Aprenda como mudar a senha do WiFi da sua casa

Marilia Marques
  • 0 comentários

Esqueceu a senha do Wi-fi? Comprou um modem novo e quer trocar a senha da internet? Ou desconfia que há outras pessoas usando a sua rede e deseja colocar uma senha nela?

Seja qual for o motivo, nesse conteúdo você vai aprender como mudar a senha do WiFi da sua casa. Basta confeir o nosso passo a passo, que pode ser feito tanto pelo próprio computador quanto pelo seu celular.

Caso você não esteja conseguindo acessar o WiFi por alguma outra razão, vamos mostrar quais são as possibilidades para tentar te ajudar a resolver o seu problema também. Confira!

Leia também: Tudo sobre modem de internet 

Melhor Plano

Como mudar a senha do WiFi pelo computador

como mudar a senha do wifi

O tutorial que vamos apresentar para você aprender como mudar a senha do WiFi foi testado em um computador com o sistema Windows e um roteador TP-Link.

Contudo, o procedimento para trocar a senha na maioria dos roteadores de outros fabricantes é praticamente o mesmo: você terá que acessar as configurações do seu equipamento e fazer a mudança lá.

São 3 passos para mudar a senha do wi-fi pelo computador:

1. Descubra o endereço IP do seu roteador

Para começar, é necessário que você descubra qual o número do endereço de IP do roteador que você tem em casa. Aqui, existem dois caminhos que você pode seguir para saber qual é o IP do seu roteador: por meio das propriedades de conexão local ou através do Prompt de Comando.

Propriedades de conexão local

Melhor Plano

Se você deseja descobrir o IP do seu roteador usando as propriedades de conexão local, você deve:

  1. Clicar com o botão direito do mouse no ícone de conexão de rede do Windows. Ele está localizado, geralmente, na barra inferior da tela, ao lado esquerdo do relógio.
  2. Selecionar a opção “Abrir a Central de Rede e Compartilhamento”.
  3. Na janela que irá abrir, você deve escolher a conexão de rede que está ligada à internet e clicar nela.
  4. Uma pequena janela com o status da sua conexão de rede irá aparecer. Ali, você deve ir em “Detalhes…”.
  5. Nessa próxima janela, o número que aparecer na mesma linha que o item “Gateway Padrão” é o endereço IP do seu roteador.

Prompt de comando

Para quem prefere utilizar o Prompt de Comando para saber qual é o endereço IP do roteador que possui, é preciso:

  1. Clicar com o botão direito do mouse sobre o botão Iniciar, localizado do lado inferior esquerdo da sua tela, ou pressionar as teclas “Windows” (que tem o símbolo da marca) + “x”.
  2. Irá aparecer uma lista, na qual você deve selecionar a opção Prompt de Comando.
  3. Ao abrir uma janela com fundo preto, digite ipconfig e pressione a tecla Enter.
  4. O resultado irá aparecer nessa mesma janela. O item “Gateway Padrão” corresponde ao endereço IP do seu roteador.

2. Acesse as configurações do roteador

Assim que você descobrir o endereço IP do seu roteador, copie e cole o resultado encontrado diretamente na barra de endereços do seu navegador (pode ser Internet Explorer, Google Chrome, Firefox, entre outros) e tecle Enter, como se você fosse acessar um site qualquer.

Uma tela pop-up irá aparecer na sua tela. Ali, é preciso digitar o nome de usuário e senha do roteador.

Se você acabou de comprar um roteador ou resetou as informações dele, ele estará com as configurações de fábrica estabelecidas. Por conta disso, será preciso reconfigurá-lo novamente e definir uma nova senha.

Para acessar o seu roteador novo ou recém resetado, é possível utilizar a senha padrão de sua configuração.

Caso você não saiba a sua senha padrão, segue abaixo os principais usuários e senhas usados nos modelos mais comuns de roteadores :

Usuário: admin
Senha: senha em branco

Usuário: admin
Senha: admin

Usuário: admin
Senha: 1234

Usuário: Admin
Senha: Admin

Usuário: Admin
Senha: senha em branco

Usuário: usuário em branco
Senha: senha em branco

OBS: no caso de usuário ou senha em branco não digite nada, apenas deixe o campo em branco e confirme a senha.

Caso nenhuma das opções acima dê certo para você, é necessário resetar o seu aparelho. Para isso, basta procurar por um pequeno furo no próprio roteador com “Reset” escrito, geralmente localizado na parte de trás do equipamento. Utilize um objeto bem fino para conseguir segurar por 15 segundos esse pequeno botão e aguarde ele reiniciar.

3. Troque o nome da rede (se desejar) e a senha do roteador

Assim que você conseguir acessar as configurações do seu roteador utilizando o usuário e senha corretos é hora de trocar a senha e até mesmo o nome da rede:

  1. Entre em “Interface Setup” ou “Basic Settings”.
  2. Clique em “Wireless” ou “Sem fio”
  3. Vá até a seção “WPS Settings”. Ali, o nome que estiver na linha correspondente a “SSID” é o nome da sua rede. Você pode alterá-lo se quiser.
  4. Siga para a seção “WPA2-PSK”
  5. No campo “Pre-Shared Key”, você deve inserir a sua nova senha.
  6. Pressione o botão “Salvar” e pronto!

Lembre-se de escolher uma senha que seja fácil de memorizar, mas que não seja óbvia para qualquer um acessar.

Importante: se algum outro dispositivo estava conectado no WiFi com a senha anterior, será preciso conectar novamente utilizando a senha nova. Por conta disso, caso alguém indesejado esteja usando a sua rede, será automaticamente desconectado.

Internet lenta? Confira quais as melhores operadoras de celular do seu estado e troque de serviço!

Como mudar a senha do WiFi pelo celular

Uma alternativa para quem não possui computador em casa, ou quer realizar essa mudança de uma forma mais prática, é aprender como trocar a senha do WiFi pelo celular.

Para isso, saiba que não é necessário baixar nenhum aplicativo específico, pois você irá utilizar o próprio navegador do seu smartphone em todo o procedimento. Entretanto é preciso que o aparelho já esteja conectado na rede.

como mudar a senha do wifi

Nesse caso, o processo também foi testado com um roteador TP-Link por meio de um celular com sistema Android. No entanto, é possível executar o mesmo passo a passo com outras marcas de roteador e outros sistemas operacionais de celular.

1. Entre nas configurações do seu roteador

O primeiro passo para conseguir mudar a senha do WiFi é entrar nas configurações do roteador que está sendo utilizado na rede. Para isso, é preciso saber o número de IP do seu aparelho (se você não sabe qual é o seu, veja como obter esse número no tópico 1 do item acima. Nesse caso, será necessário utilizar um computador).

Outro detalhe importante é que o celular deve estar conectado no WiFi que você deseja alterar a senha.

Com o endereço do IP do roteador em mãos siga as orientações:

  1. Abra o navegador do seu celular, como o Google Chrome ou Safari, por exemplo.
  2. Digite o IP do seu roteador, como se fosse acessar um site qualquer.
  3. Informe o usuário e a senha do roteador (não do WiFi, fique atento nisso!!). Caso você não saiba qual é, você pode tentar uma das alternativas de senha padrão ou resetar o aparelho e inserir novamente uma das opções de usuário e senha normalmente utilizados de fábrica (veja o tópico 2 do item acima).

2. Altere a senha do WiFi

Assim que você entrar nas configurações do seu roteador fazendo o login com usuário e senha, procure pela categoria “Wireless”. Entre nela e vá em “Segurança”.

Nessa tela, verifique se o modo de segurança padrão (recomendado) já está selecionado. Ele provavelmente estará se a sua rede estiver protegida por um código.

Então, vá para o item “Senha Wireless” e, ali, insira a nova senha que deseja para o seu WiFi. Aperte “Salvar” e pronto!

3. Conecte o seu celular novamente

Assim que você alterar a senha do WiFi, será preciso conectar novamente o seu celular à rede com a senha nova. Para fazer isso, acesse as configurações do seu celular e entre na seção das configurações do WiFi.

Encontre a rede da sua internet e selecione “Esquecer”. Então, selecione a sua rede novamente e insira a nova senha do WiFi para conectar.

Importante: assim como foi necessário conectar o seu celular novamente à rede WiFi com a senha alterada, todos os outros dispositivos, como outros celulares ou computadores e tablets, que estiverem utilizando a mesma internet deverão ser conectados de novo.

Aproveite e confira as ofertas de banda larga da sua região. Economize até 60% na sua conta de internet sem perder velocidade.

Por quê é importante trocar a senha do WiFi

 

como mudar a senha do wifi

1. Segurança

Uma rede que possui a mesma senha por muito tempo pode acabar sendo utilizada por vizinhos, causando lentidão na sua conexão, além das chances de ser invadida por infecções e vírus.

Internet lenta? Saiba o que pode estar acontecendo com a sua conexão e como resolver.

2. Facilitar a memorização

Se você acabou de comprar um roteador e a senha que veio nele é difícil de memorizar, ou é uma senha padrão, a qual muitas pessoas têm fácil acesso para descobrir, é aconselhável também mudá-la para uma escolhida por você.

Afinal, quando alguém for na sua casa e quiser usar o seu WiFi ou você precisar se conectar em um novo aparelho, será mais prático com uma senha fácil de lembrar.

Por quê não consigo conectar no WiFi?

É possível que o problema para você conseguir se conectar a uma rede WiFi não seja a senha. Por isso, confira abaixo algumas opções do que pode estar acontecendo e como solucioná-las!

como mudar a senha do wifi

  • Verifique se o WiFi está ativado no seu computador ou celular;
  • Veja se o modem e o roteador estão funcionando corretamente, com as luzes acesas;
  • Desative o modo avião do seu computador ou celular;
  • Acesse as configurações do seu antivírus do computador. Ele pode estar bloqueando o acesso ao WiFi;
  • Confira se o seu computador ou celular está dentro da área de alcance do seu roteador. Para saber qual é a àrea que o seu aparelho contempla, é preciso olhar no manual de instruções dele.

Alterar endereço DNS

Caso nenhuma das alternativas acima tenha resolvido o seu problema, você pode tentar alterar o endereço do DNS (Sistema de Nome de Domínio). Esse erro pode acontecer se o WiFi estiver funcionando normalmente, mas você não consegue se conectar por meio de algum dispositivo (computador, celular ou tablet).

Para resolver esse tipo de problema, você precisa usar um computador.

  1. Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone da rede WiFi
  2. Selecione “Abrir a Central de Rede e Compartilhamento”.
  3. Encontre a sua conexão e clique em “Propriedades”.
  4. Procure pelo item “Protocolo IP Versão 4 (TCP/IPV4)” e clique em “Propriedades” novamente.
  5. Na parte inferior da janela, marque a opção “Usar os seguintes endereços de servidor DNS” e digite nas caixas as seguintes sequências de números:
    • 208.67.220.220 (preferencial) e 208.67.222.222 (alternativo) ou 8.8.8.8 (preferencial) e 8.8.4.4 (alternativo)

Selecione OK, feche todas as janelas que estiverem abertas e teste novamente a sua conexão com a internet.

Conseguiu resolver o seu problema? Caso você ainda tenha alguma dúvida, deixe abaixo nos comentários!

Aprenda como mudar a senha do WiFi da sua casa
Dê uma nota para esse post

Melhor Plano

Queremos estimular a livre discussão entre os usuários da
comunidade Melhor Plano. Opine, dê dicas, interaja com outros usuários!

Comentar Nesse Artigo

Destaques

2 comentários

Dicas, Planos

Os 10 melhores planos pré-pago de 2018 Mariah Júlia 13:58

No último ano o número de celulares pré-pago diminuiu cerca de 9,8%, indicando uma migração dos usuários para planos controle ou pós-pago. Entretanto, o pré…

6 comentários

Claro, Dicas, Nextel, Oi, Porto Conecta, TIM, Vivo

Os melhores planos de celular para economizar mais em 2018 Mariah Júlia 10:16

Black Friday, Natal, Festas, Ano Novo e décimo terceiro… O final de ano é marcado pelo aumento das compras e presentes. Porém, as despesas não…

11 comentários

Dicas

Portabilidade vivo, tim, claro, oi ou Nextel: saiba como trocar de operadora admmelhorplano 14:15

Portabilidade: Como mudar de operadora e manter o mesmo número de telefone Se você é daqueles que adora economizar dinheiro com um plano de telefone…

13 comentários

Claro, Dicas, Oi, TIM, Vivo

Internet 4G: qual a melhor operadora para você? admmelhorplano 10:18

Hoje existem quatro operadoras de telefonia móvel no Brasil que atuam em todo país, e algumas menores que têm atuação regional. Cada operadora oferece planos diferentes, com pacotes…