Compare planos de celular

Como estudar pelo celular: apps e dicas para se organizar melhor

Em um contexto de evolução da tecnologia, a forma de consumir informações tem mudado de forma considerável. Hoje, as redes sociais, lives, plataformas de streamings de vídeo e conteúdos em vídeo 360º já fazem parte da nossa vida e ficarão com a gente por muito tempo.

Fruto disso são as alterações observadas dentro do campo do ensino: de um lado, as aulas à distância parecem ganhar cada vez mais alunos, atraídos pela facilidade da educação remota. De outro, fazer as tarefas e trabalhos pelo notebook e tablet se tornou um verdadeiro hábito para diversos estudantes. Isso sem contar as facilidades do celular. 

Para aqueles que não têm tempo, o smartphone é um ferramenta valiosa, pois te permite estudar de qualquer lugar afinal, basta se conectar ao Wi-fi ou usar a internet do plano de celular. Contudo, há quem ainda não se sinta familiarizado com o aparelho para aprender à distância. Se você é um deles, a seguir, revelaremos os melhores aplicativos e dicas para otimizar a rotina de estudos com ajuda do smartphone. Confira!

Aplicativos para organizar os estudos pelo celular: 4 opções imperdíveis!

Evernote

De forma geral, o evernote é um aplicativo voltado para pessoas que querem se organizar. Com ele, que está disponível no smartphone e computador, é possível anotar tarefas, gerenciar projetos e redigir textos de maneira simples e intuitiva. 

Há quem o chame de “caderno virtual”, já que o app permite a criação de notas com listas, tabelas, fotos, documentos, imagens e áudios. Além disso, o usuário consegue organizar suas notas com etiquetas e ainda criar seções para cada disciplina. Dá  para vinculá-lo ao Gmail, Outlook, Google Drive, Trello, Slack e microsoft teams sem problemas.

Outra função interessante para quem usa o Evernote para estudar pelo celular é a digitalização de documentos que podem ser salvos em uma nota.

Mindmeister

O Mindmeister é um aplicativo super útil para quem gosta de criar mapas visuais e outros diagramas para gerir e organizar as informações. Seus recursos para mapeamento mental ajudam a memorizar mais rápido os conteúdos, por isso são muito utilizados por estudantes.

Logo ao acessar a conta, o usuário irá se deparar com templates prontos para cada interesse. O primeiro passo, portanto, é informar o tipo de mapa mental desejado, embora haja uma variedade para educação: 

  • Exam Preparation: Preparação para exames;
  • Homework Planning: Planejamento de lições de casa;
  • Essay Writing Ckeklist: Checklist de trabalho;
  • Lesson Plan: Plano de aula;
  • Weekly Plan: Plano semanal;
  • Class Syllabus: Grade escolar;
  • Cornell Note Taking: Anotações sobre aulas

AppBlock

O AppBlock pode ajudar quem quer estudar pelo celular, mas vive se distraindo com outros aplicativos. Isso porque ele permite que você bloqueie outros apps em dias e horários de sua escolha.

A interface do aplicativo é simples e intuitiva. Depois de baixá-lo, o primeiro passo é criar um perfil e selecionar as condições de bloqueio, bem como definir o limite de uso diário de cada ferramenta dentro do celular. O mesmo pode ser feito com os portais e sites.

App Como estudar

A última indicação da lista é o Como Estudar, que conta com um grande compilado de dicas para otimizar os estudos. Para se ter uma ideia de seus conteúdos, alguns tópicos são: 

  • Melhores métodos de estudo;
  • Como manter o foco nas tarefas;
  • Como evitar a procrastinação;
  • Boas práticas para fazer um resumo;
  • Como ser mais produtivo nos estudos

Agora que você já conheceu aplicativos que irão te ajudar na jornada de estudos com o smartphone, vamos compartilhar dicas fundamentais para tornar esse processo ainda mais proveitoso:

Dicas para estudar pelo celular

Tenha uma boa conexão

Muitos alunos que estudam pelo celular estão matriculados em algum curso de ensino a distância, portanto fazem uso de plataformas de hospedagem e distribuição de videoaulas.

Para funcionar, essas plataformas precisam de conexão, por isso a importância de ter um bom plano de internet móvel. Além disso, seja para fazer pesquisas ou acessar outros materiais pós-aula, você também precisará estar conectado. Sendo assim, listamos algumas alternativas para deixar a internet do seu celular mais rápida:

  • Exclua os apps não utilizados;
  • Faça testes com diferentes navegadores. Existem algumas opções mais leves como o Firefox Lite e o Opera Mini;
  • Apague o cache e dê preferência ao Wi-fi.

Precisando trocar seu plano de celular para ter uma conexão móvel mais rápida? Compare agora as ofertas de pacotes de celular disponíveis e escolha a melhor opção para você:

Mantenha os seus arquivos na nuvem

Se você quer ser eficiente ao estudar de maneira remota, é fundamental salvar os seus arquivos na nuvem, pois assim os acessará de qualquer lugar. Alguns serviços de armazenamento que recomendamos são o Google Drive, One Drive, iCloud e Dropbox.

Use as suas senhas como lembrete

Sabe aquela data difícil de gravar? Ou aquela fórmula que você sempre esquece? Já pensou em colocar esses números como senha do seu celular? Pode ser uma boa alternativa para memorizá-los com mais facilidade.

Papel de parede estratégico

Outra dica que serve como auxílio na memorização é um papel de parede ou tela de descanso estratégico. Você pode optar por colocar algo que lembre o conteúdo que você está estudando ou até mesmo inserir um plano de fundo com uma frase inspiracional que lhe motive diariamente a continuar.

Atente-se à postura

Ficar muito tempo no celular com uma postura inadequada pode causar dores indesejáveis. Portanto, para usar o smartphone e evitar problemas na coluna, mantenha o pescoço ereto e leve o aparelho na altura dos olhos. Junto disso, tente segurá-lo sempre com as duas mãos, quando for possível.

Dicas bônus: aumentando a concentração

A dica bônus para quem vai estudar pelo celular é ter músicas relaxantes ou aquelas de sua preferência salvas no smartphone, assim você pode se distrair nos momentos de pausa. 

Outra sugestão é o aplicativo Medite.se, que, como o próprio nome sugere, é voltado para meditação. Praticar os exercícios meditativos do app darão um gás tanto na concentração quanto em se manter mais relaxado.

E então, o post acima foi útil para te ajudar a começar a estudar pelo celular? Esperamos que sim! Comece hoje mesmo a colocar as dicas em prática e turbine o seu aprendizado!

Este conteúdo foi produzido em parceria com a Sambatech, empresa referência no mercado de vídeos online e soluções para ensino à distância.