Compare e Economize

Internet lenta? Descubra como aumentar a velocidade de internet

Uma internet lenta pode atrapalhar a sua vida de diversas maneiras, seja ao assistir algum filme ou acessar as redes sociais. Por isso, descubra como aumentar a velocidade de internet e entenda que problemas você pode estar enfrentando.

Mas, se o seu problema é com rede móvel indisponível, saiba como resolver esse problema aqui.

Como aumentar a velocidade de internet?

O primeiro para entender como aumentar velocidade de internet é descobrir o que pode estar deixando a sua conexão lenta. 

Existem diversos fatores que podem estar influenciando na sua conexão. Confira 6 passos para saber como aumentar a velocidade de internet:

  1. Confira se a velocidade contratada abaixo do uso necessário;
  2. Descubra qual a tecnologia de internet utilizada pela sua operadora;
  3. Faça um teste de velocidade para saber se o valor contratado está sendo entregue;
  4. Teste se você está tendo problemas na conexão Wi-fi;
  5. Verifique se a instalação foi mal feita ou existem interferências na rede;
  6. Pesquise outros planos e veja se vale a pena trocar de internet.

1. Melhorar internet

A primeira coisa é verificar se o plano contratado corresponde às suas necessidades.

Talvez a sua internet não esteja lenta, mas o problema é que seu pacote não é o suficiente. Veja abaixo a velocidade ideal para cada atividade, pensando em um usuário:

  • Internet até 5 Mega: suficiente para checar e-mails, acessar Facebook e outras redes sociais;
  • De 5 a 15 Mega: Além de e-mails e redes sociais, essa velocidade já permite assistir ao YouTube e ao Netflix com qualidade.
  • Acima de 15 Mega: a partir dessa velocidade é possível baixar séries e filmes mais rapidamente, jogar online e fazer upload de arquivos pesados.

Se na sua casa tem 4 pessoas que usam a internet ao mesmo tempo, você deve dividir a velocidade contratada pelo número de pessoas para ter uma noção melhor de como aumentar a velocidade de internet em sua residência.

Sua internet está muito lenta? Compare planos de banda larga e aumente a velocidade de internet em sua casa:

2. Como aumentar a velocidade de internet

Também é importante entender quais são as tecnologias que entregam a maior velocidade.

A fibra óptica, por exemplo, oferece uma das melhores transmissões de dados, porém, é um serviço mais caro.

Por outro lado, muitas operadoras preferem usar tecnologias mais antigas na transmissão da internet. O que pode alterar a qualidade da sua navegação.

Por esse motivo, é bom compreender as suas necessidades, para escolher qual tecnologia oferece o melhor custo-benefício de internet banda larga para você. Veja mais detalhes no infográfico abaixo:

Vale lembrar que não é só a tecnologia que conta para a qualidade do serviço e velocidade da sua internet. Tem outros fatores que influenciam diretamente e que podem ser a causa da sua conexão lenta.

Leia também: Internet Via Rádio: Vale a Pena em Todas as Situações?

3. Teste para aumentar velocidade de internet

Para descobrir como aumentar a velocidade de internet, é importante fazer um teste amplo da velocidade da sua conexão, seguindo essas 3 etapas:

  1. Acesse o teste de velocidade do site Minha Conexão. Se a velocidade estiver acima ou igual a contratada, a internet está chegando até a sua residência, exatamente como deveria. Se estiver abaixo, o problema é com a operadora.
  2. Com o computador conectado a rede Wi-fi, realize o teste novamente. Se a velocidade estiver próxima, igual ou superior à contratada, o problema não é com a operadora.
  3. Vá até o cômodo que você notou problemas na conexão, feche a porta e realize o teste novamente. Se a velocidade estiver muito inferior à contratada, o problema pode ser na sua conexão sem fio.

Conheça outros testes de velocidade, como o Brasil Banda Larga

4. Como melhorar a internet WiFi

Às vezes o problema de internet lenta não está na operadora, mas sim na forma como o sinal é transmitido dentro da sua própria casa.

Isso porque o sinal wi-fi está mais sujeito a interferências do que a conexão feita direta no computador, o que pode diminuir a velocidade da sua internet..

Sua rede wifi não está boa? Compare planos de internet com wifi grátis e economize!

Assim, existem diversos fatores que podem influenciar na sua conexão wi-fi:

  • Distância do seu aparelho até o modem;
  • Espessura da parede;
  • Composição da tinta utilizada para pintar o seu apartamento;
  • Interferência de sinal do modem do vizinho;
  • Entre outros.

Porém, existem algumas formas de como aumentar a velocidade de internet e evitar esse problema:

  • Troca do ponto de internet para um cômodo da casa em que você use a internet com mais frequência e precise de um sinal de conexão wireless mais forte;
  • Repetidor de sinal resolve o problema de barreiras físicas e pouco acesso à internet em cômodos mais afastados do modem, funcionando como um duplicador do sinal da sua rede wi-fi.

Porém, se muitas pessoas usarem esse sinal, a rede pode ficar mais instável ainda, uma vez que você está sobrecarregando um ponto que não está conectado diretamente ao cabo.

5. Problemas na internet via cabo

Com a conexão via cabo, a situação é bem diferente. Está no contrato que aquela internet deve chegar até a sua residência, e se a velocidade contratada não está chegando, é obrigação da operadora resolver esse problema.

Se o problema estiver na operadora, abra uma reclamação na Anatel. A operadora tem até 5 dias úteis para resolver o seu problema. Caso contrário, ela poderá será multada por isso.

Se for comprovado que o serviço contratado não está sendo prestado, você tem direito a ser ressarcido proporcionalmente às horas em que o serviço ficou fora do ar ou não funcionou corretamente.

6. Troque de operadora e melhore a velocidade da internet

Se a sua internet vive lenta ou está sempre caindo, a melhor opção pode ser trocar de operadora.

Por exemplo, se o seu problema for a velocidade contratada, pode ser que a sua operadora não ofereça o melhor pacote disponível no mercado para você. Ou talvez a tecnologia usada não é exatamente aquilo que você procura. 

Nesses casos, é bom dar uma pesquisada, comparar alguns planos disponíveis, e descobrir qual a melhor opção para você.

Porém, se o seu problema for wi-fi, você pode sim trocar de operadora, se estiver insatisfeito com o atendimento. Mas provavelmente não resolverá o seu problema por completo.

Leia mais sobre em: Internet Via Satélite: Devo Contratar?

E aí, o que achou das nossas dicas? Conta para a gente o que você faz para melhorar a velocidade da internet (: