Como configurar Internet Oi? Confira o passo a passo!

Juliana Muriano
  • 0 comentários

Os planos de banda larga da Oi já oferecem instalação e modem gratuitos. Mesmo quando acontece algum problema com o aparelho, a operadora faz o conserto para você sem custos adicionais.

Porém, pode acontecer de seu modem desconfigurar por alguma razão ou precisar de reconfigurar. Além disso, é possível que a internet no seu smartphone também precise de novas configurações.  Por isso, preparamos um tutorial para você configurar internet Oi em qualquer aparelho, inclusive no seu celular.

Dá uma olhada!

Internet Oi

Antes de tudo é preciso frisar que ao contratar um plano de internet da Oi, você recebe o modem gratuitamente.

Entretanto, o modem wi-fi  só é incluso nos planos de 5 Mega ou mais. Para menores velocidades, é preciso instalar um roteador para curtas distâncias caso você deseje acessar a internet sem fio.

É importante ressaltar também que a Oi cobra uma taxa de habilitação de R$ 60. Essa taxa pode ser parcelada em até 12x e ser cobrada nas faturas mensais. Outro fator importante de lembrar é que a Oi exige 12 meses de fidelização. Se o serviço for cancelado durante esse período, você receberá uma multa proporcional ao período que faltar.

configurar internet oi

Leia também: Por que eu preciso de um modem da Oi?

Melhor Plano

Configurar internet Oi Velox

Apesar da instalação dos equipamentos de banda larga Velox ser gratuita, você mesmo pode instalar seu roteador da Oi sem precisar de um técnico.

Melhor Plano

Você precisa só do Kit Oi Velox que vem junto com o modem que é enviado de graça pela operadora. Esse Kit já contém todos os equipamentos que você vai precisar: um CD de auto instalação modem ADSL, dois microfiltros, fonte de alimentação, um cabo Ethernet e um guia impresso.

É super fácil instalar seu Oi Velox. São apenas 7 passos. Confira abaixo:

  1. Insira o CD de instalação e em seguida clique em Avançar.
  2. Selecione seu tipo de contrato. Depois de ler, clique em Aceito o Termo de Adesão acima e pressione o botão Avançar para prosseguir.
  3. Os requisitos mínimos do computador serão avaliados. Caso exista alguma pendência (inexistência do dispositivo Ethernet ou USB, por exemplo), a instalação não poderá ser concluída. Se não houver nenhuma dessas pendências, quando você clicar em Avançar, a instalação continuará. Para ver mais detalhes sobre a avaliação, é só passar o mouse em cima de cada item.
  4. Selecione o modelo do seu modem e clique outra vez em Avançar.
  5. Digite os dados do seu provedor e da sua conexão. É importante que você já tenha criado login e senha junto ao seu provedor.
  6. Instale o Oi Velox Check-Up clicando em Avançar.
  7. Será feita a instalação do Oi Velox Check-Up, que é uma espécie de assistente que faz um diagnóstico da sua conexão. 
  8. Em seguida, será feita a instalação do Oi Velox. Agora é só clicar em Fechar e fazer o primeiro acesso.

Confira as ofertas de banda larga da sua região e encontre o plano perfeito para você!

configurar internet oi

Como configurar internet Oi no celular

Como falamos, a internet no celular também precisa de configuração algumas vezes. Por isso, separamos alguns tutoriais para diferentes tipos de sistemas.

Antes, vamos esclarecer algumas coisinhas:

APN é uma sigla em inglês, que quer dizer “access point name” ou: “nome do ponto de acesso”, em português. É o que possibilita usar a internet nas redes 2G, 3G ou 4G, dependendo do plano contratado. Esses “pontos de acesso” são uma espécie de endereço oferecido para que seu aparelho tenha acesso e navegue pela Internet.

Normalmente, os aparelhos vêm com uma configuração de APN automática, de fábrica. Você só precisa refazê-la quando inserir um chip de uma operadora em um celular que comprou na loja de outra empresa. Nesse caso, acaba sendo necessária uma configuração manual. As instruções para configuração da internet Oi são muito parecidos em aparelhos com o mesmo sistema operacional.

Como configurar internet Oi no Android

Como já mencionamos, os passos para realizar essa configuração em seu smartphone podem variar de aparelho para aparelho. No entanto, os comandos básicos são os mesmos, o que varia são os nomes dos botões, que muitas vezes são sinônimos. Por exemplo, em um aparelho ao invés de “configurações”, pode vir escrito “ajustes”.

O primeiro passo é localizar as configurações dos pontos de acesso. Procure pelo caminho:

  • Configurações > Redes Móveis > Pontos de Acesso.

Em seguida, confira se os campos estão preenchidos de acordo com o seguinte esquema:

    • Nome: Oi Dados
    • APN: gprs.oi.com.br
    • Proxy: Não definido
    • Porta: Não definido
    • Usuário: oi
    • Senha: oi
    • Servidor: Não definido
    • MMSC: Não definido
    • Proxy de MMS: Não definido
    • Porta MMS: Não definido
    • MCC: 724
    • MNC: 31
    • Tipo autenticação: PAP
    • Tipo APN: default

Pronto! Você acaba de configurar sua internet. Ela deve funcionar normalmente agora. Caso isso não aconteça, você pode reclamar diretamente com a operadora através dos telefones de contato da Oi ou ainda registrar uma reclamação através do Minha Oi.

Configurar internet Oi no iOS

Mas se o que você procura é como configurar a internet da Oi no seu aparelho da Apple, basta fazer o seguinte:

  1. Procurar no menu “Ajustes” a opção “Celulares
  2. Em seguida entre em “Dados Celulares
  3. Na seção “APN”, escreva gprs.oi.com.br, para fazer a configuração do APN da Oi
  4. Em “Nome de usuário”, coloque: oi
  5. A senha, no campo seguinte, também é oi
  6. Então é só clicar em “Celular”, no canto superior esquerdo, e as configurações serão salvas
  7. E pronto! Você já consegue navegar na internet!

Caso o seu celular possua algum outro sistema, você pode encontrar exatamente o seu dispositivo no guia de aparelhos da operadora.

Porém, vale a pena conferir se o seu problema com a configuração no celular não é, na verdade, um problema de qualidade da operadora. Quer saber sobre a qualidade da Oi no seu estado? Confira o nosso ranking das melhores operadoras do Brasil.

Não consegui configurar a internet. Qual número da oi posso ligar?

Com essas configurações, a sua rede móvel deve voltar a funcionar. Mas se isso não ocorrer e o problema de conexão continuar, você pode entrar em contato diretamente com a operadora. Você pode ligar para a central, mandar um e-mail ou um SMS. Se preferir, também dá para ir a uma loja física e verificar a questão pessoalmente.

E se tiver dúvidas durante a auto-instalação, você também pode ligar para a Central de Atendimento Oi Velox através do número: 0800 56 56 58. Esse número também serve para agendar uma visita de um técnico. Você pode pedir para que ele faça a instalação por você, sem problema algum. No entanto, podem haver cobranças adicionais por esse serviço.

E aí? Conseguiu resolver seu problema de conexão? Conta pra gente!

Como configurar Internet Oi? Confira o passo a passo!
Dê uma nota para esse post

Melhor Plano

Queremos estimular a livre discussão entre os usuários da
comunidade Melhor Plano. Opine, dê dicas, interaja com outros usuários!

Comentar Nesse Artigo

Destaques

13 comentários

Claro, Dicas, Oi, TIM, Vivo

Internet 4G: qual a melhor operadora para você? admmelhorplano 10:18

Hoje existem quatro operadoras de telefonia móvel no Brasil que atuam em todo país, e algumas menores que têm atuação regional. Cada operadora oferece planos diferentes, com pacotes…

8 comentários

Dicas

Portabilidade vivo, tim, claro, oi ou Nextel: saiba como trocar de operadora admmelhorplano 14:15

Portabilidade: Como mudar de operadora e manter o mesmo número de telefone Se você é daqueles que adora economizar dinheiro com um plano de telefone…