Contrate um plano da Claro

Internet móvel da Claro é boa? Veja como é avaliada a qualidade da operadora

Na hora de contratar um plano de internet para o seu smartphone é importante analisar fatores como a qualidade do serviço, os benefícios oferecidos, a cobertura da operadora e preço.

Por isso, neste post vamos te mostrar as principais características da internet móvel da Claro e as avaliações recebidas pela operadora.

Vale lembrar: nossa opinião é completamente neutra em relação à empresa e este conteúdo tem caráter apenas informativo. As informações foram extraídas da Anatel e dos sites OpenSignal e Teleco.  

Como funciona a Claro internet móvel


A Claro oferece pacotes de dados 3G e 4G Max. O 4G Max é uma tecnologia exclusiva da Claro, que oferece mais velocidade e permite ao usuário:

  • assistir filmes, séries, desenhos e documentários;
  • fazer vídeo chamadas com imagem mais nítida;
  • baixar músicas e filmes com rapidez e ao mesmo tempo em que utiliza o telefone.

O único requisito para ter acesso a essa rede mais veloz é que o dispositivo móvel seja compatível com o sinal 4G. Tanto o 3G quanto o 4G Max estão disponíveis para planos pré-pagos e pós, além do Claro Controle.

Além disso, quem é cliente Claro pós-pago com pacotes de internet acima de 500MB pode se conectar gratuitamente ao #NET-CLARO-WIFI. A rede sem fio está disponível em vários pontos de acesso em ruas, bares, restaurantes e aeroportos espalhados pelo país.

Para conectar é fácil: basta localizar a rede no celular, tablet ou computador e fazer login com usuário e senha. Se ainda não tiver esses dados, é só fazer o cadastro.

Veja agora um pouco do que as pesquisas dizem sobre a velocidade e a cobertura da Claro, além da opinião dos próprios usuários sobre a operadora.

 

Velocidade da internet móvel da Claro

Segundo dados de janeiro de 2018 do site OpenSignal, empresa especializada no mapeamento da cobertura e da qualidade do sinal de redes sem fio das operadoras, a Claro tem a internet móvel 4G mais rápida do Brasil, com uma média de aproximadamente 30 Mbps.

Comparativo velocidade 4G

no quesito velocidade de download no 3G, a Claro é a segunda melhor operadora, ficando atrás apenas da Nextel. Segundo a OpenSignal, a média da Claro foi de 4,26 Mbps.

Comparativo velocidade 3G

Numa avaliação que considera o desempenho tanto do 3G quanto do 4G, a operadora também aparece em primeiro lugar.

Cobertura 3G e 4G da Claro

Para entender a cobertura das principais operadoras de telefonia móvel, utilizamos como referência os dados dos Teleco, site que monitora os serviços de telecomunicações no Brasil.

Segundo dados de fevereiro de 2018, a Claro tem a 3ª maior cobertura 4G no país. A rede da operadora está presente em 1474 municípios, atendendo 77% da população brasileira.

Quem aparece em primeiro lugar é a Tim, com presença em 3045 cidades. A Vivo vem em segundo com cobertura em 2622 localidades.

Já em relação à cobertura do 3G, a Claro aparece em segundo lugar. Ela garante acesso à rede em 3434 cidades, o que corresponde a quase 92% dos brasileiros. A operadora ficou atrás apenas da Vivo, que leva o 3G até 4075 municípios.

Descubra se a Claro internet móvel atende a sua região

Quer saber se a Claro tem cobertura no seu bairro? Acesse o site da operadora, escolha o tipo de rede que deseja pesquisar (2G, 3G ou 4G), digite seu endereço ou CEP e clique em “Buscar”.

Você vai visualizar os resultados em um mapa com faixas de cores que indicam onde o sinal da Claro é bom para smartphone, para tablet ou para ter modem e roteador.

Outro caminho para conferir se a internet móvel da Claro já chegou à sua cidade é pelo aplicativo Anatel Serviço Móvel, disponível para download na Google Play e na App Store.

Esse app permite que você encontre a localização de antenas das operadoras em cada município, além de informações sobre as tecnologias disponíveis e sobre a qualidade dos serviços de voz e dados de todas as prestadoras.

No Anatel Serviço Móvel você pode ainda compartilhar relatos sobre falta de sinal ou queda de ligação e visualizar um mapa com as ocorrências registradas por outros usuários em um determinado local.

A avaliação da qualidade da internet móvel da Claro

Desde 2002, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), realiza a “Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida” para analisar o desempenho das operadoras de telefonia móvel, a partir da opinião dos próprios usuários.

Em 2017, foram ouvidas 140 mil pessoas que deram notas de 0 a 10 para as empresas em diversas categorias. Os resultados foram divulgados em março deste ano.

Conheça os critérios relacionados à internet que foram avaliados na pesquisa da Anatel:

  • disponibilidade da internet 3G/4G;
  • capacidade de manter a conexão 3G/4G sem quedas;
  • velocidade de navegação;
  • resolução de problemas com a internet 3G/4G pela operadora.

Veja o resultado comparativo no gráfico abaixo.

Afinal, a Claro internet móvel é boa?

Como já explicamos, planos de banda larga que levam o sinal de internet até a casa do usuário por meio de cabos oferecem muito mais estabilidade e um custo mais baixo. Isso considerando que se trata de internet ilimitada, ou seja, que você não precisará comprar pacotes adicionais para voltar a navegar na velocidade normal.

Quem usa uma rede 3G ou 4G muitas vezes passa por isso ao atingir o limite da sua franquia. Mas para regiões onde serviços de internet móvel são a única opção, os planos da Claro podem ser as melhores opções, levando em consideração a relação custo x benefício.

Ao analisar a quantidade de dados mensais, os planos Claro internet móvel são mais baratos se comparados com os pacotes de banda larga equivalentes de outras operadoras. Além disso, a sua velocidade é a mais rápida.

Qual a sua opinião sobre a móvel internet da Claro? Você concorda com os resultados das pesquisas que mostramos aqui? Deixe o seu comentário abaixo e compartilhe com a gente a sua opinião!