Cobertura Claro 4GMax – Já tem na minha cidade?

Luciana Pimenta
  • 0 comentários

A Claro é uma das principais operadoras de telefonia móvel do Brasil e foi a primeira a trazer a tecnologia 4G para o país. Hoje, a sua cobertura já é uma das maiores, pois em todos os estados já é possível acessar a internet 4G Max.

A tecnologia ainda não está presente em todas as cidades brasileiras, mas mais de 100 municípios já possuem o sinal da rede 4G Claro, que é a mais rápida do Brasil, segundo pesquisas.

Entenda tudo sobre essa tecnologia, os benefícios e confira se a sua cidade já tem a cobertura Claro 4G Max.

Melhor Plano

Entenda de uma vez o que é o 4G

cobertura_claro_4gmax

O 4G nada mais é do que a quarta geração de telefonia móvel, mais rápida do que as mais antigas – 3G, GSM, entre outros.

No Brasil, o 4G funciona na frequência de 2,5 GHz, a mesma usada em diversos países da Europa, da Ásia e do Oriente Médio.Enquanto a rede 3G atinge velocidades de até 21Mbps (com a tecnologia HSPA+), a rede 4G pode chegar a velocidades de até 100Mbps.

Diferente da rede 3G, onde a transmissão de dados entre as torres e a central de comunicação ocorre por meio de ondas de rádio, a rede 4G do Brasil utiliza cabos de fibra óptica.

A rede 4G, também conhecida como LTE, sigla para Long Term Evolution (ou Evolução de Longo Prazo), é o padrão mais recente e ainda em implantação pelo mundo, que promete transmissões de dados em bandas ultra largas. Isso permite uma maior abrangência de comunicações de voz e transferência de dados e menos interferência.

Leia também: Claro Net: impulsione de vez sua internet!

Por que escolher a internet 4G Max da Claro?

Melhor Plano

Por meio de novas tecnologias de transmissão para celulares e tablets de última geração, os dados que trafegam na rede 4GMax da Claro são muito mais rápidos do que os da rede 3G convencional.

Desde julho de 2013, a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) tem avaliado mensalmente a qualidade da internet móvel no Brasil, por meio de duas métricas: velocidade instantânea e velocidade média das conexões. A Claro apresentou os melhores resultados consolidados tanto em velocidade instantânea quanto em velocidade média.

Com isso, reforçou sua condição de que tem a melhor qualidade de rede, com comprovação da Anatel.

Além disso, uma pesquisa realizada pela OpenSignal, empresa que monitora qualidade da cobertura celular, mostra que a internet 4G da Claro é a mais rápida dentre as operadoras que atuam no Brasil.

cobertura-claro-4gmax-open-signal

E mais: a evolução dessa tecnologia já chegou à cidade de Rio Verde (GO), que agora tem o 4.5GMax. Além de melhorar a cobertura e a conexão em ambientes fechados, a internet fica até 2x mais rápida.

Apesar desses estudos e estatísticas, lembre-se que para escolher a sua operadora você precisa verificar outros fatores que vão influenciar no seu dia-a-dia.

O valor dos planos, se você prefere um plano pós-pago, pré-pago ou controle, quantas linhas você irá incluir na conta final, dentre outros aspectos, serão os pontos-chave para que você defina qual o plano mais adequado para você.

Se você está em dúvida sobre qual a melhor operadora, que tal comparar os principais planos de celular da sua região e saber qual atende o seu bolso e às suas necessidades?

E, afinal, a cobertura Claro 4GMax já está na minha cidade?

A cobertura da Claro é uma das maiores do Brasil. Como falamos acima, a tecnologia 4GMax ainda está em fase de implantação no país e, por isso, nem todas as cidades contam com essa rede.

Apesar disso, centenas de municípios já estão equipados com o 4G da Claro. Para que você confira se já está disponível na sua cidade, você pode acessar o mapa interativo da Claro, que mostra em tempo real a cobertura no Brasil.

Neste mapa, você consegue ver não só a cobertura 4G, mas também das redes 3G, GSM e a área rural. Ele ainda mostra qual região é boa para se ter Roteador, Modem, Tablet e Smartphone.

Para que você compreenda melhor como é a cobertura Claro, veja como são impressionantes os números, que ainda têm uma perspectiva de expansão intensa nos próximos anos.

Como falamos, o investimento em telefonia celular no Brasil aumenta a cada ano e já se sabe que, atualmente, todo o país já possui cobertura de algum tipo de tecnologia, seja GSM ou o 4G, que ainda é o mais avançado.

Em dezembro de 2016, a Teleco realizou um estudo que mostra que 98,2% da população brasileira é coberta pela tecnologia 3G.Já a tecnologia 4G consegue cobrir 71,3% da população brasileira, um número extremamente alto se considerarmos as dificuldades de instalações de antenas que a geografia do nosso país oferece.

A Claro tem uma cobertura de 59,6% da população brasileira com tecnologia 4G, sendo a segunda em número de municípios. A TIM ainda lidera a cobertura 4G, mas possui velocidade inferior.

Se a cobertura Max ainda não estiver disponível na sua cidade, o 4G comum provavelmente está. Então, aproveite para ler também: Conheça a Claro 4G, a internet mais rápida do Brasil

Consigo acessar a Internet Claro nas regiões sem tecnologia 4G?

Se você conferiu o mapa da Claro e verificou que na sua cidade não tem a tecnologia 4GMax, não precisa ficar preocupado.

A Claro está presente em todos os estados brasileiros, seja com o 4GMax ou com tecnologias inferiores.

Mesmo que você esteja fora das áreas com tecnologia 4G ou até mesmo a 3G, você continuará acessando a internet. Entretanto, o acesso do seu celular será automaticamente transferido para a tecnologia GPRS/EDGE (2G), sem que seja necessário pagar a mais por isso.

A velocidade da conexão é reduzida e você terá menos facilidade para fazer transferência de dados, imagens e outros conteúdos. Mas, não ficará sem se comunicar com quem você precisa.

Minha cidade tem cobertura Claro 4GMax: como adquirir um plano?

Caso a cidade que você mora tenha a tecnologia 4GMax e você se interessou em comprar um celular ou adquirir um plano da Claro, precisa pensar em alguns fatores.

Escolher o seu plano é uma tarefa que parece complicada, mas que o Melhor Plano facilitou para você.

A Claro oferece três opções: Planos Claro pós, Claro Controle e Claro pré.

A diferença entre eles é que no pós-pago você paga depois de usar, mesmo aquilo que consumiu fora do seu plano. No Claro controle, o valor final da conta é definido por você previamente com a operadora e ele nunca ultrapassa o estipulado, apesar de ser possível inserir mais crédito,s se necessário. Já o pré-pago é aquele que você precisa colocar créditos antes de consumir.

Aqui você consegue comparar todos os planos da Claro, para saber qual irá lhe atender melhor.

E então? A sua cidade já conta com a cobertura Claro 4G Max?

Cobertura Claro 4GMax – Já tem na minha cidade?
Dê uma nota para esse post

Melhor Plano

Queremos estimular a livre discussão entre os usuários da
comunidade Melhor Plano. Opine, dê dicas, interaja com outros usuários!

Comentar Nesse Artigo

Destaques

12 comentários

Claro, Dicas, Oi, TIM, Vivo

Internet 4G: qual a melhor operadora para você? admmelhorplano 10:18

Hoje existem quatro operadoras de telefonia móvel no Brasil que atuam em todo país, e algumas menores que têm atuação regional. Cada operadora oferece planos diferentes, com pacotes…

7 comentários

Dicas

Portabilidade vivo, tim, claro, oi ou Nextel: saiba como trocar de operadora admmelhorplano 14:15

Portabilidade: Como mudar de operadora e manter o mesmo número de telefone Se você é daqueles que adora economizar dinheiro com um plano de telefone…