Compare planos de internet

Como estudar em casa para o Enem gastando pouco: Confira 5 aplicativos gratuitos ou de baixo custo!

Estudar para o Enem em casa já era a realidade de muitos estudantes, mas com a pandemia do COVID-19, diversos alunos tiveram que se adaptar ao novo modelo de estudos e utilizar recursos online.

Entre as novas dificuldades de estudar em casa, a questão financeira pode aparecer para muitos vestibulandos, sendo necessário encontrar alternativas mais baratas para estudar.

Por isso, separamos aqui os principais aplicativos gratuitos ou de baixo custo para estudar para o Enem. Vamos lá?

Aplicativos para estudar para o Enem

Separamos aqui os principais aplicativos com aulas, exercícios e todas as dicas de organização para os seus estudos. Veja abaixo!

Stoodi

O Stoodi é um cursinho online preparatório para o Enem e outros vestibulares que está disponível para computador e em aplicativo.

Com ele, você pode assistir a videoaulas de todas as matérias cobradas nas provas, além de acessar uma lista enorme de exercícios para treinar.

Também é possível baixar as aulas para assistir offline quando estiver sem internet e diversas aulas e exercícios do aplicativo estão disponíveis de graça.

Basta deixar um breve cadastro e você já tem acesso às principais matérias. O app está disponível na Play Store e na App Store.

AppProva

O AppProva é o aplicativo que disponibiliza simulados e provas anteriores dos principais vestibulares do país de graça, na palma da sua mão.

Ele oferece uma gama de provas antigas e um banco de exercícios para simular o dia do seu exame. O app é gratuito e você pode encontrar nas versões para Android e iOS.

Vai estudar para o Enem pelo smartphone? Compare planos de internet móvel 4G para assistir videoaulas com alta velocidade.

 

Trello

O Trello é um aplicativo de organização. Ele é ideal para quem gosta de visualizar todas as tarefas do dia de maneira simples. Com ele, você pode criar colunas com diversos cartões de acordo com as atividades para se fazer, as que estão sendo realizadas e as que já foram finalizadas.

Também é ideal para quem gosta de praticar as matérias com os amigos, pois os quadros do Trello podem ser compartilhados. Assim todos podem acompanhar, revisar e tirar dúvidas do que o outro está estudando. Ele está disponível para computador, iOs e Android.

Duolingo

Para quem ainda não conhece, o Duolingo é um site para aprender uma língua nova de maneira divertida e inovadora. Eles utilizam a estratégia de games para deixar o aprendizado leve.

Você escolhe qual língua estrangeira deseja aprender, como inglês ou espanhol, as mais cobradas nos vestibulares. E caso tenha interesse, o app trazer uma gama de possibilidades de novas línguas, como francês, coreano, japonês, entre outras.

Você ainda recebe notificações diárias para fazer lições e exercícios rápidos. O Duolingo também possui um app disponível na Play Store e na Apple Store.

Porém, esse app só funciona gratuitamente quando há conexão com a internet. Por isso, é ideal ter sempre um WiFi por perto ou um plano de celular com 4G.

App Detox

O App Detox é a melhor alternativa para desintoxicar de outros aplicativos que te distraem e fazem perder tempo, como por exemplo, as redes sociais.

Você escolhe um intervalo de horários para o App Detox bloquear aqueles aplicativos que roubam sua atenção.

Depois, é só selecionar as redes sociais e evitar a procrastinação ao máximo. Assim você conseguirá ter mais foco nos estudos.

Dicas para estudar para o Enem em casa

Além de todas as indicações de aplicativos que deixamos, é importante saber quais as melhores estratégias para conseguir organizar os seus estudos.

Veja as dicas que separamos abaixo e comece a aplicar no seu dia a dia.

Estabeleça metas de estudo

Uma boa metodologia de estudos é se desafiar em pequenas metas diárias para cumprir com as suas responsabilidades.

Por isso, crie um cronograma de estudos. Veja qual o dia da sua prova final ou o vestibular que está mais ansioso e crie uma data para ser o último dia dos seus estudos. Separe todas as matérias importantes e o material teórico organizado por semana.

E se você ainda está meio perdido com relação a quais temas deverá estudar, uma dica é criar um Cronograma de Estudos online com o Stoodi, que já deixa tudo pronto para você saber bem quais são as matérias mais importantes.

Treine com provas antigas

Uma das melhores estratégias para mandar bem numa prova é conhecer muito bem como ela funciona. Veja quais os principais pontos para saber de um exame:

  • Quantas questões tem a prova;
  • Quais são os assuntos mais cobrados;
  • Questões alternativas ou dissertativas;
  • Tempo de prova;
  • Tempo médio para cada questão;
  • Possibilidade de uma redação.

Contudo, a melhor maneira de entender como uma prova funciona é realizar versões anteriores dela antes do grande dia, como um teste.

Por isso, simule o dia da prova se isolando em uma parte da casa durante o período exato do teste e realizando os exercícios de algum ano anterior.

Assim, no grande dia você estará muito mais familiarizado com o formato e com as dificuldades que os vestibulandos enfrentam.

Pratique a redação

Uma dica importante é praticar a redação. A maioria dos exames possui essa etapa que geralmente é considerada uma das mais importantes, principalmente no Enem.

Por isso, veja aulas de redação e treine a produção de artigos dissertativos argumentativos em casa.

Depois, solicite uma correção de redação online, em que um corretor utiliza os mesmos critérios que os avaliadores do Enem e simula uma nota para você saber se está mandando bem.

E aí? Gostou das dicas? Então não perca tempo, estude agora para o Enem em casa e vire logo um universitário.

Vai estudar online? Aproveite para comparar planos de internet banda larga com velocidade para assistir às suas aulas sem quedas no sinal.

Esse conteúdo foi produzido em parceria com o site Stoodi, um curso online preparatório para o Enem e outros vestibulares.