Código PIN e PUK: saiba como proteger seu celular

Ana Cristina Mazeo
  • 0 comentários

Você já precisou do seu código PIN? Sabe para que serve esses números que vem no verso do cartão do chip?

Hoje em dia, com o uso recorrente dos smartphones , as pessoas costumam usar o celular para fazer praticamente tudo, além de armazenar cada vez mais informações pessoais e profissionais nos seus aparelhos. Portanto, é muito importante sempre tentar garantir uma maior proteção para esses dados.

E é para isso que existe o chamado código PIN.

Com esse conjunto de números é possível bloquear as funcionalidades do seu cartão SIM, exigindo que o código seja inserido sempre que o celular for ligado. Porém, muita gente nem sabe da utilidade desses algarismos ou não sabe como utilizar.

Pensando nisso, preparamos este post com tudo o que você precisa saber sobre o código PIN: para que serve, como descobrir o PIN do seu chip, como ativar, bloquear e desbloquear. Além disso, você também vai descobrir a utilidade do código PUK e das variações PIN 1 e PIN 2 . Confira!

Perdeu ou teve seu celular roubado? Saiba como localizar o aparelho!

consultar código PIN PUK

Melhor Plano

Para que serve o código PIN?

De forma bem simplificada, o PIN é como uma senha para proteger mais o seu celular. A própria sigla significa Personal Identification Number, que em português quer dizer Número de Identificação Pessoal, ou seja, ele serve para identificar que aquele chip é único e é o seu.

O código, geralmente formado por quatro algarismos, é utilizado para desbloquear o chip, mas essa função costuma ser desativada pelas operadoras, cabendo ao usuário ativá-lo ou não. Assim, caso você não queira que alguém tenha acesso ao seus contatos ou utilize sem número em caso de perda ou roubo, basta bloqueá-lo.

Melhor Plano

Ao fazer a ativação da combinação de números, eles passarão a ser solicitados para acessar o chip e as informações contidas nele, como contatos. Além disso, será solicitado o PIN, toda vez que o dispositivo for ligado.

Podem ser bloqueadas funcionalidades como: 

  • realização de chamadas telefônicas;
  • navegação na internet;
  • envio de mensagens SMS pelo seu número;
  • E quaisquer outros benefícios do seu plano de celular.

Dessa forma, sem o código PIN não será possível utilizar o aparelho com o chip. Essa é uma forma de impedir o uso indevido do seu celular por pessoas não-autorizadas, bem como de proteger dados salvos no cartão SIM, como seus contatos, por exemplo.

Você perdeu ou teve seu celular roubado? Saiba como bloquear o aparelho!

Como descobrir meu PIN?

É muito fácil. Basta consultar o cartão que veio com o chip da sua operadora. O código PIN, suas variações e também o código PUK ficam sempre no verso, como você pode ver na ilustração abaixo:

código PIN PUK

Se você perdeu esse cartão ou não sabe onde ele foi guardado, será preciso entrar em contato com a sua operadora. Para isso, o chip deve estar cadastrado e somente o próprio titular da linha móvel pode fazer tal solicitação.

Veja os números de cada uma das empresas para os quais é possível ligar de qualquer telefone fixo:

Como ativar ou desativar o código PIN?

código pin

Esse também é um processo muito simples. Vamos lhe mostrar, passo a passo, como fazer a ativação do PIN no aparelho de celular (válido para chips de qualquer operadora):

  1. Clique no ícone “Configurações” do seu dispositivo;
  2. Procure a opção “Segurança” e acesse;
  3. Em seguida, toque em “Configurar bloqueio do SIM” ou “Definir bloqueio do SIM”;
  4. Escolha o chip desejado, caso tenha mais de um no mesmo aparelho;
  5. Vá em “Bloquear cartão SIM” e ative a função para bloquear ou desative para desbloquear;
  6. Insira o código PIN informado no cartão da sua operadora.

Você também pode optar pelo número PIN padrão para configurar o bloqueio. Os códigos são:

  • Vivo: 8486
  •  Tim: 1010
  •  Oi: 8888
  •  Claro: 3636

Se preferir, também pode ir até a opção “Alterar PIN do SIM” no seu smartphone para configurar uma senha personalizada para o seu chip. Uma dica é guardar essa senha em algum lugar caso você acabe esquecendo o  novo código escolhido.

Vale ressaltar que esse bloqueio só é possível enquanto o chip estiver no seu celular. Caso ele já tenha sido perdido ou roubado, não é possível fazer essa configuração e você deve entrar em contato com a sua operadora.

Leia também: Como fazer a portabilidade do meu número?

E quando uso o código PUK?

Existe também no verso dos cartões que acompanham os chips um número chamado de PUK (Personal Unblock Key), que é também uma senha e significa “Chave de Desbloqueio Pessoal”. Ele possui mais números, sendo 8 dígitos no total.

O código PUK serve para desbloquear ou trocar o código PIN e pode ser utilizado em três situações basicamente:

  1. caso o usuário, ao tentar acessar um aparelho, digite o PIN errado três vezes e, por conta disso, o chip for bloqueado. Ao inserir no seu celular a numeração PUK, ele será liberado;
  2. em caso de perda;
  3. em tentativa de fraude no uso do PIN.

O código PUK tem um limite de erros de digitação maior que o PIN. Mas se você errar dez vezes, seu chip será bloqueado em definitivo e será necessário comprar um novo, pois um PUK bloqueado não pode ser recuperado. Mesmo com um outro chip seu número antigo continuará valendo.

Já se o usuário tiver apenas perdido o cartão no qual estão os códigos de acesso, basta ligar par a Central de Atendimento da operadora e pedir para o atendente informe qual é o seu PUK a partir do seu número de telefone

Mais números

Em algumas cartelas os códigos podem aparecer identificados como PIN 1 e PIN2, PUK 1 e PUK 2.

O PIN 1, como o próprio nome já diz, é a senha principal de acesso ao seu aparelho, ou seja, com o bloqueio dele não será possível acessar o celular em nenhuma função, apenas chamadas de emergência.

Já o PIN 2 pode ser usado para serviços especiais, como por exemplo, restringir o acesso a apenas determinados recursos do aparelho.

Já o PUK 1 e PUK 2  são utilizados para desbloquear o PIN 1 e o PIN 2, respectivamente.

Veja outras formas proteger seu aparelho, saiba mais sobre seguros para celular!

Então, conseguiu encontrar o código PIN do seu celular? Conta pra gente se ficou alguma dúvida!

Código PIN e PUK: saiba como proteger seu celular
4 (80%) 2 votes

Melhor Plano

Queremos estimular a livre discussão entre os usuários da
comunidade Melhor Plano. Opine, dê dicas, interaja com outros usuários!

Comentar Nesse Artigo

Destaques

6 comentários

Dicas

Os melhores planos família para celular de 2018 admmelhorplano 15:40

Se você é casado, tem filhos ou mora com seus pais e está querendo economizar nas contas da casa já deve ter se deparado com…

8 comentários

Dicas, Planos

Os 10 melhores planos pré-pago de 2018 Mariah Júlia 13:58

No último ano o número de celulares pré-pago diminuiu cerca de 9,8%, indicando uma migração dos usuários para planos controle ou pós-pago. Entretanto, o pré…

6 comentários

Claro, Dicas, Nextel, Oi, Porto Conecta, TIM, Vivo

Os melhores planos de celular para economizar mais em 2018 Mariah Júlia 10:16

Black Friday, Natal, Festas, Ano Novo e décimo terceiro… O final de ano é marcado pelo aumento das compras e presentes. Porém, as despesas não…

11 comentários

Dicas

Portabilidade vivo, tim, claro, oi ou Nextel: saiba como trocar de operadora admmelhorplano 14:15

Portabilidade: Como mudar de operadora e manter o mesmo número de telefone Se você é daqueles que adora economizar dinheiro com um plano de telefone…

13 comentários

Claro, Dicas, Oi, TIM, Vivo

Internet 4G: qual a melhor operadora para você? admmelhorplano 10:18

Hoje existem quatro operadoras de telefonia móvel no Brasil que atuam em todo país, e algumas menores que têm atuação regional. Cada operadora oferece planos diferentes, com pacotes…