Internet fibra óptica? Entenda as vantagens dessa tecnologia

Bianca Leonel
  • 0 comentários

Já abriu o site de alguma operadora banda larga oferecendo internet fibra óptica como uma grande vantagem? Isso é porque existe cada vez mais investimentos nessa tecnologia, que promete aumentar a qualidade da sua internet.

Porém, nem todo mundo sabe do que se trata. Por isso, preparamos um conteúdo que responde às seguintes questões:

  • Como funciona a internet fibra óptica?
  • Quais são suas vantagens?
  • Será que realmente vale a pena contratar?
Melhor Plano

Fibra óptica: devo contratar?

A pergunta de um milhão de dólares é: Será que fibra óptica realmente vale a pena? A resposta para essa pergunta é: depende.

Afinal a tecnologia fibra óptica por enquanto ainda é mais cara do que os cabos convencionais como o Cabo Coaxial (televisão) ou o cabo trançado (telefone). Até porque não só a manutenção da fibra óptica é mais cara, mas todo o investimento na tecnologia também exige um custo alto.

A maioria das operadoras já possuem toda uma estrutura pronta para oferecer o serviço. Mas para oferecer a fibra óptica, é preciso de criar essa nova estrutura e isso acaba influenciando no preço.

Isso fica bem evidente quando comparamos os preços da Net por exemplo, que só opera com fibra óptica, do que com a GVT/Vivo, que até pouco tempo atrás ofertava apenas a internet via cabo trançado na maior capital do país.

Isso quer dizer que a NET é melhor do que a GVT? E que eu tenho que contratar fibra óptica porque ela é melhor? Calma, vamos por partes. É preciso avaliar alguns fatores importantes antes de começarmos a pensar nisso.

Antes de decidir se a fibra óptica realmente vale a pena para você, é preciso entender como funciona a tecnologia, descobrir quais são as vantagens que ela traz e ver se realmente ela faz diferença, de acordo com as suas necessidades.

fibra optica

Mas afinal, o que é a fibra óptica?

Melhor Plano

Se lembra das aulas de física no ensino médio sobre refração e reflexão, velocidade da luz e corrente elétrica? Bom, precisamos recapitular para você entender melhor como a fibra óptica funciona e porque ela tem um diferencial.

Os cabos trançados ou coaxial, que geralmente são usados para transmitir a internet, são feitos majoritariamente de cobre ou algum material altamente condutor. Isso faz com que seja possível transmitir o sinal por um baixo custo e atingir velocidades razoáveis.

Por outro lado, esses cabos estão mais sujeitos a interferências externas e ruídos, fazendo com que haja uma perda na velocidade da sua internet. Já ouviu duas pessoas que moram na mesma cidade terem opiniões diferentes sobre a mesma operadora?

Isso pode acontecer principalmente por causa dessas interferências. No caso do cabo coaxial por exemplo, aquele cabo de televisão, quanto mais próximo da central, melhor é o sinal e a velocidade. Quanto mais longe, mais frágil é a sua internet.

A fibra óptica por outro lado é bem mais desenvolvida nesse quesito. O que acontece é que os dados a serem enviados e recebidos são transformado em luz, que viaja muito mais rápido que qualquer outra onda.

O cabo de fibra óptica é construído por pequenos espelhos espalhados por toda a sua extensão, fazendo com que a luz viaje refletindo entre eles até chegar ao seu destino. Ele também tem em sua composição um isolante elétrico (geralmente plástico), que ajuda bastante a evitar interferências e ruídos externos.

Se você quiser entender um pouco mais sobre como funciona essa questão das tecnologias de internet e qual a influência delas na velocidade da sua internet, o Melhor Plano tem um infográfico bem legal sobre o assunto.

Vantagens da Fibra óptica

A fibra óptica atualmente é uma das melhores tecnologias no Brasil para a transmissão de dados. Isso faz com que ela nos ofereça duas vantagens principais:

  1. Estabilidade
  2. Maiores velocidades de transmissão

Exatamente por ter um isolante elétrico, a fibra óptica oferece maior segurança e estabilidade na transmissão dos dados. Menos sujeita a ruídos, a internet acaba ficando mais estável,ou seja, as chances da sua conexão cair são menores.

Além disso, devido aos dados serem convertidos em luz, é possível agora alcançar velocidades de download e upload cada vez maiores. Atualmente, a maior velocidade de download chega a 300 Megabites por segundo, o que é bem alto.

fibra optica

Fibra óptica vale a pena pra mim?

Já que a fibra óptica oferece uma velocidade melhor eu devo contratá-la, certo?

De fato, a tecnologia influencia sim na velocidade da sua internet e com certeza deve ser considerada no processo de decisão. Mas acima de tudo é preciso entender quais são as suas necessidades.

A internet fibra óptica irá oferecer uma conexão mais estável se você usá-la com o cabo do modem conectado ao computador. Porém, quando falamos de internet via wireless (wi-fi), tanto na fibra óptica quanto na internet a cabo, existe uma perda considerável na velocidade contratada. Afinal, quando usamos a internet via Wifi, a luz é convertida em ondas de rádio novamente, o que faz com que boa parte da vantagem da fibra óptica acabe sendo perdida.

É preciso considerar se você realmente precisa de uma internet banda larga com uma grande velocidade e se vale a pena contratar por um serviço mais caro que às vezes nem fará tanta diferença assim.

Sendo assim, se a sua demanda é colocar uma boa internet no seu escritório, ou ter uma conexão confiável para realizar grandes downloads e uploads, ver filmes com frequência no seu computador, de fato investir na fibra óptica pode trazer um retorno melhor para o seu dia a dia.

Se o seu uso principal é mandar e-mails, assistir Netflix às vezes e navegar nas redes sociais, vale a pena comparar preços e avaliar se realmente deveria pagar a mais pela fibra óptica, uma vez que outras tecnologias podem oferecer tranquilamente a velocidade de internet que você precisa.

Outro ponto interessante é que nem sempre a internet que oferece fibra óptica é considerada a melhor. Como falamos, é uma tecnologia em expansão, com alto investimento na estrutura e que apresenta falhas. Por isso, é bom verificar qual a melhor banda larga na sua região e conferir se as operadoras que oferecem fibra óptica estão liderando o ranking.

Tirou suas dúvidas sobre a fibra ótica? Deixe o seu comentário aqui em baixo e compartilhe esse post para saber se algum amigo tem internet fibra e se ela é boa mesmo (:

Internet fibra óptica? Entenda as vantagens dessa tecnologia
5 (100%) 2 votes

Melhor Plano

Queremos estimular a livre discussão entre os usuários da
comunidade Melhor Plano. Opine, dê dicas, interaja com outros usuários!

Comentar Nesse Artigo

Destaques

6 comentários

Dicas

Os melhores planos família para celular de 2018 admmelhorplano 15:40

Se você é casado, tem filhos ou mora com seus pais e está querendo economizar nas contas da casa já deve ter se deparado com…

8 comentários

Dicas, Planos

Os 10 melhores planos pré-pago de 2018 Mariah Júlia 13:58

No último ano o número de celulares pré-pago diminuiu cerca de 9,8%, indicando uma migração dos usuários para planos controle ou pós-pago. Entretanto, o pré…

6 comentários

Claro, Dicas, Nextel, Oi, Porto Conecta, TIM, Vivo

Os melhores planos de celular para economizar mais em 2018 Mariah Júlia 10:16

Black Friday, Natal, Festas, Ano Novo e décimo terceiro… O final de ano é marcado pelo aumento das compras e presentes. Porém, as despesas não…

11 comentários

Dicas

Portabilidade vivo, tim, claro, oi ou Nextel: saiba como trocar de operadora admmelhorplano 14:15

Portabilidade: Como mudar de operadora e manter o mesmo número de telefone Se você é daqueles que adora economizar dinheiro com um plano de telefone…

13 comentários

Claro, Dicas, Oi, TIM, Vivo

Internet 4G: qual a melhor operadora para você? admmelhorplano 10:18

Hoje existem quatro operadoras de telefonia móvel no Brasil que atuam em todo país, e algumas menores que têm atuação regional. Cada operadora oferece planos diferentes, com pacotes…