Compare planos de internet banda larga

5 dicas de como escolher um plano de internet para empresas

Criar e desenvolver uma empresa requer muita pesquisa e investimento para garantir as necessidades básicas de funcionamento, equipamentos para a realização dos serviços, espaço preparado para o trabalho e os profissionais que atuarão no negócio. 

Com a ascensão da tecnologia e o constante desenvolvimento da internet, ela se tornou indispensável para qualquer área de atuação no mercado. Hoje em dia, a grande maioria dos setores de uma empresa dependem da internet ou de uma alguma tecnologia. 

Mas como escolher a internet que melhor irá atender o seu escritório? Confira algumas dicas que podem te ajudar!

5 dicas de como escolher um plano de internet para as empresas 

A internet tornou os processos de funcionamento e trabalho mais ágeis e, consequentemente, aumentou os resultados de muitas empresas inseridas no mercado, principalmente as empresas de marketing digital

Não é à toa que atualmente muita gente depende da internet para trabalhar, pois ela foi capaz de facilitar serviços, ajudou a cortar gastos, além de ser sinônimo de praticidade e rapidez. Mas para aproveitar o melhor desempenho que a internet tem a oferecer no ambiente de trabalho, é importante considerar alguns fatores na hora de definir um plano de internet viável para a sua empresa.  Confira!

1. Planejamento

Primeiramente, é muito  importante que a empresa analise os serviços que serão utilizados e que dependem da internet (pensando sempre a longo prazo), para definir o melhor plano, de acordo com as suas necessidades e exigências. Você e seus colaboradores precisam fazer mais downloads e uploads de arquivos, terão que participar de videochamadas diárias, utilizar programas online, entre outros?

Para isso, a equipe deve mencionar as estratégias e planejamentos, definindo os trabalhos que dependem exclusivamente da internet.

2. Custo-benefício

Com as necessidades estabelecidas e planejadas, é muito importante realizar uma pesquisa dos principais serviços de internet que oferecem o que é solicitado pela sua empresa e avaliar o seu valor total. 

O custo-benefício deve ser um fator de muito peso, principalmente quando se trata de uma empresa nova que está definindo seus “gastos” e  investimentos. Aquele provedor que oferecer o melhor serviço, pelo valor mais coerente, é o que deve receber uma atenção maior.

3. Qualidade

O valor de custo não é o único detalhe que deve ser observado durante a contratação de um serviço de internet. Não adianta economizar no investimento da internet, se a mesma possui uma péssima conexão, não realiza os serviços quando devem ser feitos, e principalmente, se vai “te deixar na mão” durante o expediente.

 O mais barato não significa maior qualidade e para as empresas a estabilidade do sinal de internet é o mais importante, principalmente dependendo da quantidade de funcionários que seu negócio tiver.

4. Custos adicionais no contrato

Priorize realizar a contratação de serviços que sejam práticos, sem a cobrança de valores adicionais. Algumas empresas solicitam pagamentos além da própria internet, por isso é importante estar atento no contrato.

5. Internet no combo

Muitas empresas tendem a oferecer e até “obrigar” que serviços de internet só sejam oferecidos quando há a contratação de telefone e televisão, combinados como um pacote. 

O nome dessa prática é venda casada, mas, além de ser contra a lei, é um custo muito elevado para uma empresa que em algumas situações, não irá utilizar tais serviços. Esteja atento a isso ao fechar o pacote de internet.

Quais são os tipos de internet para empresas? 

Existem muitas categorias de serviços que envolvem pacotes de internet. Suas variações dependem da velocidade, qualidade do sinal, quantidade de megas, entre outros.

Para isso, é necessário entender as prioridades da empresa e o para que você vai usar a internet, para então investir no que será mais viável para o funcionamento dos setores dela.

Por isso, é importante conhecer também as tecnologias disponíveis para fazer sua conexão e entender qual delas pode te atender melhor.

Internet via satélite

É uma categoria de serviços para oferecer acesso à internet sem a necessidade de cabos, apenas através do sinal do satélite, muito utilizada em casos nos quais não existem outros meios de acesso. 

Sua velocidade pode ser considerada alta, mas, devido a necessidade de uma antena, qualquer situação ambiente, ou um objeto pode “impedir” que os sinais sejam recebidos, levando a mesma a sofrer interferências. 

Internet Via Satélite: tudo o que você precisa saber sobre essa tecnologia!

Internet a cabo

Ao contrário do satélite, a internet por cabo, como o próprio nome diz, funciona através da conexão dos cabos. São comuns para ambientes domésticos, não necessita mais de uma linha telefônica, apenas de um modem.

Também possui um desempenho melhor para fazer downloads, mas, pode suportar poucos aparelhos ao mesmo tempo.

Internet via rádio

Utilizada através de um conjunto de antenas, mas de modo independente, as conexões estabelecidas podem gerar disponibilidade de internet para abranger vários aparelhos. Mas, devido à dependência das ondas eletromagnéticas, podem gerar falhas constantes.

Saiba mais sobre a internet via rádio e confira os planos disponíveis!

Fibra óptica

A internet por fibra óptica é a que possui melhor qualidade, pois garante mais velocidade (até 50 Gbps) e estabilidade. Pode ser monomodo e o multimodo (longo alcance e curto alcance mas diversos sinais ao mesmo tempo, respectivamente). Mais indicada para usuários domésticos e empresas. 

Pode investir mais para ter uma internet mais rápida na sua empresa? Compare os planos de banda larga a cabo e veja qual a melhor opção para você:

Qual a velocidade de internet ideal para a minha empresa?

Velocidade 15MB a 25MB

Ideal para pesquisas, download de arquivos leves e acesso moderado às redes sociais (podendo oscilar em  determinadas situações).

Velocidade 50MB a 100MB

Permite realizar videoconferências, streaming, atualizar sites e plataformas, download de qualquer categoria de arquivo e serviços de softwares.

Velocidade 200MB a 300MB

Ideal para serviços de E-commerce (comércio online), controle de sites, atuação de softwares e até serviços de câmeras e streamings. 

Afinal, qual a melhor velocidade de internet para empresa? 

Essa resposta vai depender das necessidades da sua empresas. Existem duas opções mais viáveis de qualidade e velocidade de internet  para “sustentar” as exigências de uma empresa. 

A primeira, é a linha de assinante digital, feita através de linhas telefônicas de cobre (um modem de internet). Esse tipo de conexão garante alta velocidade e tecnologia, possibilitando uma navegação moderada, backups, videoconferências, streaming e rápidos downloads.  

A segunda opção mais viável, é a mais atual, denominada de fibra óptica. Esse tipo de internet é uma das mais populares atualmente no Brasil.  Oferece velocidades rápidas para a realização dos serviços e acessos, possibilitando  backups online, streaming, qualidade HD, servidores de softwares, entre outros.  

É um investimento que garante melhor funcionamento das funções do dia  a dia da empresa, auxiliando nos próprios resultados. Com isso, as velocidades sugeridas são entre 50 megas até 300 megas, dependendo sempre das necessidades e funções realizadas na empresa.  

Por fim, é importante definir e investir em uma internet de qualidade, que ofereça velocidade e boa conexão. A internet é indispensável para qualquer empresa na atualidade. 

Gostou do conteúdo? Conte nos comentários e deixe suas dúvidas.

*Conteúdo produzido em parceria com WebTrends.