Compare planos de internet

Saiba como limitar a internet para outros dispositivos e melhorar sua conexão

Quer saber como limitar a velocidade da internet wi-fi para outros dispositivos? Então, esse passo a passo vai te ajudar!

A sua conexão está lenta, mesmo tendo um plano com boa velocidade? O problema pode estar na forma como você compartilha a internet na sua casa.

Por isso, neste artigo, vamos te ensinar:

  • como limitar a velocidade de internet para outros dispositivos e ter mais controle sobre a distribuição da sua rede;
  • como limitar a internet para controle dos pais.

Não está satisfeito com a sua internet? Conheça os planos de internet banda larga disponíveis na sua região.

 

O que significa limitar a internet para outros dispositivos?

Aprender como limitar a internet para outros dispositivos nada mais é do que definir a quantidade de velocidade que cada aparelho conectado à sua rede irá receber.

Assim, se alguém acessa a internet apenas para verificar e-mails, a velocidade será menor. Já o usuário que necessita de uma conexão mais potente terá as configurações apropriadas de alta velocidade.

Passo a passo: como limitar a internet para outros dispositivos

Para limitar a distribuição da rede sem fio não é preciso instalar qualquer tipo de programa. As configurações são feitas manualmente e, rapidamente, você vai conseguir regular melhor a forma como cada aparelho recebe o sinal de internet.

É necessário configurar o roteador – o aparelho que distribui a rede de internet sem fio – para definir quanto de velocidade cada um dos dispositivos vai receber, seja ele notebook, celular, computador, tablet, etc.

Confira, a seguir, o tutorial para limitar a velocidade de internet de outros dispositivos:

1.      Identifique o IP do roteador

Para alterar as configurações de internet, você vai precisar saber o IP de identificação do seu roteador.

Conteúdo Relacionado:  Saiba tudo sobre on demand: o que é, quais serviços funcionam assim e como contratar!

Se esse número não estiver informado no próprio aparelho, siga os passos abaixo.

  • Clique no menu “Iniciar” e digite “CMD”. A opção de “Prompt de comando” vai aparecer na barra. Clique para selecionar e abrir.
  • Uma tela preta, de configurações, será aberta. Digite o comando “ipconfig”.
  • Busque o campo chamado Gateway padrão e anote o número informado, que é referente ao IP do roteador.

2.      Ajustando as configurações do roteador

Agora que você já conseguiu o IP do roteador, cole o número na barra de endereços do seu navegador de internet e dê enter.

Acesse a página de configurações do roteador com o usuário e senha do aparelho. No próximo passo, você deve identificar a marca do seu roteador para saber como limitar a internet Wi-Fi para os dispositivos conectados ao seu wi-fi:

Configurando limite de internet no TP-LINK

O TP-Link é um dos principais roteadores do mercado. Para ajustar as configurações, siga os passos já citados, lembrando que o login e senha padrão do TP-Link é a palavra “admin”.

Quando a janela abrir, navegue pelo menu lateral, à esquerda, e selecione “Controle de banda” e “Parâmetros”.

Depois, escolha seu tipo de conexão e defina as velocidades para baixar e subir dados.

Ainda no menu de “Controle de banda”, vá na opção de “Regras”. Clique em “Adicionar” e preencha os dados de IP solicitados. Depois, é só salvar os ajustes.

Configurando limite de internet no D-Link

No D-Link, as configurações também são parecidas. Acesse o navegador com o login “admin” e a senha em branco – que é o padrão dessa marca de roteador.

Abra a guia “Avançado” e selecione a opção de “Controle de tráfego”. Ajuste as configurações de velocidade e clique em “Aplicar”. Depois, em “Regras de QoS” clique em “salvar”.

Conteúdo Relacionado:  Internet UOL: veja como é e como funciona

Por fim, nos campos de “IP de destino” e “IP de origem” defina para quais dispositivos a regra deverá ser aplicada.

Não se esqueça de reiniciar o roteador para que as configurações sejam validadas.

Para usar a internet de forma satisfatória é preciso ter um bom plano. Mas você sabe qual a melhor operadora para você? Confira nosso artigo sobre a melhor internet banda larga do Brasil antes de decidir.

Por que aprender como limitar a internet para outros dispositivos vai melhorar a qualidade da conexão?

Está jogando um game online, mas a conexão está lenta e você está perdendo de lavada? Ou precisou baixar um filme para um trabalho escolar e ainda não conseguiu? Também há situações em que precisamos enviar arquivos pesados para um cliente e o e-mail fica preso na caixa de saída.

Independentemente da situação e das suas necessidades, ter uma internet rápida passou a ser uma demanda básica na casa da maioria dos brasileiros.

Entretanto, se você não souber como limitar a internet para outros dispositivos, vai acabar tendo problemas com a conexão no seu aparelho e ficar impedido de realizar as suas atividades online (ou fazê-las com muita lentidão).

Pense em quantas pessoas estão utilizando a internet na sua casa: o wi-fi possui senha? Você sabe quem são as pessoas que utilizam a sua rede? O pacote contratado é compatível com a quantidade de usuários?

Se a resposta para todas essas perguntas foi “SIM”, você realmente precisa saber como limitar a internet para outros dispositivos e utilizar com mais qualidade o serviço contratado.

Limitação de internet como forma de segurança e controle dos pais

Mais do que distribuir a conexão de maneira mais “confortável” entre os usuários, saber como limitar a internet também pode ser um importante meio de controle parental, que podem definir novos mecanismos de segurança para os filhos acessarem a rede virtual de computadores.

Conteúdo Relacionado:  13 dicas importantes para economizar na Black Friday

O passo a passo para esse limite também é fácil.

  1. Abra o navegador e digite o código IP do roteador, fazendo o acesso com login e senha do aparelho.
  2. Na opção de “Restrição de acesso” (que também pode ser chamado de “Configurações de uso, de acordo com o modelo) é que as configurações serão ajustadas.
  3. Aqui, você pode ajustar os dias da semana e horários em que a internet poderá ser acessada por cada dispositivo.
  4. Também é possível bloquear o acesso a sites e aplicativos e criar um cronograma de bloqueio.
  5. As configurações ainda permitem acompanhar a localização do GPS em tempo real (para dispositivos com essa funcionalidade) e verificar todo o histórico de navegação.

Conseguiu limitar a internet nos dispositivos da sua casa? Deixe um comentário falando se as dicas funcionaram com você.