4 dicas para reduzir custos familiares

Mariah Júlia
  • 0 comentários

É possível passar muito tempo da vida trabalhando para chegar num momento onde seja possível respirar fundo e dizer que finalmente as contas estão estabilizadas. Mas no final do mês, é complicado ter pouco dinheiro sobrando (ou nenhum) para sair com a família, comprar algo para seu filho ou mesmo poupar para o futuro. Por isso, é importante saber algumas dicas de como reduzir custos familiares.

Chega a ser frustrante ter uma estabilidade no emprego e manter o seu entretenimento restrito apenas ao que alguns programas de televisão e internet podem promover. Uma viagem no final do ano, um carro novo, um investimento em um imóvel, cada uma dessas coisas acaba fazendo falta a partir do momento em que o tempo passa e nós percebemos que trabalhamos muito e poupamos pouco.

Viver apenas do salário é difícil, principalmente quando olhamos para o futuro de nossos filhos e não podemos dizer com certeza se podemos suprir suas necessidades acadêmicas futuras (como por exemplo, uma universidade ou um intercâmbio, se necessário for).

E se fosse possível fazer uma reeducação financeira com algumas dicas para reduzir custos familiares levando em consideração gastos com telefonia, Internet, TV, e energia, que podem minar parte dos seus esforços econômicos?

dicas para reduzir os gastos familiares

Poupar é mais do que simplesmente colocar dinheiro na poupança. Por isso, confira 4 dicas para economizar nos gastos da família.

Melhor Plano

Vamos às dicas para reduzir custos familiares

Um dos maiores motivos para que o dinheiro escoe é porque ele não está sendo rastreado e devidamente fiscalizado. Ou seja, você não está tendo controle dos seus gastos.

Quando é difícil determinar ao certo quanto está entrando e saindo, se perde esse controle. Ainda que as finanças não estejam indo mal, é necessário saber o destino dos montantes de dinheiro. Um conselho de antemão que também serve como dica para reduzir custos familiares é rastrear e categorizar todas as entradas e saídas de, pelos menos, seis meses consecutivos. Se possível, faça isso sempre. Crie planilhas digitais ou físicas e anote cada gasto, mesmo que pequeno. Uma boa dica aqui é usar softwares como o Excel, que ajuda na organização das planilhas sem muito trabalho.

1. É preciso ter um controle do seu orçamento

 

Melhor Plano

Sem um controle direto do “fluxo de caixa”, o dinheiro simplesmente desliza através dos dedos. Ter controle absoluto sobre os seus gastos é a chave. Além de um orçamento sólido, sua família deve aderir à definição de metas financeiras.

Abaixo, por exemplo, você confere alguns passos necessários para minimizar os custos familiares com consumo de telefonia e Internet.

2. Dicas para reduzir custos familiares na telefonia

 

economizar custos familiares

  • Evite conversar muito.

A Anatel orienta que apenas o básico seja conversado por celular e assuntos mais importantes sejam tratados pessoalmente. Essa pequena dica faz com que você evite fazer muitas recargas no pré-pago ou contratar um plano pós-pago muito caro.

 

  • Identifique que tipo de consumidor é você a sua família.

Assim, saberá exatamente que tipo de orçamento deve criar e não gastará um centavo a mais.

Por exemplo, vocês utilizam a internet todo dia? Quantas pessoas usam o serviço ao mesmo tempo? Você e sua família precisam de muitos dados móveis ou estão sempre perto de alguma rede Wi-Fi? Quais canais da TV por assinatura vocês mais assistem?

É pensando nessas questões e em quais serviços são indispensáveis para a sua família que você identificará gastos desnecessários a serem cortados.

  • Solicitar comparação de valores gastos.

A Anatel aconselha ainda a entrar em contato com a operadora de telefonia de modo gratuito e solicitar um comparativo de gastos nos últimos meses (no mínimo três) e o quanto você e sua família teriam gasto em outros planos da operadora.

  • Internet nos smartphones.

Verifique se os aplicativos de acesso à internet pelos celulares da sua família consomem dados em segundo plano. Isso faz com que vocês gastem mais e talvez precisem rever o consumo para não ter uma surpresa desagradável no fim do mês.

Existem diversas atualizações de aplicativos que acabam acontecendo sem ao menos o usuário ter conhecimento. A maioria dos programas instalados nos dispositivos móveis fazem downloads sem a sua permissão porque já estão configurados no modo automático, consumindo todos os dados sem que o proprietário perceba.

A Anatel orienta, também, a usar um software de controle de dados, já que a maioria dos planos não oferece uma verificação precisa dos megabytes ou Gigabytes. Seja como for, entre em contato com a operadora para regular o consumo da Internet mobile e sempre que você e sua família puderem, usem Wi-Fi.

Lembrando que todas as operadoras de telefonia oferecem promoções frequentemente, então é necessário compreender os detalhe e condições oferecidos.

  • Mantenha uma operadora de telefonia que toda a família utiliza.

Facilita para que se mantenham em contato sempre e que não gastem créditos à toa ou mesmo que a tarifa de consumo venha multiplicada e gaste parte do orçamento familiar sem necessidade. A Anatel orienta a fazer ligações para números da mesma operadora de telefonia sempre que possível. Se seus contatos possuem, no geral, outras operadoras, talvez valha a pena fazer a portabilidade do seu número.

  • Opte por mensagens. 

Se o recado é simples, opte por aplicativos de mensagem instantânea, como o WhatsApp, ou por SMS. Hoje em dia é mais fácil dar um recado e ter um plano que facilite mandar pequenos recados por um custo mais baixo.

  • Pesquise sobre os combos.

Todas as operadoras oferecem combos que permitem um preço inferior se o telefone fixo, móvel, internet e TV a cabo forem contratadas pela mesma operadora. Por isso, saiba as suas necessidades e pesquisa o combo mais adequado pra você e sua família. Algumas operadoras permitem que os combos sejam montados com apenas dois ou três serviços.

3. Dicas para reduzir custos familiares na Internet Fixa

 

economizar nos gastos

  • Calcule o pacote ideal mensal para todos.

Se você tem uma família de três pessoas (contando com você), a Anatel orienta que verifique os usos de Internet para avaliar o custo-benefício. Seu filho (ou sua filha) utilizam para estudar? E quanto a você? Usa para trabalhar? E a seu companheiro ou sua companheira? Faz uso do streaming de vídeo? Netflix? Redes Sociais? Acessa YouTube?

  • Determine um horário para descanso.

É interessante que exista um horário para que a banda larga funcione. Assim, você não tem surpresas na conta de internet no final do mês  e ainda economiza em outro campo muito importante: energia elétrica. Deixar o roteador ativo apenas entre as 8h e às 22h parece bem razoável.

4. Dicas para reduzir os custos familiares de energia elétrica

 

economizar energia

  • Mantenha as luzes desligadas.

Quando não estiver no cômodo, apague as luzes. Se possível, instale em determinados lugares da casa que a presença seja eventual (como banheiro ou área de serviço), equipamentos de luz que detectem presença ou movimento.

  • Tire das tomadas.

Não hesite em tirar os aparelhos das tomadas após utilizarem, assim como a televisão e o micro-ondas. Ao longo do ano, o standby desses aparelhos consomem uma quantidade de força que pode fazer uma diferença no seu bolso.

Converse com seu cônjuge e discuta onde você quer estar em um ano ou cinco anos e transforme cada uma dessas dicas em esforço conjunto. Talvez não seja possível fazer uma mensuração do quanto é possível economizar apenas com esses pequenos hábitos e passos mas uma família  pode reduzir seus custos em até 70% adotando esses pequenos hábitos.

Faça uma planilha de orçamento familiar em anexo para começar a controlar as finanças de outros pontos e a convicção de que foi a melhor escolha virá logo.

Então, gostou do texto? Conte para gente alguma dica para reduzir os custos familiares que você usa na sua casa!


Texto desenvolvido pela equipe do Learncafe.

4 dicas para reduzir custos familiares
Dê uma nota para esse post

Melhor Plano

Queremos estimular a livre discussão entre os usuários da
comunidade Melhor Plano. Opine, dê dicas, interaja com outros usuários!

Comentar Nesse Artigo

Destaques

12 comentários

Claro, Dicas, Oi, TIM, Vivo

Internet 4G: qual a melhor operadora para você? admmelhorplano 10:18

Hoje existem quatro operadoras de telefonia móvel no Brasil que atuam em todo país, e algumas menores que têm atuação regional. Cada operadora oferece planos diferentes, com pacotes…

7 comentários

Dicas

Portabilidade vivo, tim, claro, oi ou Nextel: saiba como trocar de operadora admmelhorplano 14:15

Portabilidade: Como mudar de operadora e manter o mesmo número de telefone Se você é daqueles que adora economizar dinheiro com um plano de telefone…