Compare planos de internet

Internet fibra óptica? Entenda as vantagens dessa tecnologia

A internet fibra ótica é um dos serviços mais buscados pelos consumidores, pois ela traz uma boa qualidade na conexão de internet.

Porém, ainda existe muita dúvida sobre a tecnologia. Por isso, preparamos este conteúdo que irá responder suas dúvidas!

Internet fibra ótica é boa?

Será que uma internet fibra ótica é boa? A reposta para essa pergunta depende de diversos fatores.

Afinal, a tecnologia fibra óptica ainda é mais cara do que os cabos convencionais. Isso porque o investimento na infraestrutura para a tecnologia é alto e sua manutenção é cara.

Os tipos de tecnologia mais comuns para conexões de internet são:

  • Cabos Coaxiais (televisão);
  • Cabos Trançados (telefone fixo).

Grande parte das operadoras possuem as conexões mais comuns citadas anteriormente, porém para que elas consigam oferecer a fibra ótica é preciso criar uma nova estrutura. O que acaba refletindo no preço.

Internet fibra óptica preço

Os preços para planos de internet com fibra ótica são um pouco maiores do que conexões comuns de banda larga. Isso fica bem evidente quando comparamos os preços da Claro Internet, que também opera com cabos coaxiais e satélite, e da Oi Fibra.

Antes de decidir se a fibra óptica realmente vale a pena para você, é preciso entender como funciona a tecnologia e descobrir quais são as vantagens que ela traz.

Também é importante que você veja quais são as melhores operadoras de internet banda larga e escolher a melhor opção para você.

Compare planos de internet fibra ótica disponíveis em sua região e escolha o melhor para você!

O que é internet fibra ótica?

Os cabos trançados ou coaxiais, que geralmente são usados para transmitir a internet, são feitos majoritariamente de cobre ou algum material altamente condutor que permite a transmissão do sinal por um baixo custo e velocidades razoáveis.

Por outro lado, esses cabos estão mais sujeitos a interferências externas e ruídos, fazendo com que haja uma perda na velocidade da sua internet.

No caso do cabo coaxial por exemplo, aquele cabo de televisão, quanto mais próximo da central, melhor é o sinal e a velocidade. Quanto mais longe, mais frágil é a sua internet.

A fibra ótica por outro lado é bem mais desenvolvida nesse quesito. O que acontece é que os dados enviados e recebidos são transformado em luz, que viaja muito mais rápido que qualquer outra onda.

Entenda a composição dos cabos de fibra ótica:

  • São construídos por pequenos espelhos espalhados por toda a sua extensão, permitindo que a luz reflita entre eles até chegar ao seu destino;
  • Ele também possui isolantes elétricos que ajudam na prevenção de interferências e ruídos externos.

Se você quiser entender um pouco mais sobre como funciona essa questão das tecnologias de internet e qual a influência delas na velocidade da sua internet, o Melhor Plano tem um infográfico bem legal sobre o assunto.

Internet Fibra Ótica Fortaleza: Saiba tudo!

Vantagens da internet Fibra Ótica

A fibra óptica atualmente é uma das melhores tecnologias para a transmissão de dados. Isso faz com que ela nos ofereça duas vantagens principais:

  1. Estabilidade;
  2. Maiores velocidades de transmissão.

Exatamente por ter um isolante elétrico, a fibra óptica oferece maior segurança e estabilidade na transmissão dos dados. Ou seja, as chances da sua conexão cair são menores.

Além disso, devido aos dados serem convertidos em luz, é possível agora alcançar velocidades de download e upload cada vez maiores.

Atualmente, a maior velocidade de download chega a 300 Megabites por segundo, o que é bem alto.

Entretanto, as conexões de fibra ótica geralmente são realizadas da central da operadora até um poste elétrico próximo a residência do cliente. Em seguida o sinal é convertido para um cabo comum que é inserido em seu modem.

Isso acontece porque a estrutura para uma conexão direta de internet fibra ótica é muito complexa e cara.

Confira aqui os planos com mais velocidade na sua região!

Internet Fibra Ótica vale a pena?

Já que a fibra óptica oferece uma velocidade melhor eu devo contratá-la, certo?

De fato, a tecnologia influencia sim na velocidade da sua internet e com certeza deve ser considerada no processo de decisão. Mas acima de tudo é preciso entender quais são as suas necessidades.

A internet fibra óptica irá oferecer uma conexão mais estável se você usá-la com o cabo do modem conectado ao computador. Porém, quando falamos de internet via wireless (wi-fi), existe uma perda considerável na velocidade.

É preciso considerar se você realmente precisa de uma internet banda larga com uma grande velocidade e se vale a pena contratar por um serviço mais caro que às vezes nem fará tanta diferença assim.

Internet fibra ótica é recomendada para:

  • Realizar grandes downloads e envios de arquivos;
  • Jogar games online;
  • Conexão estável para seu trabalho ou residência;

Se o seu uso principal é mandar e-mails e às vezes e navegar nas redes sociais, vale a pena comparar preços e avaliar se realmente deveria pagar a mais pela fibra óptica.

Outro ponto interessante é que nem sempre a internet que oferece fibra óptica é considerada a melhor. Como falamos, é uma tecnologia em expansão, com alto investimento na estrutura e que apresenta falhas.

Por isso, recomendamos que você compare as ofertas disponíveis e escolha a melhor para você!


Tirou suas dúvidas sobre a fibra ótica? Deixe o seu comentário aqui em baixo e compartilhe esse post para saber se algum amigo tem internet fibra e se ela é boa mesmo (:

O que é Giga, Mega, Kbps e Mbps?

Quando você ouve alguém dizer “Contratei 15 mega de internet para minha casa” ou “Meu plano de celular oferece 5 giga”, por exemplo, sabe realmente…