Ver Planos

Claro, Vivo e Tim disponibilizam empréstimo para seus clientes

Além de oferecer planos de celular, internet residencial, TV por assinatura, telefone fixo e até serviço de streaming próprio, as operadoras de telefonia agora também estão presentes no mercado financeiro.

Seja para criar uma conta corrente ou até solicitar um empréstimo, o que antes estava na mão de grandes bancos, hoje está mais acessível a outras instituições graças às fintechs.

Por isso, você vai descobrir neste post como as fintechs têm facilitado o acesso ao crédito para o consumidor.

Vamos explicar como empresas de telefonia têm entrado nesse mercado por meio de parcerias com as fintechs e em que isso impacta. Vamos lá?

Mas o que são as fintechs?

As fintechs são fruto da 4ª revolução industrial. Elas estão redesenhando a área de serviços financeiros, com processos idealizados e baseados em tecnologia.

O mais legal disso é que elas não estão apenas ligadas a serviços de contas digitais.

Hoje, as fintechs, reguladas e acompanhadas pelo Banco Central, também podem oferecer diversos serviços, como:

  • realizar pagamentos;
  • dar acesso a crédito;
  • disponibilizar crowdfunding (financiamento coletivo);
  • bitcoins;
  • meios de pagamento
  • realizar investimentos, entre outros tipos de serviços

E como isso impacta o consumidor que quer acesso a crédito?

Com a chegada das fintechs, a burocracia exigida para se conseguir crédito diminuiu muito. O consumidor pode ter acesso a esse serviço sem precisar enfrentar enormes filas e reunir vários documentos.

Todo o serviço é digital e está à palma da sua mão. Basta abrir uma conta digital, o que pode ser feito em poucos minutos, ter um bom score de crédito e aguardar sua análise.

O tempo que você gastou para chegar até aqui, pode ser o tempo médio que gastará para realizar essa ação.

Porque empresas como Claro, Vivo e Tim entraram nessa jogada?

Diante dessa nova modalidade de instituições financeiras e a flexibilidade do acesso a crédito, empresas de telefonia enxergaram um grande potencial e firmaram parcerias para fornecer este serviço aos seus milhares de usuários.

A Claro, por exemplo, lançou seu serviço de acesso a crédito em parceria com a empresa mexicana Inbursa.

O usuário que quiser ter acesso aos recursos deve baixar o aplicativo Claro Smartcred, informar seus dados pessoais e enviar os documentos de identificação (RG e CPF) digitalizados.

Os empréstimos oferecidos vão de R$ 1,5 mil a R$ 10 mil e podem ser parcelados em até 38 vezes. A cobrança das mensalidades é feita de forma bem prática: são lançadas na fatura da própria operadora.

A Vivo, que também está na corrida, tem parceria com o banco digital Digio, e o projeto vem batizado de Vivo Money. Este parece ser um projeto piloto para algo ainda maior.

O que apuramos é que ele está ativo, foi oferecido a alguns clientes de sua base, e futuramente será estendido a todos.

Quanto à TIM, a empresa está praticamente concluindo o seu projeto no segmento de crédito. Na Itália, a empresa fechou parceria com o banco Santander.

A tendência é de que, no Brasil, a parceria seja realizada com uma fintech, para disponibilizar empréstimos menores aos usuários.

O projeto está em fase de testes, por isso não há muita informação sobre quando o serviço será aberto ao público.

A democratização do acesso ao crédito e empréstimo pessoal

Essas ações devem ser comemoradas, pois os empréstimos, que antes eram muito burocratizados,vêm sendo descomplicados graças à entrada de empresas que competem diretamente com as instituições bancárias.

É importante lembrar que “com grandes poderes vem grandes responsabilidades”, e não é porque o acesso ao crédito está cada vez mais fácil que você deve se descuidar ou descontrolar suas contas.

Antes de solicitar um empréstimo, avalie se essa atitude é realmente necessária. É importante identificar também que tipo de empréstimo é mais adequado para sua situação.

A melhor recomendação que podemos fazer é utilizar a informação a seu favor. Utilize simuladores de empréstimo para confirmar qual empresa é a ideal para a sua necessidade.

Informação, disciplina e planejamento são seus melhores aliados. Afinal, crédito é coisa séria!


Este post foi escrito em parceria com o blog Educando seu Bolso, que fala sobre finanças pessoais de forma simples e clara.