Compare planos de internet

Saiba tudo sobre a internet a cabo: como funciona, vantagens, desvantagens e mais!

Muito se ouve falar, mas pouco se sabe sobre o que é, de fato, a internet a cabo.

É o cabo que traz a internet até a minha casa ou o cabo que pode ser usado para ligar o modem no computador?

A internet a cabo é mais rápida do que o Wi-Fi?

Como funciona a conexão a cabo?

Se você possui alguma dessas dúvidas ou outra relacionada à banda larga a cabo, esse conteúdo é para você! Aqui vamos mostrar  todas as informações sobre internet a cabo, como funciona e quais são as diferenças entre essa e as outras formas de ter internet na sua casa. Confira!

Como funciona a internet a cabo?

A internet a cabo é chamada dessa maneira devido ao cabo coaxial (ou cabo trançado) que é utilizado para transferir os dados da operadora, através de postes espalhados pelas cidades, até a sua casa.

 

 

Esse cabo coaxial é o mesmo que serve para fornecer os canais da TV por assinatura.

Por conta disso, existem operadoras que oferecem esse tipo de tecnologia para clientes que adquirem planos com banda larga e TV inclusos, sendo necessário apenas um cabo para transmitir os dois serviços.

Além disso, quem adquire banda larga e TV por assinatura de uma mesma provedora, acaba ganhando na redução de gastos. Como a operadora utiliza o mesmo cabo para garantir ambos os serviços, elas podem oferecer alguns descontos para quem adquirir o combo ao invés de um dos pacotes avulsos.

Por isso, antes de contratar um plano de internet, dê uma olhada nas ofertas de combo e veja qual opção é mais econômica!

Então esse cabo não é o que eu ligo no meu computador?

Não, trata-se de procedimentos e cabos diferentes para estabecer uma conexão. Quando falamos internet a cabo, é justamente por causa do cabo coaxial.

No caso do cabo que pode ser conectado ao modem e ao computador para navegar na internet, este recebe o nome de Ethernet, que se assemelha a um cabo de telefone.

Porém, para diferenciar a conexão direta no pc com o wi-fi, muita gente acaba falando “internet a cabo” para se referir a conexão via Ethernet, o que pode gerar confusão.

Mas vamos deixar algo claro: a internet a cabo é o tipo de tecnologia utilizada para que a banda larga chegue até sua casa, independente do aparelho conectado. Por isso, ela também pode oferecer conexão via wi-fi, basta ter um modem que transmita o sinal.

A internet a cabo é mais rápida do que o Wi-Fi?

O Wi-Fi não é um tipo de tecnologia usado para levar internet até a sua casa, ele é apenas uma forma de transmissão. Ou seja, é um processo diferente, que acontece depois que você já tem o sinal na sua casa, seja através da internet a cabo ou de outras tecnologias.

Vale ressaltar que, assim como as demais tecnologias, a internet a cabo está sujeita a interferências e sua velocidade pode variar de região para região

Porém, quando as pessoas perguntam se a internet a cabo é mais rápida do que o wi-fi, elas querem saber se usar a internet diretamente plugada no computador melhora a velocidade da conexão. E a resposta é: sim!

O wi-fi, além de sofrer as interferências da própria internet a cabo, está sujeito a mais obstáculos para chegar até você, como paredes ou a distância entre o modem e o dispositivo. Por isso, utilizar a conexão ligada diretamente ao pc pode melhorar a velocidade da banda larga.

Porém, não faz nenhum milagre! Por isso, sempre pesquise a qualidade da internet na sua região antes de adquirir um plano para garantir uma boa velocidade.

Quais são as outras tecnologias que oferecem internet banda larga?

ADSL

A sigla ADSL quer dizer Linha Digital Assimétrica para Assinante (Asymetric Digital Subscriber Line, em inglês). O fato de ser assimétrica, ou seja, que a conexão é maior em um sentido do que em outro, faz com que a velocidade de download seja mais alta do que a de upload – o que não acontece com a internet a cabo, na qual a velocidade para subir ou baixar arquivos, músicas, assistir vídeos, entre outros, são iguais.

Além disso, é necessário ter cabeamento de telefone na sua casa para poder instalar a internet ADSL, ao contrário da internet a cabo que usa o cabo coaxial, o mesmo que serve para transmitir o sinal de TV por assinatura.

Por outro lado, é um tipo de tecnologia que permite uma troca de informações mais rápida, sendo perfeita para jogar online, por exemplo, e, apesar de utilizar a rede de cabos telefônicos, a internet ADSL não ocupa a linha telefônica enquanto você está navegando na internet (como é o caso da internet discada).

Fibra óptica

A maior diferença entre a internet a cabo e a fibra óptica é o material utilizado na fabricação dos fios, além do preço ser consideravelmente mais elevado. O cabo coaxial é feito, geralmente, de cobre (ou outro metal altamente condutor), que é o responsável por transmitir os dados que vão da central de distribuição até você.

Sendo assim, os cabos trançados acabam estando bastante sujeitos a interferências externas que podem ocasionar uma perda na velocidade da sua conexão.

No caso da fibra óptica, como os cabos são construídos a partir de pequenos espelhos, a fim de fazer com que o sinal seja transmitido por meio de luz, a ocorrência de interferências é praticamente nula, além da velocidade ser consideravelmente maior.

Inclusive, muitas operadoras, como a Vivo, por exemplo, conectaram cabos de fibra óptica em seus cabos coaxiais para aumentar as velocidades oferecidas aos seus clientes.

Confira mais informações sobre a fibra óptica:

Internet fibra óptica? Entenda as vantagens dessa tecnologia

Rádio

A maior vantagem de uma conexão via rádio é que ela não precisa de nenhum cabo para funcionar, o oposto das tecnologias acima.

Isso porque a transmissão do sinal de internet é feita através de antenas posicionadas em lugares estratégicos, geralmente no topo dos prédios ou nos telhados das casas, para que o equipamento consiga se conectar com a torre de transmissão.

Caso exista alguma barreira impedindo a transmissão do sinal, é comum haver falhas na conexão, assim como quando chove – apesar de alguns locais contarem com repetidores de sinal, ou seja, que recebem o sinal em um ponto mais perto da sua casa e o transmitem até você.

Em contrapartida, essa é uma tecnologia que pode solucionar o problema de quem reside em regiões onde nenhuma operadora oferece internet banda larga.

Saiba mais sobre a internet via rádio!

Satélite

Assim como a conexão via rádio, a internet via satélite é mais contratada em locais onde as operadoras não fornecem o serviço convencional, já que não precisa de nenhum cabeamento para transmitir o sinal.

No entanto, para aproveitar esse tipo de tecnologia, é preciso ter uma antena parecida com a antena parabólica. É aqui que entra o lado negativo: o valor desse equipamento costuma ser bem elevado, além de não existirem muitas operadoras que oferecem esse serviço.

Saiba mais sobre a conexão via satélite!

A internet a cabo é boa?

No final das contas, a internet a cabo é, uma das melhores opção para quem quer ter banda larga em casa, pois garante uma ótima velocidade. Talvez ela não tenha uma qualidade tão grande quanto a fibra óptica, mas em termos de cobertura, está disponível em mais regiões.

Se você ainda está com dúvidas, confira as ofertas de banda larga disponíveis na sua região e veja quais tecnologias as operadoras oferecem e qual o preço. Assim, você consegue ver melhor o custo-benefício e fazer uma boa escolha!

Leia também:

E então, tirou suas dúvidas sobre a internet a cabo? Deixe seu comentário para gente!