Compare planos de celular

Como economizar bateria do celular? 11 dicas que vão fazer a energia durar mais!

Quanto tempo dura a bateria do seu celular? A duração da energia no aparelho é um dos fatores que mais dão dor de cabeça para os usuários e também um dos principais critérios de escolha do modelo de smartphone.

Com uma quantidade enorme de aplicativos, que vão desde o despertador, até redes sociais e plataformas que avaliam sua saúde, os aparelhos ficam ligados praticamente o tempo todo e consomem muita energia. Com isso, a bateria do celular acaba rápido demais e o aparelho precisa ser carregado várias vezes no dia.

Pensando nisso, nós reunimos 11 dicas simples (e que funcionam!) de como economizar bateria do celular para te ajudar a carregar menos o aparelho e evitar que você fique na mão sem bateria.

Confira:

1.      Reduza o brilho da tela do celular

Como está o brilho da sua tela? Por mais tentador que possa ser deixar a tela sempre com brilho máximo, isso afeta muito a forma como o aparelho consome a bateria.

Se você precisa economizar bateria, comece reduzindo a luminosidade da tela nas configurações do celular.

Deixe o alto brilho apenas para quando estiver em situações de baixa visibilidade, como ambientes a céu aberto em dias de muito sol.

Outro ponto importante relacionado à tela é diminuir o tempo que ela leva para apagar quando você não está usando o aparelho. Em vez de deixar 1 minuto, por exemplo, você pode deixar apenas 30 segundos ou menos.

Prefira, ainda, planos de fundo estáticos e de cor escura, que consomem menos energia.

2.      Desative as ferramentas e apps que não está utilizando para otimizar a duração da bateria

Ferramentas ligadas no celular, mesmo que não estejam sejam utilizadas de forma ativa pelo usuário, também consomem bateria.

É o caso do GPS, do Bluetooth, Wi-Fi e 4G, por exemplo. Estes dois últimos ficam buscando redes disponíveis para conectar o aparelho, o que consome mais a bateria do celular.

Feche, também, os aplicativos que estão em segundo plano, como Facebook, YouTube e joguinhos, que também consomem energia, mesmo estando abertos de forma inativa.

3.      Desative a sincronização e atualização automática dos aplicativos

A sincronização automática da conta do Google e também de aplicativos como Facebook, Twitter, Gmail e Instagram também aumentam o consumo de energia – além de gastar mais o seu plano de dados.

Configure o aparelho e os aplicativos para fazer atualizações manuais, e só faça quando for necessário e quando você estiver com a bateria cheia – preferencialmente em casa ou bem perto de uma tomada.

Leia também:

Como atualizar todos os aplicativos? Passo a passo para manter seu smartphone sempre funcionando!

4.      Mantenha o modo de economia de energia ativado

Muitos aparelhos possuem modo de economia de energia, poupando a bateria de forma automática.

Se esse for o caso do seu telefone, mantenha essa opção sempre ativada e deixe que o próprio dispositivo utilize recursos automatizados de como economizar bateria.

5.      Observe a intensidade do sinal do telefone e coloque o aparelho em modo avião quando estiver sem sinal

 

Quando o sinal da sua operadora é fraco ou ausente, o aparelho gasta mais energia no processo de identificação da rede, seja para ligações ou para se conectar à internet.

Se isso for algo que acontece pouco, basta colocar o celular em modo avião, para poupar a bateria, e voltar as configurações normais quando estiver em uma área com mais sinal.

Entretanto, se a falta de rede é algo costumeiro, avalie mudar o plano e migrar para outra operadora de telefonia celular.

Compare os planos de celular disponíveis na sua cidade e descubra o quem melhor custo-benefício, de acordo com seu perfil de utilização. Pode ser a melhor solução para fazer a bateria durar mais.

6.      Altere as configurações de notificação e ganhe mais tempo de bateria

As notificações do aparelho também consomem mais ou menos energia de acordo com a forma como estão configuradas.

Quando o celular está apenas no modo de vibração, por exemplo, perde mais energia, embora seja mais discreto do que os sons. Já o modo silencioso pode te fazer perder chamadas e mensagens importantes.

Mantenha as notificações apenas de som – de preferência com o volume mais baixo – e deixe a opção de vibrar apenas para momentos específicos, como reuniões de trabalho ou quando estiver no cinema.

7.      Quando a bateria estiver muito baixa, apele para o modo avião

Quando estiver fora de casa ou longe de ambientes com tomada e a bateria do telefone estiver acabando, ative o modo avião  e volte ao normal apenas se precisar enviar uma mensagem ou fazer uma ligação.

Essa é uma medida para estender um pouco mais a duração da bateria em situações em que não será possível carregar o aparelho.

Nesse caso, também evite ficar desbloqueado a tela do celular frequente para conseguir poupar mais.

8.      Desative os widgets menos utilizados

Os widgets são componentes do telefone que facilitam o acesso a determinados aplicativos.

É o caso do controlador de música e da previsão do tempo que ficam na tela do celular, por exemplo.

Apesar de facilitarem a vida do usuário, eles ficam abertos o tempo todo, consumindo energia o dia inteiro.

Para economizar bateria do celular, observe os recursos que mais utiliza e deixe apenas eles ativos. Mantenha os outros inativos, alterando as configurações do aparelho.

Leia também:

Como ocultar aplicativos? Confira tutorial passo a passo

9.      Evite deixar o telefone perto do calor

O calor pode deixar o aparelho mais lento, fazendo com que alguns processos demorem mais a ser executados e gastem mais bateria.

Ficar longe de ambientes muito quentes ou objetos que emitem calor é uma das formas de como economizar bateria do celular e usar o aparelho por mais tempo.

10. Use aplicativos para economizar bateria do celular

Também existem aplicativos que têm o objetivo de economizar a bateria do aparelho. Veja alguns exemplos que estão disponíveis nas lojas de apps dos smartphones.

·         Bateria HD

Esse app fornece gráficos de utilização e realiza configurações internas para poupar a sua bateria, inclusive ajustando aplicativos que gastam muita energia.

Faça download do app no seu celular.

·         Battery Doctor

Ele encerra automaticamente aplicativos que estão consumindo muita energia e mostra informações importantes, como temperatura e tempo restante da bateria.

Junte-se aos mais de 300 milhões de usuários do aplicativo e instale o Battery Doctor.

·         Power Battery

Um dos aplicativos mais “famosos” para ajudar na economia de bateria, o Power Battery monitora todos os detalhes do celular, para agir com precisão.

Detecta aplicativos que são invasivos e aqueles que estão consumindo toda a sua bateria.

É muito bom para quem quer economizar a bateria e ter mais autonomia na utilização do aparelho.

Baixe o Power Battery e confira as vantagens.

11. Verifique a vida útil da bateria

Se você fez tudo isso, e, ainda assim, não conseguiu encontrar a solução ideal de como economizar bateria do celular, o problema pode estar no equipamento e não na utilização.

Assim como acontece com vários aparelhos eletrônicos, as baterias também têm prazo de vida útil e, com o passar os anos, vão envelhecendo e durando menos. Por isso, observe se a bateria acaba rápido mesmo nos dias que você usa menos o celular.

Substituir a bateria antiga por uma nova pode fazer a sua carga durar muito mais, garantindo que você volte a usar o seu telefone como antigamente.

Além do tempo de vida, há outras razões para a bateria ficar danificada, como usar o telefone enquanto ele está carregando; usar carregadores piratas; ou deixar o telefone sob o sol. Por isso, é importante cuidar do aparelho durante o uso.

Se sua bateria está acabando muito depressa, é importante lembrar que talvez o problema não está no carregamento e nem na própria bateria. O seu aparelho pode estar precisando ser formatado, para melhorar sua performance. Confira como formatar celular em 3 passos!

E então, aprendeu como economizar bateria do celular? Conta para a gente se você tem outra dica!