pouco mais difícil de ser instalada, ela ainda não chegou em muitas regiões.

 Claro fibra: quais planos possuem essa opção de internet?

Como já foi dito anteriormente, a conexão da Claro acontece via 4G. Quem precisa da fibra óptica deve ficar de olho nos pacotes de serviços oferecidos para levar essa opção de internet para casa.

Para os clientes da Claro, essa tecnologia de internet está disponível apenas do combo multi da NET, que contempla internet, telefonia e TV. Veja, abaixo, uma tabela com os combos oferecidos pelas operadoras:

Entretanto, você também pode adquirir a banda larga separadamente através da NET Virtua. Todos os seus planos são com internet fibra óptica e a operadora atende onde a Claro não chega.

 

Qual a melhor opção de plano?

Com diferentes opções de contratação, os planos da NET fibra atendem perfis diferentes de consumo. Seus pacotes possuem as seguintes velocidades:

  • 5MB – ideal para quem mora sozinho e usa pouco a internet. Suficiente para acessar e-mail, redes sociais e portais de notícia.
  • 15MB – melhor para quem quer dividir com mais pessoas e já permite assistir vídeos com melhor qualidade.
  • 60MB – já faz downloads de filmes e séries em uma boa velocidade.
  • 120MB – ideal para quem trabalha com download e upload de arquivos pesados ou participa de jogos online frequentemente.

Você pode consultar os valores e comparar com outras operadoras utilizando o Melhor Plano

Consigo conexão wifi fora de casa?

A internet da Claro e da NET permitem aos seus clientes conexão sem consumo de dados nos milhares hotspots de wi-fi grátis distribuídos pelo país.

Qualquer cliente que contrate um dos combos Net + Claro pode usufruir desse benefício. Basta estar em um dos pontos com cobertura do wifi, localizar a rede #NET-CLARO-WIFI, e realizar seu cadastro. Quem já é cadastrado deve apenas inserir login e senha para acessar a conexão.

Como faço para contratar?

Como já falamos, não é possível contratar fibra óptica através da Claro, por isso, ela é contratada por intermédio da NET. O cliente deve acessar o site do Combo Multi ou ligar para os telefones 4004-4900 (capitais e região metropolitana) e 0800 725 4114 (outras regiões).

Também é possível contratar só a internet, através do nosso comparador ou acessando o site da operadora.

Embora o pacote de serviços seja oferecido por duas operadoras distintas, as marcas pertencem ao mesmo grupo e, no caso do combo, o cliente faz apenas um pagamento mensal, através de uma única conta.

O usuário pode escolher por débito em conta corrente ou fatura digital.

Quais as vantagens do combo Claro-NET

O usuário que assina o combo multi recebe outros benefícios além da fibra óptica . Veja quais são os principais:

  • Praticidade de pagamento, já que todos os serviços são cobrados em uma única fatura;
  • Bom custo/benefício de alguns produtos, em relação a assinatura individual;
  • Dobro de minutos nas franquias de voz e dados do celular, em relação ao NET FONE;
  • Modem wifi residencial gratuito;
  • Acesso às principais redes sociais sem descontos na franquia de dados;
  • Acesso à variedade de canais de TV e programação on-line.

Porém, vale à pena comparar outros pacotes de combos e ver se algum deles compensa mais. Uma dica é pensar se você realmente utiliza todos os serviços do combo para não pagar pelo que não usa.

A NET é bem avaliada pelos consumidores?

Como a internet Claro não possui fibra e o serviço é disponibilizado pela NET, vamos apresentar dados da Anatel sobre essa marca.

A internet banda larga da NET é considerada a melhor em 19 estados do Brasil. No ranking que avalia a satisfação geral, a operadora aparece em segundo lugar e é considerada a que mais oferece estabilidade e disponibilidade.

Em uma escala de 0 a 10 pontos a pesquisa apresentou resultados positivos sobre a marca, que recebeu 6.5 em velocidade, sendo que a primeira colocada conquistou 6.6. Em disponibilidade, a NET alcançou 7.7, e em estabilidade, 6.7.

Por outro lado, a operadora só ficou em 6º lugar na categoria de satisfação geral, que pontua o serviço como um todo. Em atendimento a NET também deixa a desejar, ficando em 4º lugar, com 6.7 pontos (a primeira colocada tem 7.4).

Porém, para ver uma análise mais precisa da operadora, confira qual foi o desempenho da NET no seu estado

Agora que você já sabe que Claro fibra não existe, mas que há outra opção, conte pra gente se encontrou o que queria. Avalie nossa página e deixe seu comentário!