Comparar Planos de Internet

Como a tecnologia revolucionou a gestão de pessoas

A gestão de pessoas é uma parte muito importante dentro de uma organização. Afinal, o bom gerenciamento de recursos humanos não quer dizer apenas que a liderança é forte e comprometida com a missão da empresa. É preciso cuidar e valorizar todos os membros da equipe.

Todo tipo de negócio é formado por pessoas. Por isso, você vai se deparar com profissionais com qualidades e defeitos distintos, além de necessidades diferentes. Isso porque ninguém é igual a ninguém. Portanto, um bom gestor deve analisar e ponderar a capacidade técnica de cada colaborador, a fim de investir corretamente em seus talentos.

O RH precisa entender como fazer a gestão de pessoas corretamente. Para isso, é necessário adequar suas práticas e técnicas. Neste post, confira como a tecnologia pode ajudar você a ter uma boa liderança. Afinal, ela revolucionou o formato de gerenciamento de pessoas.

O que é gestão de pessoas?

A gestão de pessoas é um conjunto de práticas, métodos e políticas que tem o intuito de administrar para fortalecer o capital humano dentro do ambiente corporativo. Dessa forma, concilia os perfis dos colaboradores com as metas da empresa.

Os objetivos desse tipo de gestão são:

  • apoiar a instituição no alcance de suas metas, desenvolvendo e implantando ações do Recursos Humanos somadas às estratégias de negócios;
  • contribuir para uma cultura organizacional de alto desempenho;
  • garantir que a empresa tenha colaboradores talentosos, qualificados e engajados com as suas metas;
  • ter uma relação de trabalho positiva entre a gestão e o colaborador, com um clima mútuo de confiança;
  • incentivar a aplicação de uma abordagem mais ética em relação à gestão.

Como a tecnologia pode ser utilizada na gestão de pessoas?

A tecnologia está cada vez mais presente em nosso dia a dia, seja para os afazeres pessoais ou profissionais. Além disso, soluções modernas e avançadas surgem a todo o momento para melhorar a qualidade dos processos internos dentro de uma empresa.

Nesse sentido, o uso da tecnologia dentro das organizações está acompanhado de diversos benefícios e melhorias na produção. A implantação de recursos mais modernos é o principal responsável por planejamentos estratégicos serem executados com qualidade.

Para o setor de RH, em especial, uma das melhores invenções tecnológicas foi o mapeamento de perfil comportamental. Os softwares para esse tipo de análise são capazes de gerar relatórios mais completos para que os gestores conheçam as individualidades dos colaboradores e tenham uma melhor gestão de pessoas.

Agora, entenda como a tecnologia pode ser utilizada na gestão de pessoas.

Análise comportamental

Como já mencionado, a análise comportamental pode ser realizada por softwares de RH — ferramentas que geram relatórios completos sobre o perfil comportamental de cada colaborador.

Automação e geração de dados

A tecnologia permite que o setor de RH trabalhe com sistemas mais eficientes. Dessa forma, é possível ter dados mais assertivos sobre a gestão, além de relatórios completos que ajudam a analisar onde está a possível falha e os acertos.

People Analytics

O People Analytics é o processo de coleta, organização e estudo dos dados da empresa. Tudo isso é realizado por meio de softwares que otimizam todo esse gerenciamento de recursos humanos. Assim, todas as informações são usadas para aperfeiçoar os procedimentos internos.

Inteligência Artificial

Muitos já ouvem falar sobre ela, mas você realmente sabe o que é inteligência artificial? Trata-se de uma área da ciência da computação que estuda e desenvolve dispositivos que simulam o raciocínio humano. Portanto, são ferramentas capazes de ter uma inteligência semelhante a dos humanos.

Muitos softwares de RH já implantaram essa tecnologia em suas plataformas. Assim, fazem o cruzamento de dados, de acordo com o comportamento do colaborador, ajudando o Recursos Humanos a fazer análises fundamentais para manter uma gestão eficiente. 

Quais os benefícios de um RH tecnológico?

A tecnologia e a internet invadiram o RH e trouxeram  diversos benefícios para o setor. O Big Data, por exemplo, trabalha infinitas informações que a área necessita. Assim, ao invés dos profissionais precisarem arquivar cada dado em uma pasta, está tudo reunido em um único software.

Outra forma, é utilizar o Business Intelligence, que coleta, organiza, analisa, compartilha e monitora uma série de informações de uma empresa — do mesmo modo que um cérebro humano. Esses dados auxiliam no trabalho rotineiro de gestão de pessoas.

Conheça os benefícios de ter um RH tecnológico em sua empresa.

Retenção de Talentos

Quando você tem um RH moderno e que investe corretamente em gestão de pessoas, é possível reter os melhores talentos da sua organização. Afinal, os colaboradores se sentirão valorizados.

Fortalecimento da cultura organizacional

Se o RH é mais eficiente, ele ajuda a fortalecer a cultura organizacional da empresa. Mas não há como inovar com processos antigos. Por isso, é preciso o uso de ferramentas inteligentes para otimizar o tempo e deixar a gestão de pessoas mais eficaz.

Processo seletivo automatizado e eficaz

Anotar todas as informações de um processo seletivo à mão é coisa do passado. Com os dados sendo processados por softwares criados para esse tipo de demanda, fica mais fácil analisar todos os candidatos. Assim, é possível ser mais assertivo na hora de contratar novos talentos para a sua empresa.

Avaliação de desempenho

A avaliação de desempenho dos colaboradores pode ser realizada de forma automatizada, por meio do 9box Cultural! Dessa forma, é possível ter dados mais seguros e apurar melhor as suas estratégias.

Em busca de um plano de internet que atenda as necessidades da sua empresa? Compare os planos de internet banda larga disponíveis na sua região!

Como adotar um software de gestão?

O RH desempenha um papel fundamental dentro das empresas. Portanto, estar por dentro e utilizar as novas tendências tecnológicas aumentam a sua eficiência operacional. Além de melhorar o engajamento da equipe como um todo.

Para tanto, um software de gestão deve ser implantado, com o objetivo de coletar dados importantes para melhorar a liderança. Ainda, ele precisa ser eficiente e reunir todas as funções que o setor necessita.

O Sólides Gestão é uma plataforma completa que ajuda você a fazer a gestão de pessoas da sua empresa de forma mais eficaz. A ferramenta temi o People Analytics e o Perfil Comportamental, logo, é capaz de oferecer informações sobre todos os seus colaboradores e ajudar na análise de dados.

Este conteúdo foi escrito em parceria com o blog Solides, que possui um software de RH completo e te auxilia para uma gestão de pessoas eficaz.