Compare planos de celular

Como deixar o celular mais rápido: dicas e apps para Android e iPhone

Um processador lento faz qualquer um perder a paciência. Mas, na maioria dos casos, para melhorar a velocidade, não é necessário consertar ou comprar um aparelho novo.

Aprenda como deixar o celular mais rápido, sem travar e com o desempenho tão bom quanto de um aparelho novo! Veja dicas para Android e iOS.

Como deixar o celular mais rápido?

Com o tempo de uso o aparelho pode ficar mais lento. Alguns dos fatores que podem causa lentidão são:

  • Grande quantidade de arquivos baixados;
  • Sistema operacional desatualizado;
  • Aplicativos inutilizados.

Ainda que algumas sejam soluções paliativas, de tempos em tempos é preciso fazer algumas ações para melhorar o desempenho do smartphone, com o objetivo de eliminar o acúmulo de dados na memória.

Veja como deixar o processador do celular mais rápido em aparelhos com sistema Android e iOS.

1.      Limpeza nos apps

Para acabar com a lentidão do celular, é hora de limpar aplicativos desnecessários. Todo mundo tem aquele aplicativo que baixou e nunca usou ou que não lhe é mais útil. Esses apps acabam ocupando espaço na memória do celular e piorando sua performance.

Como limpar apps no Android?

  • Na tela principal, pressione o aplicativo que você deseja deletar;
  • Dentre as opções que vão aparecer na sua tela, selecione remover / desinstalar / desativar (vai variar conforme o seu aparelho);
  • Arraste o app para alguma delas;
  • Pronto! Agora é só dar um toque em OK para confirmar.

Limpar apps no iPhone?

Para quem tem iPhone é só:

  • Pressionar o app por um segundo.
  • Ele começará a “tremer” e é só clicar no X que aparecerá em cima do app;
  • Confirme.

Uma boa dica é ver quanto espaço cada um de seus apps está ocupando. Para isso, vá em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone

Seus apps mais “pesados” vão aparecer acima, em ordem decrescente. Daí, você pode avaliar em cada um deles se vale a pena apagar o app completamente, desinstalar de forma temporária (assim você não perde os dados e pode resgatá-los quando reinstalar o app) ou até avaliar se deseja apagar dados referentes àquele app.

Por exemplo: suponha que o WhatsApp é o seu aplicativo com maior quantidade de dados. Ele aparecerá no topo da lista, mas você não quer desinstalá-lo. Então, é só limpar as mídias.

  • Acesse o app do WhatsApp;
  • Vá em Ajustes;
  • Depois Uso de dados e armazenamento > Uso de armazenamento;

  • O aplicativo irá carregar todas as suas conversas, ordenando da mais pesada à mais leve. Selecione o grupo ou contato que deseja apagar os dados;
  • Toque em Gerenciar… e limpe a(s) mídia(s) que deseja, como fotos, vídeos, GIFs etc.

Você pode fazer o mesmo com outros apps, como apagar os filmes e séries baixadas da Netflix e outras plataformas de streaming de vídeos.

Faça backup!

Antes de apagar mídias, fotos, conversas, contatos e outros dados, lembre-se sempre de fazer backup. Assim, você mantém o que você tem de importante na nuvem e não corre o risco de perder nada ao remover do celular.

Veja como fazer backup de todos os seus aparelhos. É uma excelente maneira de como deixar o celular mais rápido para jogos, baixar filmes ou para quem trabalha com design ou produção de vídeo, por exemplo, já que são atividades que demandam espaço no celular.

Para aproveitar todas as funcionalidades do seu celular é importante ter um bom plano de celular. Compare as ofertas disponíveis em sua região e economize!

2.      Remova widgets

Os widgets são atalhos dos aplicativos que permitem que você execute algumas funções, sem precisar acessar de fato o app. Isso agiliza muito a vida, mas também pode pesar na memória do celular e deixá-lo lento.

No Android, escolha apenas alguns para deixar na sua tela inicial. Para o restante, pressione-os e arraste para a parte superior da tela, em Remover.

Já no iPhone os widgets aparecem quando você desliza a tela de início para a esquerda, mostrando informações para o seu dia, como o clima, próximas tarefas na agenda, informações da bolsa e outros. Para removê-los:

  1. Role a tela onde estão os widgets até a parte inferior e toque em Editar.
  2. Toque nos sinais de + ou para adicionar ou remover os widgets que deseja.
  3. Para concluir, toque em “OK”.

3.      Desapegue dos papéis de parede animados

Se você é desses que amam um papel de parede animado, talvez seja o momento de desapegar. Apesar de lindos e muito mais divertidos, estes fundos de tela podem drenar sua bateria e ainda tornar o celular mais lento, travando toda hora.

Para mudar o papel de parede no Android:

  1. Toque e segure em alguma área vazia da sua tela;
  2. Selecione “Planos de Fundo”;
  3.  Troque a imagem animada por uma imagem estática – pode ser as fotos do seu próprio celular ou aquelas que já vêm no aparelho.

Para mudar o papel de parede no iPhone:

  1. Vá em Ajustes > Imagem de Fundo
  2. Toque em Escolher Nova Imagem de Fundo e escolha uma foto ou imagem estática pré-programada.

4.      Limpe o cache

Fazer a limpeza do cache dos seus aplicativos pode ser uma boa alternativa. Cache é uma parte da memória do aparelho onde são guardadas cópias temporárias de arquivos e dados para facilitar o acesso. Com os caches armazenados, ao abrir uma página, por exemplo, o celular não precisa carregar tudo novamente.

Porém, por mais que sejam úteis para deixar a navegação mais rápida, podem acabar ocupando a memória do celular.

No Android:

  1. Vá em “Configurações”;
  2. Clique em “Assistência do Aparelho”;
  3. Acesse “Armazenamento”;
  4. Clique em “Dados em cache”;
  5. Clique em “Ok” para confirmar a limpeza dos dados.

Em relação ao cache de aplicativos, o iPhone dispensa esta necessidade, pois já faz esta limpeza automaticamente.

Para limpar o cache do Safari e liberar espaço, acesse os Ajustes > Safari. Por lá, toque para Limpar Histórico e Dados dos Sites.

5.      Reinicie o aparelho

Pode parecer bobagem, mas a reinicialização de aparelhos é uma forma de atualizá-lo, corrigir bugs e até fortalecer a segurança do celular. Não precisa ser sempre, mas fazer o reboot de vez em quando é uma ótima solução.

6.      Instale um aplicativo que fará tudo isso

Se você não quiser realizar estes passos, existem aplicativos que fazem isso para você:

  • Android Booster: eclusivo para aparelhos Android, este app libera a memória, faz a limpeza de cache e arquivos inutilizados, organiza os seus apps;
  • Memory Booster: este app para Android recupera a memória do celular, encerra tarefas de baixa prioridade automaticamente e avisa se a memória estiver chegando perto do fim;
  • CCleaner: este app faz limpeza e proteção antivírus para smartphones. Ele mostra os aplicativos que estão ativos em segundo plano para otimizar o espaço e cataloga fotos e vídeos antigos, com má qualidade para que você avalie a exclusão.
  • Phone Cleaner: para quem tem iPhone, este app é útil para fazer limpeza de arquivos, caches e apps que você não utiliza tanto. Também faz uma varredura profunda, eliminando arquivos duplicados;
  • Magic Phone Cleaner: este app para iPhone identifica e elimina os arquivos mais pesados do celular (exceto fotos, documentos e vídeos pessoais). Também remove dados de cache e lixo eletrônico.

E então, depois de todos esses passos de como deixar o celular mais rápido, seu aparelho parece melhor? Conte para a gente nos comentários!