Compare e Economize

Internet lenta? Descubra como aumentar a velocidade de internet

Seja para trabalhar remotamente, assistir algum filme na Netflix ou acessar ao e-mail, ter uma internet lenta pode atrapalhar e muito o nosso dia a dia.

Leia mais e descubra como aumentar a velocidade de internet, e entender quais os possíveis problemas você pode estar enfrentando.

Mas, se o seu problema é com rede móvel indisponível, saiba como resolver esse problema aqui.

Como aumentar a Velocidade de internet?

Bom, o primeiro passo é  entender  o que pode ser que está deixando a sua conexão lenta. Afinal, se você quer aprimorar qualquer coisa, é preciso descobrir primeiro onde está o problema, certo? 

Existem diversos fatores que podem estar influenciando na sua conexão. Sendo assim, confira 6 passos para saber como aumentar a velocidade de internet:

  1. Confira se a velocidade contratada abaixo do uso necessário;
  2. Descubra qual a tecnologia de internet utilizada pela sua operadora;
  3. Faça um teste de velocidade para saber se o valor contratado está sendo entregue;
  4. Teste se você está tendo problemas na conexão Wi-fi;
  5. Verifique se a instalação foi mal feita ou existem interferências na rede;
  6. Pesquise outros planos e veja se vale a pena trocar de internet.

1. Contratação da velocidade errada

A primeira coisa a olhar é se a velocidade contratada corresponde às suas necessidades, ou seja, se ela é suficiente para a quantidade de pessoas que usam a conexão ao mesmo tempo e para os serviços que você acessa.

Talvez a sua internet esteja lenta porque não é o suficiente. Abaixo mostramos um resumo de quais serviços precisam de mais velocidade:

  • Internet até 5 Mega: suficiente para checar e-mails, acessar Facebook e outras redes sociais;
  • De 5 a 15 Mega: Além de e-mails e redes sociais, essa velocidade já permite assistir ao YouTube e ao Netflix com qualidade.
  • Acima de 15 Mega: a partir dessa velocidade é possível baixar séries e filmes mais rapidamente, jogar online e fazer upload de arquivos pesados.

Porém, essas quantias são válidas apenas para 1 usuário. Se na sua casa tem 4 pessoas que usam a internet ao mesmo tempo, você deve dividir a velocidade contratada pelo número de pessoas para ter uma noção melhor da velocidade ideal para a sua casa.

Não entende nada dos termos de internet? Fica confuso se giga é maior do que mega? Então, tire suas dúvidas aqui!

2. Tecnologias de internet

Algumas tecnologias sofrem menos interferência na distribuição e, por isso, entregam uma internet mais rápida.

Portanto, entender a tecnologia usada na sua banda larga é o segundo passo para descobrir como aumentar a velocidade de internet.

A fibra óptica, por exemplo, oferece uma das melhores transmissões de dados, porém, é um serviço mais caro.

Por outro lado, muitas operadoras preferem usar os cabos par trançado ou coaxial, como forma de oferecer dois serviços em um, seja internet + telefone, ou internet + tv por assinatura. Mas, essas tecnologias são mais propensas a interferências, o que pode alterar a qualidade da sua navegação.

Por esse motivo, é bom compreender as suas necessidades, para escolher qual tecnologia oferece o melhor custo-benefício de internet banda larga para você. Veja mais detalhes no infográfico abaixo:

Vale lembrar que não é só a tecnologia que conta para a qualidade do serviço e velocidade da sua internet. Tem outros fatores que influenciam diretamente e que podem ser a causa da sua conexão lenta.

Leia também: Internet Via Rádio: Vale a Pena em Todas as Situações?

3. Teste de Velocidade

As operadoras de internet banda larga oferecem assistência técnica para os seus clientes, caso eles percebam problemas na conexão, ou falhas na rede. 

Sendo assim, para descobrir como aumentar a velocidade de internet, é importante fazer um teste amplo da velocidade da sua conexão, seguindo essas 3 etapas:

  1. Conecte um cabo de conexão direto no seu computador, entre no site do Brasil Banda Larga e realize o teste. Se a velocidade estiver acima ou igual a contratada, a internet está chegando até a sua residência, exatamente como deveria. Se estiver abaixo, o problema é com a operadora.
  2. Com o computador próximo ao modem, mas conectado a rede Wi-fi, realize o teste novamente. Se a velocidade estiver próxima, igual ou superior à contratada, o problema não é com a operadora.
  3. Vá até o cômodo que você notou problemas na conexão, feche a porta e realize o teste novamente. Se a velocidade estiver muito inferior à contratada, o problema pode ser na sua conexão Wi-fi.

Saiba mais sobre o site Brasil Banda Larga

4. Problemas na Conexão Wi-fi

Às vezes o problema de internet lenta não está na operadora, mas sim na forma como o sinal é transmitido dentro da sua própria casa.

Isso porque o sinal wi-fi está mais sujeito a interferências do que a conexão feita direta no computador, o que pode diminuir a velocidade da sua internet.

O Wi-fi se caracteriza como a transmissão da informação de internet através de ondas de rádio, criando uma conexão entre o modem e o seu computador ou celular. Porém, as ondas podem sofrer refração, difração e reflexão, influenciando diretamente na velocidade da sua internet.

Assim, existem diversos fatores que podem influenciar na sua conexão wi-fi:

  •  distância do seu aparelho até o modem;
  • espessura da parede;
  • a composição da tinta utilizada para pintar o seu apartamento;
  • até mesmo a interferência de sinal do modem do vizinho;
  • entre outros.

Porém, existem algumas formas de como aumentar a velocidade de internet e burlar esse problema:

Troca de ponto

Uma das formas de resolver esse problema é solicitar a troca do ponto de internet para um cômodo da casa em que você use a internet com mais frequência, e precise de um sinal de conexão wireless mais forte.

Por exemplo, se você realiza reuniões via Skype, mas o seu ponto de internet está na sala, pode ser muito mais interessante transferir para o seu escritório. Além de mais rápida, a conexão fica bem menos propensa cair. E você pode também conectar o seu computador diretamente no cabo se necessário.

Porém, fica a dica: a assistência técnica realiza reparos na rede, e não troca o ponto.

Nesse caso, você não deve chamar o técnico. Entre em contato com a central e solicite a troca. Aproveite e verifique se haverá cobrança para esse serviço.

Repetidor de Sinal

Outra forma de  aumentar a velocidade de internet é usando um repetidor de sinal.

Essa tecnologia surgiu exatamente para resolver o problema de barreiras físicas e pouco acesso à internet em cômodos mais afastados do modem.

O repetidor funciona como um duplicador do sinal da sua rede wi-fi. Ele expande a conexão, podendo ser uma solução mais rápida e prática para o seu problema.

Porém, ele tem uma desvantagem: se muitas pessoas usarem esse sinal, a rede pode ficar mais instável ainda, uma vez que você está sobrecarregando um ponto que não está conectado diretamente ao cabo.

5. Problemas na Conexão via cabo

Com a conexão via cabo, a situação é bem diferente. Está no contrato que aquela internet deve chegar até a sua residência, e se a velocidade contratada não está chegando, é obrigação da operadora resolver esse problema.

  1. Se você tiver certeza que o problema não são barreiras físicas ou o wi-fi, fez o teste de conexão e deu errado, entre em contato com a sua operadora e solicite uma visita técnica.
  2. Se nenhum técnico resolveu o seu problema, você pode solicitar um diagnóstico de rede diretamente com a operadora ou com algum engenheiro autorizado, que irá comprovar onde está a causa da sua internet lenta. 
  3. Se o problema estiver na operadora, abra uma reclamação na Anatel.

A operadora tem até 5 dias úteis para resolver o seu problema. Caso contrário, ela poderá será multada por isso.

Se for comprovado que o serviço contratado não está sendo prestado, você tem direito a ser ressarcido proporcionalmente às horas em que o serviço ficou fora do ar ou não funcionou corretamente.

6. Trocar de operadora é uma opção?

Se a sua internet vive lenta ou está sempre caindo, a melhor opção pode ser trocar de operadora.

Por exemplo, se o seu problema for a velocidade contratada, pode ser que a sua operadora não ofereça o melhor pacote disponível no mercado para você. Ou talvez a tecnologia usada não é exatamente aquilo que você procura

Nesses casos, é bom dar uma pesquisada, comparar alguns planos disponíveis, e descobrir qual a melhor opção para você.


Porém, se o seu problema for wi-fi, você pode sim trocar de operadora, se estiver insatisfeito com o atendimento. Mas provavelmente não resolverá o seu problema por completo.

Leia mais sobre em: Internet Via Satélite: Devo Contratar?

E aí, o que achou das nossas dicas? Conta para a gente o que você faz para melhorar a velocidade da internet (: