Cobertura Oi: descubra se sua área é atendida pela operadora

Anna Alice Nogueira
  • 0 comentários

Os clientes Oi, às vezes, podem apresentar dificuldades em encontrar sinal de cobertura Oi nas suas regiões ou quando viajam para outras localidades.

Isso ocorre porque as tecnologias disponibilizadas pela operadora, ou seja, 2G, 3G e 4G, apresentam diferentes mapas de cobertura, assim como a internet banda larga. Por isso é importante verificar a cobertura antes mesmo de contratar um plano.

Saiba como tornar sua busca mais fácil e descubra quais planos a Oi oferece com o melhor alcance na sua região!

Melhor Plano

O mapa de Cobertura Oi

O jeito mais prático de saber se sua área está bem coberta pelo sinal Oi é consultar o mapa de cobertura da Oi . 

Nele, você tem acesso a um mapa que mostra as áreas cobertas pelos sinais da Oi, em vermelho no mapa. Você pode selecionar as opções 2G, 3G e 4G na sua busca, além de ver também os pontos de wi-fi grátis da operadora. Veja: 

mapa de cobertura Oi

Você pode apenas dar zoom na região que está buscando ou digitar o endereço na barra de buscar. No exemplo, está a cidade de São João de Meriti, região metropolitana do Rio de Janeiro, e a tecnologia selecionada foi a 2G. Toda a região coberta em vermelho está coberta pela Oi. Veja:

Mapa de cobertura Oi no Rio de Janeiro

A cobertura indicada no mapa são aproximações, portanto, não é uma garantia de que a cobertura realmente funcione no local que você está buscando. A qualidade da cobertura, como a Oi alerta, está sujeita a variações devido às construções no local, clima, entre outros fatores.

Melhor Plano

Você pode consultar o mapa, através do site da operadora.

Cobertura Oi para tecnologia 4G

A operadora Oi atende todos os estados do Brasil, mas o sinal se concentra nas capitais, especialmente para a tecnologia 4G. A 2G, mais antiga e de menor velocidade, atende áreas do interior dos estados.

Se você buscar pela tecnologia 4G no mapa, notará uma grande diferença. Veja uma busca para mesma área pesquisada anteriormente, sobre a cidade de São João de Meriti:

Cobertura Oi 4G Rio de Janeiro

Agora, é possível notar que as regiões do interior do estado do Rio de Janeiro, distantes da capital, não estão bem cobertas pelo sinal. Por que isso acontece?

A tecnologia 4G se distingue das anteriores (2G e 3G) por ser mais rápida. Por ser a tecnologia mais recente, apresenta áreas de cobertura muito menores. Basicamente, o sinal 4G só se manifesta nas capitais e regiões metropolitanas dos estados.

Assim, se você vive em uma região distante da capital do seu estado, é possível que a tecnologia 4G não chegue a sua cidade.

Leia também: Oi 3G para celular e Oi Velox 3G

Verificar a cobertura pela OpenSignal

Outra forma de fazer a pesquisa de cobertura é através do OpenSignal. É um site confiável, global, que se baseia em milhões de métricas para oferecer ao usuário um resultado fiel. Assim, os seu mapa pode ser um pouco mais preciso que o oferecido pela Oi.

A mesma busca anterior – sinal 4G da Oi em São João de Meriti, RJ – gerou o seguinte mapa:

mapa de cobertura Oi OpenSignal

O site da OpenSignal é todo em inglês, mas ainda assim é fácil de fazer a busca. Basta inserir o nome da cidade no campo onde tem o ícone de busca e selecionar no canto superior direito a tecnologia que deseja, 4G ou 2G/3G.

Os locais em verde possuem um sinal “mais forte”, ou seja, mais estável, enquanto os pontos em vermelhos possuem uma conexão mais fraca.

Como se tornar Oi 4G?

A tecnologia 4G chegou ao Brasil há aproximadamente quatro anos. Com ela, você pode navegar com menos interferências na velocidade, realizando transferências de dados com mais rapidez e praticidade do que com os sinais de internet anteriores.  Caso ainda esteja em dúvida, saiba mais sobre o 4G da Oi.

Para acessar essa tecnologia, você precisa de:

  • Consultar se você está em uma área de cobertura Oi que oferece cobertura 4G aos usuários;
  • Possuir um celular compatível, já que nem todos os smartphones podem alcançar sinal 4G;
  • Possuir um chip compatível: para isso, você precisa ir a uma loja Oi e requerer um chip com essa tecnologia.

Para saber se a sua área está coberta pela tecnologia 4G, clique aqui. Você será redirecionado para a página da Oi, onde basta digitar sua cidade e clicar em “buscar disponibilidade”. Assim:

Busca de cobertura Oi 4G

Após fazer a busca, a Oi te informa se a sua cidade tem acesso à tecnologia 4G da Oi e te oferece alguns planos.

Qual o melhor plano Oi 4G?

Na escolha do seu plano Oi é muito importante levar em consideração o alcance do sinal. Agora que você já sabe como descobrir se a sua área está coberta pelo sinal Oi, seja ele 2G, 3G ou 4G, você pode comparar as ofertas e benefícios de cada plano!

Saiba mais sobre preços e condições dos planos Oi.

Se você se interessou pela tecnologia 4G por causa da velocidade superior, a Oi também oferece planos especiais para essa categoria, para planos pós-pago e controle.

Cobertura Oi Velox internet

A análise de cobertura não fica restrita a internet móvel! Saiba, também, como verificar se a banda larga da Oi oferece cobertura para a sua região.

Para descobrir se sua área tem cobertura Oi Velox, você pode:

  • Ligar para o atendimento Oi, número 0800 079 3131 (a ligação é gratuita);
  • Pelo site da Oi: No canto direito da página haverá um aba (como mostra a imagem abaixo), onde você preenche seus dados e consulta a disponibilidade na sua região.

Consultar cobertura Oi Velox

Se interessou e quer saber sobre planos? Ajudamos você! Realize sua busca de planos de internet banda larga Oi com a Melhor Plano.

Pontos de wi-fi grátis da Oi

App Oi WiFi – é o aplicativo oficial da operadora Oi que te ajuda a localizar redes wi-fi gratuitas pela cidade.

O aplicativo funciona como um mapa de hotspots (pontos de acesso wi-fi) disponíveis em locais públicos. Veja os templates para iOS:

Faça dowloado do app, disponível para Android e iOS.

Qualidade de sinal da Oi

A Anatel, que realiza pesquisas sobre serviços de telefonia, mostrou que, em 2016, a Oi ocupou o último lugar no quesito satisfação geral dos usuários no ranking nacional. Nas demais categorias, como velocidade, estabilidade e disponibilidade, a operadora também não teve bons resultados.

Por isso, vale à pena ver a pontuação da operadora no seu estado e conferir qual a melhor operadora de celular para a suas região.

Através da OpenSignal também é possível notar a diferença das áreas de cobertura entre Oi e Vivo, por exemplo, sendo as áreas da Vivo muito maiores. Acesse o site e compare os tamanhos das áreas de cobertura das operadoras na sua região.

Para o sinal de banda larga, os resultados da operadora também não foram os melhores. Em nível nacional, a Oi alcançou média de 5,6 pontos, ficando atrás de todas as outras provedoras pesquisadas.

Confira o ranking das melhores provedoras de banda larga de cada estado

Como reclamar da sua cobertura Oi

Caso você esteja com problemas de sinal com a Oi, saiba que vale a pena reclamar. Você deve recorrer se está pagando por um serviço que demonstra instabilidade e te deixa insatisfeito ou que nem consiga utilizar.

Por isso, aprenda a fazer uma reclamação na Anatel e veja como recorrer ao órgão regulador pelos seus direitos.

Conseguiu encontrar o que queria sobre a cobertura da Oi? Ficou com alguma dúvida? Deixe sua opinião e/ou questionamento nos comentários!

Cobertura Oi: descubra se sua área é atendida pela operadora
Dê uma nota para esse post

Melhor Plano

Queremos estimular a livre discussão entre os usuários da
comunidade Melhor Plano. Opine, dê dicas, interaja com outros usuários!

Comentar Nesse Artigo

Destaques

13 comentários

Claro, Dicas, Oi, TIM, Vivo

Internet 4G: qual a melhor operadora para você? admmelhorplano 10:18

Hoje existem quatro operadoras de telefonia móvel no Brasil que atuam em todo país, e algumas menores que têm atuação regional. Cada operadora oferece planos diferentes, com pacotes…

8 comentários

Dicas

Portabilidade vivo, tim, claro, oi ou Nextel: saiba como trocar de operadora admmelhorplano 14:15

Portabilidade: Como mudar de operadora e manter o mesmo número de telefone Se você é daqueles que adora economizar dinheiro com um plano de telefone…