• TIM

  • 29/08/2017
  • 12:00

Cobertura da Tim: 2G, 3G e 4G

Juliana Muriano
  • 0 comentários

A Tim é a operadora  com a maior cobertura 4G do país, segundo dados da Teleco.

Mas você sabe se a operadora atende bem a sua cidade?

É pensando nisso, que reunimos nesse texto tudo sobre a cobertura Tim e as tecnologias de transmissão de dados que ela oferece.

Melhor Plano

O que é 2G, 3G e 4G?

A tecnologia 2G é a segunda geração de telefonia móvel. Antes dela, na primeira geração, os aparelhos eram capazes apenas de realizar as chamadas de voz.

O 2G marca a transição entre o celular analógico e o digital. Permite o uso de outros serviços, como o envio de mensagens de texto (SMS). Também tem capacidade para transmissão de dados entre dispositivos, mas ainda com uma velocidade muito limitada.

O 3G, por sua vez, é como chamamos a terceira geração de telefonia móvel. Ele permite realizar chamadas de vídeo e é consideravelmente mais rápido que 2G para uso de dados. Por isso, essa tecnologia é perfeita para navegar na internet e é mais utilizada atualmente junto com o 4G.

Com ele, o sinal entre as torres e a central telefônica é enviado através de ondas de rádio. Isso diminui o desempenho do serviço, pois essas ondas são facilmente atrapalhadas por questões geográficas, por exemplo.

Na quarta geração, os dados transmitidos entre as torres e a central trafegam através de cabos de fibra óptica. Isso resulta em mais velocidade de navegação para quem acessa pelo celular, já que metade do caminho percorrido pelos pacotes de dados é feito por esses cabos.

As antenas 4G têm sinal mais denso, mas cobertura menor. São necessárias mais antenas para cobrir a mesma área e, por operarem em uma frequência diferente das outras gerações, é preciso um grande investimento para instalá-las.

Melhor Plano

Por isso, em algumas regiões, como cidades do interior, o sinal 4G ainda não chegou.

Cobertura 4G da Tim no Brasil

A Tim é a operadora com a cobertura 4G mais abrangente do país. O serviço está disponível em 1465 cidades brasileiras e cobre 69,3% da população de acordo com dados de maio de 2017, fornecidos pela Teleco.

Além dos excelentes índices de cobertura, a TIM oferece o serviço de 4G com melhor disponibilidade entre as cinco maiores operadoras no Brasil. Isso significa que, além de estar presente em uma área abrangente, o sinal também é mais disponível, de forma que usuário consegue se conectar a qualquer momento.

De acordo com as medições feitas pelo OpenSignal e publicadas em janeiro de 2017, a operadora forneceu conectividade durante, em média, 59,2% do tempo da coleta de dados. Foi seguida pela Vivo, que apresentou um resultado de 56,8%.

Já em termos de qualidade e satisfação dos usuários, a operadora não tem tido um desempenho tão bom. Em uma pesquisa divulgada pela Anatel, no início de 2017, a operadora ficou em 6º lugar de 7 operadoras analisadas.

Entretanto, essa nota varia de acordo com as regiões e você pode conferir o desempenho da internet móvel da Tim no seu estado.

Como é a cobertura 2G e 3G da Tim?

Quando o assunto é cobertura 3G e 2G, a Tim se classifica em ambos como a terceira maior no Brasil.

A operadora fornece sinal 3G para cerca de 2916 municípios, atendendo 84,9% da população com essa tecnologia, de acordo com dados da Anatel e Ucel na página da Teleco.

Quem lidera nessa categoria é a Vivo, seguida pela Claro.

Já no 2G, a ordem das primeiras colocadas se inverte: quem oferece maior cobertura é a Claro, e depois a Vivo. Novamente em terceiro lugar, a Tim atende 3 461 cidades, o que representa 91,5% da população. Apesar da colocação, a disputa está acirrada pelo primeiro lugar: a margem que a separa da primeira colocada é pequena, pouco mais de 1% da população.

Você pode saber mais, conferindo também a cobertura da tecnologia 4G Max da Claro e a área de atendimento do sinal 4G da Vivo.

Mapa de cobertura  Tim

Para consultar os locais atendidos pelo sinal da Tim, é bem simples.

cobertura tim

Um mapa de cobertura bem completo da Tim está disponível no portal da operadora. Esse serviço usa a tecnologia do Google Maps. Com isso, você pode fazer buscas por cidades, bairros e até mesmo por endereços exatos, facilitando a precisão dos resultados.

Além de tudo, é possível acessar diferentes categorias no mapa. As ferramentas permitem, por exemplo, que o usuário visualize as antenas ativas. Dá até mesmo pra ver as recém instaladas ou os locais onde novas antenas devem ser instaladas em breve.

No menu que fica no canto superior direito, você também consegue alterar o mapa para ver os resultados de cobertura 2G, 3G ou 4G. 

Planos da Tim com 4G

Para ter acesso ao sinal 4G é necessário que seu celular seja compatível com a tecnologia e que o plano também ofereça esse tipo de conexão.

Em sua maioria, os planos da Tim oferecem o 4G em sua internet móvel. Mas se você ainda não possui um aparelho com acesso a essa conexão, a operadora também apresenta a possibilidade de comprar um smartphone incluso no plano.

Vale lembrar que nos planos pós-pagos da Tim as ligações para qualquer operadora são ilimitadas e você pode compartilhar sua internet móvel com até 3 outros celulares.

Gostou do post? Ficou com alguma dúvida? Pode comentar que a gente te ajuda!

Cobertura da Tim: 2G, 3G e 4G
Dê uma nota para esse post

Melhor Plano

Queremos estimular a livre discussão entre os usuários da
comunidade Melhor Plano. Opine, dê dicas, interaja com outros usuários!

Comentar Nesse Artigo

Destaques

12 comentários

Claro, Dicas, Oi, TIM, Vivo

Internet 4G: qual a melhor operadora para você? admmelhorplano 10:18

Hoje existem quatro operadoras de telefonia móvel no Brasil que atuam em todo país, e algumas menores que têm atuação regional. Cada operadora oferece planos diferentes, com pacotes…

7 comentários

Dicas

Portabilidade vivo, tim, claro, oi ou Nextel: saiba como trocar de operadora admmelhorplano 14:15

Portabilidade: Como mudar de operadora e manter o mesmo número de telefone Se você é daqueles que adora economizar dinheiro com um plano de telefone…