Compare planos de celular

7 dicas para economizar todo mês no seu plano

Seu dinheiro acaba antes do fim do mês? Ou você quer começar a juntar um dinheiro, mas não consegue? Então, confira nossas dicas!

Sabemos que economizar nunca é demais e aqui no Melhor Plano buscamos sempre ajudar o consumidor a cortar gastos com celular e internet sem abrir mão da qualidade.  Por isso, em parceria com o BeerOrCoffee, montamos uma lista com 7 dicas simples para você reduzir seus custos com telecomunicações sem precisar se desconectar nem um minuto.

Confira!

1. Analise seu perfil de consumo

Para economizar nas contas de celular e internet, é preciso entender como é o seu perfil.

Isso significa que você precisa refletir sobre como tem utilizado os seus canais de comunicação ao longo do dia, que tipos de serviços mais utiliza e quais não são tão importantes assim.

Algumas pessoas entram em suas redes sociais apenas em alguns momentos do dia. Outras, estão online o tempo todo, interagindo com familiares e amigos. Tem também quem goste de aproveitar o tempo no trânsito, dentro do ônibus, para assistir a uma série ou ouvir músicas em serviços online.

O importante é identificar como você acessa a internet, para qual finalidade e em que momentos do dia. Isso ajuda a cortar gastos desnecessários e a escolher um plano que encaixe melhor nas suas necessidades. 

2. Considere a quantidade de acessos necessários

Quando pensamos em acesso à rede, não podemos desconsiderar os casos em que ela será compartilhada entre várias pessoas. Pode ser em uma casa ou mesmo em uma empresa.

Uma casa com quatro pessoas pode ter um uso baixo quando boa parte dos habitantes passa muito tempo fora, precisando apenas de um plano mais básico. Mas se várias pessoas usam a internet ao mesmo tempo ou se  um dos integrantes gosta de passar várias horas em jogos online, por exemplo, o consumo será alto.

O volume de uso interfere na velocidade e na qualidade do sinal, por isso, esteja atento(a) para escolher um pacote na medida certa.

3. Contrate um pacote de serviços adequado

Depois de analisar melhor as suas necessidades, você deve pesquisar as ofertas para conseguir encontrar o melhor preço e qualidade. 

O ponto de atenção está nos tipos e quantidades de serviços oferecidos. Se você precisa estar conectado 24 horas por dia, então vai precisar de um pacote de dados para seu celular. 

Por outro lado, a internet fixa também é muito importante se você e sua família passam bastante tempo em casa. Para garantir, que vocês terão um serviço de qualidade, pesquise sobre a cobertura e o tipo de tecnologia usado pela operadora.

Atualmente, existem inúmeras empresas que oferecem internet em fibra óptica e via rádio em locais mais afastados, bem como outras vantagens, dependendo da região.

Por isso, compare os planos de internet na sua cidade e veja qual o melhor custo-benefício para você!

4. Considere sua necessidade de mobilidade

Algumas pessoas dependem do acesso à internet fora de casa e do escritório para realizar suas atividades pessoais e profissionais. Seja para encontrar com um cliente, seja para monitorar o dia dos filhos, a internet móvel é essencial em diversos casos.

Ela ajuda quem realiza viagens a trabalho ou mesmo por lazer. Por isso, os lugares que você mais frequenta  também devem ser considerados, pois alguns costumam ter problemas de cobertura de sinal, sendo atendidos por poucas ou apenas uma das operadoras. Logo, isso pode pesar na hora de escolher o plano para o celular.

Se o seu acesso diário é feito basicamente pelo celular, uma boa alternativa é investir em um pacote de dados mais robusto, com  um plano de internet banda larga mais básico em casa. A melhor estratégia vai depender do perfil de cada um.

5. Negocie todos os serviços de uma vez só

Outra dica que influencia diretamente nos preços dos serviços é a negociação. Para quem precisa de vários serviços, como banda larga, dados móveis, telefone fixo e TV por assinatura, tentar fechar um combo para tudo pode sair mais barato em alguns casos.

As operadoras oferecem diversos pacotes prontos ou até personalizados, em que é possível fechar contratos com mais ou menos serviços, de acordo com a necessidade do contratante. O que vale aqui é pesquisar a fundo cada uma das opções e comparar tanto os valores quanto os benefícios oferecidos.

6. Não contrate além do que realmente precisa

Um cuidado muito importante: não contrate nada além do que você realmente utilizará. Parece um conselho óbvio, mas muitas pessoas acabam se deixando levar pelo vendedor na hora de fechar negócio e não percebe que estão pagando por algo que não é necessário.

Foque em seu perfil e não caia na tentação de levar um serviço adicional por um pequeno acréscimo. Se a intenção é ter mais economia durante o mês, esses adicionais são exatamente os primeiros a serem removidos das suas contas de consumo. 

Tente negociar a troca desse “bônus” por um desconto ou por outra coisa que faça mais sentido para a sua rotina.

7. Frequente coworkings

Os coworkings são ótimos locais para quem trabalha de forma autônoma, em casa, ou que tem uma rotina de trabalho mais flexível. Os custos com toda a infraestrutura são compartilhados entre os usuários e cada um paga apenas pelo que utilizar.

A grande maioria oferece endereço comercial para você registrar sua empresa e receber suas correspondências, serviços de secretariado, impressão e ambiente motivador e criativo. 

É possível locar salas de reuniões ou mesmo alocar uma equipe inteira em salas privativas. Uma solução comercial mais em conta, principalmente para quem está começando agora ou está em fase de expansão do negócio próprio.

Para saber mais, confira neste artigo como os coworkings reduzem custos e geram oportunidades de negócios para as empresas que adotam essa nova tendência do mercado.

Seguindo essas dicas, você conseguirá ter mais economia com seus planos de celular e internet durante o mês. Ao final de um ano, as economias conquistadas podem formar uma boa quantia.

Gostou das dicas? O que você faz para economizar mais durante o mês? Conte pra gente! 

O que é Giga, Mega, Kbps e Mbps?

Quando você ouve alguém dizer “Contratei 15 mega de internet para minha casa” ou “Meu plano de celular oferece 5 giga”, por exemplo, sabe realmente…