Compare planos de internet

Como mudar a senha do Wi-Fi Oi? Descubra agora!

Quer aprender como mudar a senha do Wi-Fi Oi e manter o acesso à sua rede protegida? Essa alteração pode ser bem útil, pois como a conexão sem fio é feita pelo ar, basta que alguém descubra a sua senha para começar a usar sua internet.

Quando isso acontece, além de você pagar pela navegação de uma pessoa que nem conhece, pode começar a sentir uma certa lentidão na conexão. Por isso, confira a seguir um passo a passo simples para ver como como mudar a senha do Wi-Fi Oi em casa.

Sua internet também pode não estar boa porque seu plano já não é mais o ideal para você. Se esse for o caso, aproveite para comparar os planos de internet banda larga na sua cidade:

Como encontrar o IP do meu roteador?

Para mudar a senha do Wi-Fi é necessário ter o modelo e o código IP do seu roteador. Como a instalação desse aparelho é feita pro um técnico especializado, muita gente nem se preocupa com as informações de identificação dos dispositivos. Mas, não se preocupe! É bem fácil descobrir!

O modelo do roteador geralmente é informado em uma etiqueta na parte de cima, embaixo ou até na lateral do dispositivo. Também dá para encontrar o número do IP no próprio aparelho. Os códigos mais comuns dos roteadores da Oi são:

  • 168.1.1;
  • 168.0.1;
  • 168.2.1;
  • 0.0.1;
  • 0.1.1.

Descubra o IP do roteador com o Prompt de comando

Se você não  encontrar o IP no próprio aparelho e, consequentemente, não conseguir saber como mudar a senha do Wi-Fi Oi, é possível identificar o código a partir do seu computador em 3 passos:

  1. Pressiona a tecla “Windows” + R;
  2. Escreva “cmd” (sem as aspas) e clique em “Enter” no pop-up será que aberto no canto inferior esquerdo da tela;
  3. Procure pela linha “Gateway Padrão” em um novo pop-up que aparecerá, dessa vez com a tela preta. Aí estará informado o endereço de IP do seu roteador.
Conteúdo Relacionado:  Ouvidoria Vivo: saiba como entrar em contato com a operadora

Agora que você já identificou o IP, pode aprender a mudar a senha do Wi-Fi Oi pelo computador ou pelo celular.

Como mudar a senha do Wi-Fi Oi no computador?

Com o número do IP em mãos, já dá para saber como mudar a senha do Wi-Fi Oi usando seu navegador.

Faça login na página do roteador

  1. Abra seu navegador de internet. Pode ser o Edge, Firefox, Google Chrome ou qualquer outro de sua preferência;
  2. Digite o número de IP na barra de endereço do navegador para acessar a página de login do roteador;
  3. Insira seus dados de acesso, já alterados pelo usuário, ou aqueles que vêm originalmente com o aparelho. Normalmente, o login e senha são “admin” (sem aspas), mas você pode tentar outras opções:
  • Usuário: admin
  • Senha: em branco (não digite nada, apenas aperte enter)

 

  • Usuário: admin
  • Senha: admin

 

  • Usuário: admin
  • Senha: password

 

  • Usuário: admin
  • Senha: 1234

 

  • Usuário: Admin
  • Senha: Admin

 

  • Usuário: Admin
  • Senha: em branco

 

  • Usuário: em branco
  • Senha: em branco

Se nenhuma dessas opções funcionar, certamente a senha já foi trocada e será necessário resetar o aparelho para recuperar os dados originais de acesso.

Altere a senha do Wi-Fi Oi

Depois de acessar a página do roteador, é fácil alterar a senha do Wi-Fi Oi.

  1. Na página inicial, procure a aba destinada à conexão Wi-Fi, que estará com o nome “Wireless”. Essa opção deve estar no menu superior ou na barra lateral;
  2. Na página de “Configuração da rede Wi-Fi aberta, selecione a opção de senha, que pode estar descrita com um dos nomes abaixo, de acordo com seu aparelho roteador:
  • Password;
  • Shared key;
  • WPA — Key;
  • WPA-PSK — Key.
  1. Agora, basta mudar a senha que está informada nesse campo e clicar em “Salvar“.

Como mudar a senha do Wi-Fi Oi pelo celular?

Se você prefere fazer tudo pelo celular, saiba que também dá para usar o dispositivo móvel para alterar a senha Wi-Fi Oi. A melhor parte é que nem precisa instalar nenhum aplicativo, basta usar as ferramentas que o celular já oferece.

  1. Abra o navegador do seu celular. Pode ser o Chrome ou o navegador padrão, instalado automaticamente, como o Safari, por exemplo;
  2. Digite o número de IP do roteador na barra de endereço;
  3. Acesse a página do roteador com login e senha;
  4. Encontre o menu de Wireless e, em seguida, Segurança;
  5. Na opção de senha, altere de acordo com a sua preferência;
  6. Reconecte seu celular com a nova senha.

Descobrindo o endereço de IP pelo seu celular

Se você não sabe o IP do roteador, também dá para usar o celular para descobrir o número:

  1. Acesse a janela de configurações do aparelho;
  2. Clique em “Conexões“;
  3. Selecione a opção “Wi-Fi” e escolha a rede à qual o aparelho está conectado;
  4. Clique em “Endereço do seu IP” no pop-up que será aberto.

Aproveite e compare os planos pós-pagos da Oi para ter mais internet no seu celular e saiba qual possui melhor custo-benefício:

Por que criar uma senha mais segura para o seu Wi-Fi?

Para ter certeza de que ninguém mais vai “roubar” sua conexão, é recomendado criar uma boa senha de acesso. Isso vai dificultar a vida de quem tentar acessar sua internet e deixar sua rede mais segura.

Ao compartilhar sua internet, sem querer com outras pessoas, você pode estar deixando sua rede aberta para usuários mal-intencionados, além de tornar sua conexão muito mais lenta, o que atrapalha a navegação.

Veja algumas dicas para ajudar na elaboração da senha:

  • Crie uma senha longa. Pode ser mais difícil memorizá-la, mas também dificultará para outra pessoa descobrir a chave de acesso da sua conexão.
  • Escolha uma senha que faça sentido para você. Mas nada de colocar o nome da sua mãe, seu endereço ou a data de aniversário.
  • Mescle números, letras em caixa baixa e caixa alta e outros caracteres, que dificultam a vida de quem usa ferramentas para descobrir senhas.
  • Proteja a sua senha, deixando-a sempre guardada em lugar seguro e que os visitantes não consigam ver.

Como descobrir se alguém está usando minha conexão Wi-Fi Oi?

Se você quer ter certeza de que há um intruso na sua conexão antes de alterar a senha, dá para fazer isso usando seu computador.

  1. Abra a pasta de “Configurações de Rede e Internet” do computador e clique em “Exibir propriedades da rede” (veja abaixo exemplo com Windows).

2. Na próxima tela, identifique a rede Wi-Fi e o servidor DNS.

3. Cole esse número no seu navegador de internet e verifique quantos aparelhos estão conectados à sua rede.

Você pode descobrir os intrusos também pelo celular e ainda bloqueá-los. Saiba como fazer isso no post que o Melhor Plano preparou sobre como saber se alguém está usando a internet de outra pessoa.

Conseguiu mudar a senha do Wi-Fi Oi? Se ainda tiver alguma dúvida, conte nos comentários. Não se esqueça de compartilhar esse artigo e ajudar outras pessoas a terem uma conexão mais segura.

A Oi é realmente a melhor operadora para você? Compare agora todos os planos das principais empresas de telefonia e internet em sua cidade!

Conteúdo Relacionado:  Pacotes Oi: tudo que você precisa saber sobre TV HD Oi