Compare e Economize

Débito automático no celular: saiba como ativar o serviço para sua linha

A fatura do seu telefone sempre demora para chegar e você perde o vencimento tendo que pagar juros?

Ou você é daqueles que prefere a praticidade de não ter que ir no banco pagar as contas?

Seja qual for o seu problema, você pode optar pelo débito automático e programar o pagamento da sua fatura todos os meses, sem preocupação.

Segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), o cliente tem direito a essa e outras formas de pagamento sem qualquer custo adicional.

Por isso, nesse post você vai aprender como ativar o débito automático das operadoras Claro, Nextel, Oi, Tim e Vivo, além de ver como solicitar a recarga automática para seu telefone pré-pago.

Mas, se além do incomodo com o pagamento, você está achando a sua conta muito cara, vale a pena comparar as ofertas de outras operadoras disponíveis na sua cidade!

O que é e como funciona o débito automático?

Você já pagou algum boleto diretamente na sua conta corrente, usando o caixa eletrônico, o internet banking ou o aplicativo para o celular? O débito automático funciona de forma semelhante, só que você não precisa lembrar de fazer o pagamento todos os meses.

Ao optar pelo débito automático, o usuário seleciona a data de vencimento de um boleto e, aí, mensalmente, a conta será paga de forma automática.

Por exemplo: se sua conta de celular vence todo dia 11, você só precisa ter saldo suficiente em conta e o pagamento será feito, independentemente de a fatura ter chegado na sua casa ou você ter se lembrado dessa despesa.

Além da comodidade, o sistema é seguro: você pode confiar que o débito será feito na data certa e com valor exato e sem a necessidade de sair na rua carregando dinheiro. Além disso, você pode controlar os gastos conferindo o extrato da sua conta pelo aplicativo ou site do seu banco.

Como ativar débito automático nas operadoras?

Ativar o débito automático é muito fácil. Veja as opções de solicitação disponíveis em cada operadora:

Claro

Na Claro, o cliente pode solicitar o pagamento por débito automático de três maneiras:

  • Portal Minha Claro;
  • Central de Atendimento da operadora, no telefone 1052,
  • Diretamente no banco em que o cliente tem conta corrente, tendo em mãos o código de identificação da conta.

Além do débito automático em conta, a Claro oferece o serviço de pagamento recorrente com cartão de crédito. Assim, a conta da operadora será cobrada na fatura do seu cartão. Para cadastrar, basta acessar a página de pagamento automático da Claro e solicitar o serviço.

O cliente também pode solicitar o recebimento da Fatura Digital, na plataforma Minha Claro, para receber a fatura somente via e-mail e cancelar o envio mensal do boleto impresso.

Para saber mais detalhes, confira nosso post completo sobre fatura e débito automático na Claro.

Nextel

Na Nextel, o débito automático pode ser solicitado diretamente no seu banco, informando o código de identificação da conta, ou usando a plataforma de autoatendimento da operadora.

A ativação pode ser feita via web, no portal Meu Nextel, e cadastrar a fatura no gerenciamento da sua conta; ou pelo aplicativo, disponível para aparelhos Android e iOS. Nesse caso, basta seguir os passos abaixo:

  1. Clique no menu localizado no canto superior direito da tela.
  2. Em “Outros Serviços”, selecione a opção de débito automático.
  3. Preencha seus dados e confirme.
  4. Confira as informações, confirme, e aguarde o número do protocolo, avisando que a forma de pagamento escolhida foi ativada.

Nos canais digitais, o cliente também pode solicitar o recebimento da fatura digital, cancelando o envio mensal do boleto impresso.

Se preferir, o cliente pode ligar no telefone 1050 e cadastrar o pagamento da fatura no seu cartão de crédito, reunindo as despesas em um único lugar.

Saiba mais sobre as opções de pagamento de conta na Nextel aqui.

Oi

Na Oi, o pedido de pagamento por débito automático deve ser feito pela internet.

  1. Acesse o portal Minha Oi, com seu login e senha.
  2. Selecione o número da Oi que deseja cadastrar no débito automático e confirme.
  3. Informe os dados do seu banco e confirme.
  4. Pronto!

Na operadora, o cliente também pode solicitar o recebimento da fatura por e-mail, cancelando o envio da conta por correio.

Saiba tudo sobre a fatura na Oi: confira os detalhes das cobranças e conheça a fatura online.

TIM

Na operadora TIM, o cliente pode solicitar o débito automático por meio de 4 canais diferentes:

  • No portal Meu TIM, disponível na internet e também em aplicativos para Android e iOS.
  • No Canal de Atendimento da operadora, no telefone *144.
  • Em uma das lojas da TIM. Você pode encontrar a loja mais perto do seu endereço aqui.
  • Diretamente no banco em que você opera.

Para cancelar o recebimento da fatura impressa e passar a recebe-la por e-mail ou SMS, acesse o Meu TIM e faça a solicitação.

Saiba tudo sobre sua conta na Tim e tenha mais controle sobre seus gastos!

Vivo

Para cadastrar o débito automático na Vivo, você pode escolher entre 3 opções:

  • Procure o banco em que realiza as suas transações financeiras e solicite a ativação do serviço.
  • Acesse o portal Minha Vivo, na internet ou no aplicativo, que está disponível para aparelhos com sistema Android e iOS.
  • Ou clique aqui e vá direto para a página de cadastro da operadora.

Depois de fazer o cadastro, você também pode cancelar o recebimento da fatura na sua casa e solicitar o envio da Conta Digital. Além da praticidade, o cliente ainda ganha 500 MB de internet todo mês, para usar como quiser. Para isso, acesse o Minha Vivo e faça a solicitação.

Saiba como consultar sua fatura Vivo e entender as cobranças!

 

Recarga programada para celular pré-pago

A recarga programada é um serviço oferecido para linhas de celular pré-pago em que o cliente define uma data padrão para inserir créditos no telefone. A cobrança é feita por cartão de crédito e você fica tranquilo, com o telefone sempre carregado.

Você pode fazer a recarga programada diretamente na sua conta corrente, nos caixas eletrônicos, aplicativos e atendimento presencial do banco ou fazer a solicitação com a sua operadora.

Recarga programa TIM

Na TIM, o serviço de recarga programada é chamado de Recarga Express.

O Cliente seleciona o valor e a data da recarga e a cobrança é feita no cartão de crédito. Se preferir, ele pode escolher a Recarga Refil, que adiciona créditos ao seu celular toda vez que a linha atingir um saldo pré-estabelecido.

Para cadastrar a sua linha ou o número de outra pessoa, acesse o site Recarga Express da TIM ou ligue para *244.

Recarga programada Oi

A recarga programada Oi deve ser ativada do aplicativo da operadora.

Baixe o aplicativo Oi Recarga, disponível para telefones Android e iOS, e programe as próximas recargas.

Você também pode consultar seu saldo e verificar os benefícios das ofertas contratadas.

Recarga programada Vivo

Para solicitar a recarga programada Vivo, acesse o site da operadora e cadastre seu número e cartão de crédito. A Vivo vai enviar um SMS para seu celular para confirmar a operação.

Quem carrega R$ 15 ou mais ganha bônus de 1 GB de internet, válido por 7 dias.

Também é possível cadastrar o número de outra pessoa, assim você pode manter o telefone de toda a família sempre com crédito.

Recarga programada Claro e Nextel

As operadoras Claro e Nextel não divulgam informações sobre a recarga programada para seus clientes, portanto, o usuário deve conferir a disponibilidade do serviço em seus bancos.

Para fazer recargas online manualmente, os clientes podem acessar a página de recarga com cartão de crédito da Nextel, e a Claro recarga.

Leia também:

Saiba como fazer recarga de celular com cartão de débito e outras dicas

Foi fácil fazer a recarga programada ou ativar o pagamento da sua conta em débito automático? Conte para a gente se ficou alguma dúvida!