Aprenda como economizar nas contas de casa: 21 dicas e um bônus

Marilia Marques
  • 0 comentários

Você anda reclamando que trabalha só para pagar suas contas? O seu salário cai, você paga os boletos pendentes e não sobra mais dinheiro para fazer nada?

E se a gente te contasse que é possível diminuir o valor dessas contas com hábitos simples, mas que fazem toda a diferença para economizar?

Pois é, tem jeito! Os serviços domésticos realmente ocupam grande parte do orçamento das pessoas. Porém, muitos dos nossos gastos são causados por desperdícios ou maus hábitos. São atitudes que parecem insignificantes, mas que juntas e ao longo dos meses podem causar um rombo no seu bolso.

Por isso, reunimos nesse texto 21 dicas práticas para economizar nas contas de casa (e que realmente funcionam)!

Dá uma olhada (;

Melhor Plano

1. Identifique as despesas que ocorrem todo mês

O primeiro passo para aprender como economizar nas contas de casa é se planejar melhor para evitar gastos adicionais.

Para isso, é preciso identificar quais são os gastos que você tem todo mês, como luz, água, gás, alimentação, telefone, etc. A partir dessas despesas básicas, você já terá uma noção do dinheiro que deve ser guardado e destinado apenas para sanar esses gastos.

Dessa forma, é mais fácil de manter o controle sobre o seu dinheiro e não deixar que nenhuma conta ultrapasse o vencimento por falta de planejamento, já que isso se transforma em juros desnecessários.

economizar nas contas de casa

Melhor Plano

Outro ponto importante de se planejar e identificar os gastos é que isso te ajudará a perceber quais serviços podem ser cortados ou substituídos por outro mais barato.

 

2. Tenha um plano de celular adequado ao seu consumo

Um exemplo de serviço que pode ser trocado por outro mais econômico é o plano de celular.

A maioria das pessoas não conhecem bem o seu consumo e acabam contratando pacotes com mais do que precisam, ou o contrário, com bem menos. Ambos os casos podem gerar despesas desnecessárias.

Algumas promoções podem parecer tentadoras e você acaba contratando um pacote de 5 gigas porque custa apenas R$10,00 a mais. Mas, se você utiliza apenas 3 gigas, por exemplo, não foi um bom negócio! Em um ano, são R$120,00 a mais que está pagando por algo que não usa.

O contrário, também pode acontecer: você tem um plano pequeno e barato, mas a internet acaba no meio do mês e aí é necessário contratar pacotes adicionais. Esses pacotes, na grande maioria das vezes, saem muito mais caros do que a internet do seu plano. Então, se isso for frequente o ideal é que troque para um pacote maior, com mais internet.

Portanto, conheça o seu consumo: confira nas contas ou no portal da sua operadora o quanto você realmente gasta em minutos e internet. Depois, busque planos que estejam mais próximos da sua necessidade.

Uma dica para quem quer economizar nos gastos com celular é procurar por planos controle ou pré-pagos. Eles ajudam a ter mais controle dos gastos e evitam cobranças inesperadas no final do mês.

3. Pesquise e compare as ofertas sempre que for trocar de serviço

Caso tenha percebido que um serviço não está atendendo as suas necessidades ou esteja muito caro, o próximo passo é pesquisar as ofertas.

Isso pode parecer óbvio, mas muita gente não coloca essa dica em prática.

Não adianta olhar apenas duas ou três opções e considerar apenas o preço como critério de decisão. Qualidade também é um fator que influencia na economia. Por isso, na hora de pesquisar um serviço, é necessário ficar atento a todos os detalhes, principalmente a possíveis valores adicionais, buscar informações sobre qualidade e avaliar o custo benefício.

É um trabalho que pode parecer burocrático e demorado. Porém, no caso de planos de celular, nós possuímos um comparador que reúne as ofertas disponíveis na sua região e facilita a comparação dos preços e outras informações.

Também temos um mapa que te mostra a avaliação de qualidade das operadoras no seu estado. Não deixe de conferir!

economizar nas contas de casa

4. Preste atenção na duração de ligações interurbanas

Atualmente, existem diversos planos que oferecem ligações ilimitadas tanto para outros telefones fixos quanto para celulares. No entanto, é preciso tomar cuidado com ligações para outras cidades ou estados, que geralmente não estão inclusas nos pacotes.

Por isso, confira no contrato do seu plano de celular se as ligações são locais ou nacionais.

Outro ponto a ser levado em consideração é que, caso você tenha chamadas ilimitadas para outras operadoras de qualquer região do Brasil, pode ser que não seja tão vantajoso manter um fixo em casa.

5. Só tenha TV por assinatura se realmente assiste aos canais do pacote

É comum que as pessoas migrem para um pacote maior de TV porque ele possui um ou dois canais interessantes, como Telecine ou HBO, mas acabam pagando um valor alto por isso.

É preciso avaliar se você realmente utiliza o serviço e se o preço vale a pena para a quantidade de canais que realmente irá assistir.

Além disso, sempre compare as ofertas de outras operadoras de TV e veja se não há um plano mais barato que ofereça o mesmo canal.

Também existem pacotes que podem ser adquiridos separadamente, como canais de filmes, infantis, futebol, entre outros, sem que você precise pagar pelo plano mais caro com todos inclusos.

Por último, vale a pena levar em consideração trocar a TV pelo Netflix se a sua preferência for por filmes e séries. Basta conferir se a plataforma disponibiliza os conteúdos que você procura.

Saiba mais sobre planos Netflix e parceria com operadoras!

6. Contrate a velocidade correta de banda larga

Se você passa a maior parte do dia fora de casa, é bem provável que não seja necessário todos aqueles megas contratados no seu plano. Por outro lado, é fundamental analisar quantas pessoas irão utilizar a mesma rede ao mesmo tempo, mesmo que seja só à noite. Nesse caso, é preciso garantir velocidade para todos.

Em um de nossos posts, nós explicamos mais a fundo como escolher a velocidade da banda larga e a identificar o seu consumo.

Você também deve ficar de olho na qualidade da sua internet. Se ela cai toda hora ou é muito lenta, pode ser que você esteja pagando por um serviço que não recebe. Para isso, faça testes de velocidade e confira se o valor é compatível com o plano contratado.

Aproveite e pesquise quais as ofertas de banda larga disponíveis na sua região e veja o quanto pode economizar!

7. Leve em consideração contratar combos ou planos família

Se você possui mais de um serviço de telecom em casa, como celular, banda larga, TV e telefone fixo, pode valer a pena contratar um combo.

As operadoras geralmente oferecem promoções para quem contrata todos esses benefícios juntos. No caso da banda larga, por exemplo, os planos de internet podem sair até metade do preço em um combo com telefone fixo.

Já no caso de planos de celular, também há a opção de contratar pacotes com dependentes e ter toda a família em uma conta só. Em alguns casos a economia pode chegar a 68%.

Contudo, não se esqueça de avaliar bem os serviços e de comparar o preço no combo e fora dele.

8. Faça pesquisa de preços dos serviços anualmente

A maioria das operadoras exigem fidelidade em seus planos, o que pode gerar multas para o usuário caso ele troque de plano antes de acabar o período de contratação. Normalmente, esse prazo é válido por 12 meses.

O problema é que muita gente não está atento a esse prazo e acaba perdendo boas oportunidades de economizar.

As operadoras mudam suas ofertas e preços o tempo todo, além de terem promoções para novos usuários. Por isso, sempre que seu plano de telefone, internet ou TV estiver perto do fim da fidelidade, pesquise as ofertas na operadora atual e em outras.

Você pode encontrar um plano com os mesmos benefícios que o atual, porém mais barato e tentar barganhar com sua operadora ou migrar para uma nova.

Aproveite para analisar os planos de telefone fixo mais em conta para as suas necessidades!

economizar nas contas de casa

9. Desligue os eletrodomésticos e eletrônicos da tomada quando não estiverem sendo usados

Nem sempre é possível trocar de serviço, como acontece com os planos de telefone. Porém, dá para cortar alguns gastos desnecessários com atitudes simples.

Você sabia que aquela luzinha vermelha que fica ligada quando a sua televisão está desligada também consome energia? E o relógio do microondas?

Tirar da tomada eletrodomésticos e eletrônicos quando não estão em uso pode ajudar a reduzir um pouco a sua conta de luz. Não será nenhuma mudança drástica, mas aos poucos faz a diferença.

10. Desligue a chave de energia quando for viajar

Quando você vai viajar, mesmo que seja só por um final de semana, e não fica ninguém na sua casa, é fundamental desligar a chave de energia.

Essa é uma medida mais prática para esse tipo de situação do que ter que tirar todos os equipamentos elétricos da tomada, além de prevenir contra acidentes causados por sobrecarga de energia, que podem, inclusive, provocar incêndios.

11. Desative a função turbo do seu chuveiro e deixe na posição verão

Se você tem um chuveiro elétrico na sua casa, uma dica para reduzir os gastos com energia elétrica é não tomar banho com a função turbo, que acaba sendo útil apenas no inverno.

No entanto, é justamente durante as estações mais quentes do ano que o consumo de energia aumenta. Para isso, colocar o seu chuveiro na posição verão é capaz de trazer uma grande economia, já que você não precisa tomar um banho tão quente assim.

12. Opte por lâmpadas de LED ou fluorescentes

Atualmente, existem muitas alternativas de lâmpadas para a sua casa. Nesse caso, ao invés das incandescentes, o que você pode fazer é trocar todas as luzes por lâmpadas de LED ou fluorescentes.

Apesar do custo da lâmpada ser mais alto, esses modelos oferecem maior durabilidade e te ajudam a reduzir bastante o valor a ser pago no final do mês. Esse é um tipo de economia a longo prazo.

economizar nas contas de casa

13. Elimine o máximo possível de extensões e benjamins

Conhecidos popularmente como “T”, esses acessórios desperdiçam muita energia por precisarem puxar mais força para manter mais equipamentos ligados ao mesmo tempo.

Sendo assim, sempre que você não precisar utilizar mais do que um aparelho ao mesmo tempo, o ideal é ligar direto na tomada.

14. Asse ou cozinhe mais de um alimento ao mesmo tempo

Para diminuir o consumo de gás de cozinha, o mais indicado é que você consiga assar ou cozinhar mais de um alimento ao mesmo tempo. Assim, além da sua comida ficar pronta no mesmo momento, o gás não é direcionado apenas para uma boca e, no caso do fogão, você também ganha tempo.

Então, se você precisa assar um bolo ou biscoitos, por exemplo, faça isso enquanto prepara o almoço ao invés de deixar para mais tarde.

economizar nas contas de casa

15. Tampe as panelas ao cozinhar um alimento

Cozinhar alimentos em panelas destampadas faz com que o processo demore muito mais para acontecer, exigindo mais gás para que isso aconteça.

16. Reaproveite a água utilizada para lavar roupa

A água que a sua máquina de lavar roupa pode ser utilizada para diversos outros fins, como limpar o quintal, a varanda ou o carro.

Você também pode colocar baldes para coletar água da chuva para essas atividades e evitar o uso de uma mangueira, reduzindo a quantidade de água consumida.

Esse tipo de ação pode gerar uma boa economia nas contas já que o consumo de água nas mangueiras acaba sendo muito maior do que o necessário.

17. Mantenha a torneira da pia fechada enquanto escova os dentes ou lavar a louça

Por mais que pareça uma mudança insignificante, a longo prazo esses minutos fazem muita diferença.

economizar nas contas de casa

18. Verifique a existência de vazamentos

Se a sua conta de água está vindo com um valor muito alto, desconfie: pode ter algum vazamento na sua casa.

Verifique com frequência se existe algum cano vazando pela sua casa e, em casos positivos, providencie o conserto o mais rápido possível.

19. Jogue os restos de comida no lixo antes de lavar a louça

A quantidade de água necessária para remover os restos de comida de pratos e panelas pode ser reduzido se você simplesmente jogá-los no lixo antes.

Além disso, esse hábito evita o entupimento das pias.

Outro hábito que evita problemas com encanamento é não despejar gordura na pia. Os óleos são os principais vilões de entupimento dos canos e podem acabar te gerando um gasto extra.

20. Utilize a máquina de lavar roupa ou de lavar louças apenas quando atingir a capacidade total

Ligar uma máquina de lavar roupas ou louças sem que esteja completamente cheia só vai fazer com que toda água utilizada seja além do necessário.

Acumular as roupas para que sejam lavadas em um único dia pode te ajudar a economizar tempo e dinheiro.

21. Faça uma lista antes de ir ao mercado

Quando se trata de alimentação e produtos de limpeza, muitas pessoas acabam se empolgando quando cai o salário e compram mais do que realmente precisam.

Por isso, o ideal é conferir tudo o que você já tem na sua casa, pensar no que vai fazer na próxima semana ou mês e fazer uma lista com os itens básicos para limpar a casa e fazer as refeições do dia a dia.

Comprometa-se a adquirir apenas o que estiver nela.

economizar nas contas de casa

Bônus: Coma antes de ir ao mercado

Pode parecer uma dica boba, mas isso faz com que você sinta menos vontade de comprar o que não precisa de verdade.

Ah, e não se esqueça de conferir prazos de validade, para evitar desperdícios!

Todas as dicas acimas são bem simples e talvez você até já tenha ouvido falar, mas é preciso colocar em prática. Se você seguir pelo menos 10 delas, a diferença no bolso já será grande!

 

E então, o que achou das dicas? O que você costuma fazer na sua casa para economizar? Conta para a gente!

Aprenda como economizar nas contas de casa: 21 dicas e um bônus
Dê uma nota para esse post

Melhor Plano

Queremos estimular a livre discussão entre os usuários da
comunidade Melhor Plano. Opine, dê dicas, interaja com outros usuários!

Comentar Nesse Artigo

Destaques

0 comentários

Dicas

Melhor Internet Banda Larga para Jogar Online – Ranking 2018 Mariah Júlia 12:22

Quem joga online sabe que ter uma boa conexão de internet é fundamental. Principalmente, se você for daqueles gamers que gostam de fazer live no…

6 comentários

Dicas

Os melhores planos família para celular de 2018 admmelhorplano 15:40

Se você é casado, tem filhos ou mora com seus pais e está querendo economizar nas contas da casa já deve ter se deparado com…

9 comentários

Dicas, Planos

Os 10 melhores planos pré-pago de 2018 Mariah Júlia 13:58

No último ano o número de celulares pré-pago diminuiu cerca de 9,8%, indicando uma migração dos usuários para planos controle ou pós-pago. Entretanto, o pré…

6 comentários

Claro, Dicas, Nextel, Oi, Porto Conecta, TIM, Vivo

Os melhores planos de celular para economizar mais em 2018 Mariah Júlia 10:16

Black Friday, Natal, Festas, Ano Novo e décimo terceiro… O final de ano é marcado pelo aumento das compras e presentes. Porém, as despesas não…

12 comentários

Dicas

Portabilidade vivo, tim, claro, oi ou Nextel: saiba como trocar de operadora admmelhorplano 14:15

Portabilidade: Como mudar de operadora e manter o mesmo número de telefone Se você é daqueles que adora economizar dinheiro com um plano de telefone…

13 comentários

Claro, Dicas, Oi, TIM, Vivo

Internet 4G: qual a melhor operadora para você? admmelhorplano 10:18

Hoje existem quatro operadoras de telefonia móvel no Brasil que atuam em todo país, e algumas menores que têm atuação regional. Cada operadora oferece planos diferentes, com pacotes…