Como trocar de internet: 5 dicas para mudar seu plano sem dor de cabeça

Luciana Pimenta
  • 0 comentários

Você não está satisfeito com seu plano de banda larga? Tem problemas frequentes com a conexão ou acha que está pagando muito caro?

Então, nós podemos ajudar a resolver o seu problema! Separamos 5 dicas para você encontrar o plano ideal para sua casa e trocar de internet, sem dor de cabeça e atento aos seus direitos.

Vamos lá? 🙂

trocar de internet fixa

 

Melhor Plano

1.      Confira o contrato e o prazo de fidelidade do seu plano atual

O primeiro passo antes de trocar de banda larga é conferir o contrato com a sua operadora atual.

Se o seu plano possui algum tipo de fidelidade, a operadora pode cobrar uma multa pelo cancelamento do serviço antes do período acordado. O valor varia de acordo com a empresa, tempo de utilização e até da mensalidade do serviço.

Avalie bem esse valor e qual será a economia ao fazer a mudança. Opte por trocar de internet somente se for a opção vantajosa, mesmo com o pagamento da multa.

Se o valor da multa for muito alto, esperar o contrato acabar pode ser a melhor alternativa para quem quer evitar gastos extras.

Melhor Plano

Porém, se você estiver tendo muitos problemas a internet e o serviço não estiver sendo entregue corretamente, você pode recorrer à Anatel.

Segundo a agência reguladora, se o consumidor se sentir lesado e perceber que o serviço não está sendo prestado com qualidade e da forma descrita no contrato, ele pode solicitar o cancelamento sem pagar multa.

A solicitação pode ser feita diretamente na empresa, de maneira amigável, ou junto ao Procon da sua cidade.

Dica sobre fidelidade

Planos sem fidelidade, geralmente, são muito mais caros. Por isso, a maioria das pessoas acabam optando por planos com 12 meses de contrato.

Sempre aconselhamos que você tenha o controle dessa data  do fim do contrato de todos os seus planos de telecom. Mesmo que esteja satisfeito com seu serviço de celular, internet ou TV, você pode conseguir preços melhores, comparando as ofertas do mercado e negociando com sua operadora.

2.      Saiba qual a necessidade da sua casa

Antes de procurar pelos planos, você precisa saber qual o seu pacote atual e se ele te atende bem.

Como saber se preciso de mais internet?

Se você está tendo problemas com conexão lenta, por exemplo, pode ser que a velocidade do seu plano não seja suficiente pro consumo da sua casa.

Quando a internet é compartilhada com outras pessoas, o ideal é que o pacote seja superior a 5 mega. Dependendo da frequência de uso e das coisas que você acessa, esse valor pode aumentar. Jogos, YouTube, Netflix e vídeo conferências, por exemplo, consomem mais internet e precisam em torno de 10 a 20 mega para funcionarem bem.

Já quem usa a conexão para checar e-mails, entrar nas redes sociais e assistir vídeos de vez em quando, pode ser suficiente um  plano de 5 a 10 megas.

Você também pode conferir se seu plano atual está mesmo entregando o que promete, fazendo um teste de velocidade no site Minha Conexão.

Não sabe a diferença de giga, mega, mbps, kbps? Tire as dúvidas sobre esses termos aqui!

Como saber se devo trocar para um pacote com menos internet?

Se o seu problema não é a conexão, mas o preço que está pagando pela internet, talvez compense trocar por um pacote menor de velocidade.

Confira qual a velocidade do seu plano atual e pense se tem tido problemas com conexão lenta. Pense também no número de pessoas que usam a internet ao mesmo tempo, a frequência de uso e quais os sites de acesso, como descrevemos no tópico acima.

Neste texto também te damos mais dicas para escolher a velocidade ideal de internet:

Descubra como escolher a velocidade de internet banda larga

3.      Pesquise bem as ofertas do mercado

Essa é uma dica de ouro para qualquer pessoa que queira trocar de internet: pesquisar bem antes de contratar.

Em pacotes com a mesma quantidade de internet, o preço pode variar mais de 50% entre as operadoras. Por isso, é importante comparar todas as ofertas disponíveis, verificando detalhes como:

  • Se o preço em destaque não muda após determinado período;
  • Se há taxas de adesão, instalação ou qualquer outro valor adicional;
  • Se o modem é gratuito;
  • Qual a velocidade de download e upload;
  • E qualquer outro valor do plano.

Essa pesquisa pode parecer chata e demorada, porém, no Melhor Plano nós temos um comparador de planos que facilita a visualização dessas informações e a comparação de preços da operadora. Basta acessar a página, conferir se sua cidade está corretamente selecionada no topo direito da tela e clicar em “buscar planos” para ver as ofertas disponíveis na sua região.

Abaixo temos alguns exemplos de pacotes de internet para a sua cidade:

4. Verifique a qualidade da internet

como trocar de internet

Escolher um plano mais barato nem sempre é sinônimo de economia e o consumidor pode acabar trocando 6 por meia dúzia se a qualidade do serviço não for boa.

Por isso, antes de trocar de banda larga, você deve conferir a qualidade das operadoras.

Para isso, nós temos um mapa de qualidade que mostra as melhores provedoras de banda larga em cada estado. Nele, você pode conferir os melhores desempenhos em velocidade, estabilidade, atendimento e qual o nível de satisfação dos usuários.

Além disso, outras dicas podem te ajudar a conferir se a operadora é boa ou não:

  • Investigue as principais reclamações de outras pessoas sobre a operadora em sites como o Reclame Aqui;
  • Confira qual a tecnologia utilizada pela operadora. A conexão com fibra óptica, por exemplo, é uma das melhores opções para ter internet mais rápida e estável.
  • Pergunte aos seus vizinhos qual operadora eles usam e se estão satisfeitos. A qualidade varia muito de região para região, por isso, é preciso conferir o desempenho do serviço o mais próximo da sua casa possível;

5. Considere contratar um combo

Muitas pessoas se assustam com a palavra combo e já rejeitam essa possibilidade de imediato. Porém, existem 2 casos em que o combo pode compensar.

O primeiro dele é o mais óbvio: Se você consome outros serviços como celular, telefone fixo e TV por assinatura, vale mais a pena que todos eles sejam da mesma operadora. Não só pela praticidade e o controle de ter tudo em uma só conta, mas principalmente pelos descontos.

A maioria das operadoras preferem que os usuários adquiram um combo ao invés de um único serviço. Por isso, elas fazem ofertas bem mais em conta nesses casos.

O segundo caso é ter um combo com telefone fixo mesmo que você não o utilize. É que planos de internet avulsa, geralmente, são muito mais caros do que em um combo com fixo. Em alguns casos, o preço pode chegar a ser o dobro!

Por isso, vale a pena pesquisar e colocar os números no papel e talvez até contratar um serviço que use pouco, mas que saia mais barato.

Dica bônus: Negocie com sua operadora

Se você está relativamente satisfeito com a sua provedora de internet, vale a pena negociar com ela.

Porém, você precisa estar bem preparado para isso! Então pesquise os preços do mercado, anote as ofertas e tente barganhar alguns benefícios com a sua operadora.

Fique atento: Muitas vezes, as marcas oferecem descontos apenas nos meses iniciais de contrato. Esclareça todos os valores da nova oferta e faça as contas para não ter prejuízos!

Ler também:

5 dicas essenciais para aproveitar promoções de internet em qualquer operadora

Então, o que achou das dicas para trocar de internet sem dor de cabeça e economizando mais? Conte para a gente!

Como trocar de internet: 5 dicas para mudar seu plano sem dor de cabeça
Dê uma nota para esse post

Melhor Plano

Queremos estimular a livre discussão entre os usuários da
comunidade Melhor Plano. Opine, dê dicas, interaja com outros usuários!

Comentar Nesse Artigo

Destaques

0 comentários

Dicas

Melhor Internet Banda Larga para Jogar Online – Ranking 2018 Mariah Júlia 12:22

Quem joga online sabe que ter uma boa conexão de internet é fundamental. Principalmente, se você for daqueles gamers que gostam de fazer live no…

6 comentários

Dicas

Os melhores planos família para celular de 2018 admmelhorplano 15:40

Se você é casado, tem filhos ou mora com seus pais e está querendo economizar nas contas da casa já deve ter se deparado com…

9 comentários

Dicas, Planos

Os 10 melhores planos pré-pago de 2018 Mariah Júlia 13:58

No último ano o número de celulares pré-pago diminuiu cerca de 9,8%, indicando uma migração dos usuários para planos controle ou pós-pago. Entretanto, o pré…

6 comentários

Claro, Dicas, Nextel, Oi, Porto Conecta, TIM, Vivo

Os melhores planos de celular para economizar mais em 2018 Mariah Júlia 10:16

Black Friday, Natal, Festas, Ano Novo e décimo terceiro… O final de ano é marcado pelo aumento das compras e presentes. Porém, as despesas não…

12 comentários

Dicas

Portabilidade vivo, tim, claro, oi ou Nextel: saiba como trocar de operadora admmelhorplano 14:15

Portabilidade: Como mudar de operadora e manter o mesmo número de telefone Se você é daqueles que adora economizar dinheiro com um plano de telefone…

13 comentários

Claro, Dicas, Oi, TIM, Vivo

Internet 4G: qual a melhor operadora para você? admmelhorplano 10:18

Hoje existem quatro operadoras de telefonia móvel no Brasil que atuam em todo país, e algumas menores que têm atuação regional. Cada operadora oferece planos diferentes, com pacotes…