Compare planos de internet

Internet BH: quais os melhores planos da região?

Há 25 anos disponível para acesso, o mundo on-line ganhou o planeta e hoje mais da metade da população mundial está conectada.

Porém, ainda é difícil escolher a melhor internet para sua casa, seja porque uma operadora ou tipo de tecnologia não atendem a sua região ou porque o preço da banda larga está muito alto. É pensando nisso, que o Melhor Plano busca facilitar esse processo.

Se você mora ou está se mudando para Belo Horizonte, Minas Gerais, ou até a região metropolitana de BH, e está procurando uma boa internet banda larga para sua casa, este post vai te ajudar a conhecer mais sobre as opções de planos existentes na cidade e descobrir qual o mais indicado para você.

Planos de internet banda larga em BH

internet em BH está disponível em diferentes operadoras, com opções de pacote que chegam até 300 Mega.  Porém, a disponibilidade da banda larga varia muito de região para região.

Isso porque algumas tecnologias precisam de instalação de cabos específicos. A Vivo e a NET, por exemplo, possuem internet Fibra, mas nem sempre esse serviço está disponível para toda a cidade.

Além disso, os planos em BH são bem variados em preços e benefícios. Há opções que vão de R$ 40,00 a R$245,00, a maioria com modem incluso. Porém, para fazer uma boa escolha, vale a pena comparar todos os planos disponíveis em Belo Horizonte.

 

Internet BH: empresas menores surpreendem em ranking de qualidade

Segundo pesquisa de satisfação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), a NET é vista como uma das melhores operadoras de Minas Gerais.  Já as empresas Blue e Algar, embora tenham pouca aderência e não sejam muito conhecidas, foram apontadas com o melhor atendimento do estado e, empatadas com a NET, oferecem a banda larga mais rápida, segundo a categoria de velocidade.

Sobre a satisfação geral com a operadora, a Algar está em primeiro lugar, com média de 6.8 pontos, em uma escala que vai de 0 a 10, sendo 10 totalmente satisfeito e zero totalmente insatisfeito.

A Oi tem uma das piores classificações, com 5,4 pontos, ficando atrás de empresas como Sky e Blue, como mostra a imagem abaixo.

Uma das maiores marcas do Brasil, a Vivo, não foi apontada com destaque em nenhuma das quatro categorias para internet BH (velocidade, estabilidade, disponibilidade e atendimento). Foi lembrada apenas como a segunda operadora com menor problema em cobrança.

Entenda as diferenças entre a internet banda larga e a fibra óptica

Importante ferramenta de comunicação em todo o mundo, a internet começou a ser desenvolvida nos Estados Unidos, ainda nos anos 1960. De lá para cá, muita coisa mudou e, desde dezembro de 2016, é considerada um direito humano básico, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).

Em 1980 ela chega ao Brasil, com conexão discada – aquela que ocupava a linha de telefone, cobrava valores altíssimos de acesso, mas que hoje ainda é uma opção para quem não tem acesso à banda larga.

A Banda Larga chegou ao país em 2000, quando o portal IG lançou o primeiro provedor grátis de acesso à internet. Atualmente, a fibra óptica também faz parte das conexões do brasileiro e já está presente nas principais capitais e regiões metropolitanas.

Como falamos, algumas provedoras de internet em BH já oferecem a tecnologia fibra, mas você sabe o que isso quer dizer?

Entenda algumas diferenças na internet banda larga

  • A conexão de banda larga comum permite transmissões em variados tipos de velocidade, usando diferentes sistemas – ondas de rádio, satélite, cabos e linhas de telefone;
  • Com esse tipo de conexão, a velocidade da banda larga varia entre de 1 Mbps a 50 Mbps, de acordo com disponibilidade da operadora. A conexão pode piorar em dias de chuva e outras variações meteorológicas e as empresas podem entregar até 30% da velocidade contratada, sem serem punidas pelos órgãos reguladores;
  • A fibra óptica também é um tipo de conexão de banda larga, porém mais resistente a interferências externas ;
  • Pouco mais de 6% das conexões de banda larga no Brasil utilizam a tecnologia de fibra óptica, que está disponível apenas em um pequeno número de cidades;
  • A fibra óptica é uma estrutura cilíndrica, de vidro, flexível e microscópica. É um meio de transmissão muito rápido, com tráfego de dados que chegam perto da velocidade da luz;
  • A fibra óptica tem velocidade maior para download e upload, proporcionando uma navegação mais agradável. Ligação direta entre empresa e cliente, esse tipo de conexão por chegar a 300 Mbps de velocidade. Porém, isso não quer dizer que ela nunca sofrerá quedas ou problemas de conexão, apenas que ela possui uma probabilidade menor de que isso aconteça.
  • A cobertura da fibra ótica é mais restrita que outras opções como rádio, satélite  e 4G. Ela não precisa utilizar a linha telefônica, mas depende da instalação de cabos específicos para atender a sua casa

Saiba mais sobre as tecnologias de banda larga no nosso post sobre como aumentar a velocidade de internet.

Banda larga ou 4G?

Talvez você já tenha ouvido falar do sinal 4G como internet móvel, mas não como internet fixa. Porém, é comum utilizá-lo para outros aparelhos além do celular.

Pois é, principalmente em regiões onde a internet a cabo ou fibra não chegam, o 4G é muito utilizado como banda larga. Ele funciona através de um modem, geralmente aqueles pequenos que podem ser levados para qualquer lugar, captando o sinal e fornecendo dados para o computador. É o caso da operadora Claro, que apesar de oferecer banda larga através da NET, ainda possui planos 4G em regiões onde as outras tecnologias não atendem.

A diferença do 4G para a banda larga convencional é que ele funciona por franquia, ou seja, você contrata uma quantidade de dados por mês e, ao atingir o limite, sua internet ficará bem mais lenta. Já a banda larga é contratada por velocidade e não possui limites de uso.

Se você ainda não entende bem essa questão de franquia, vale a pena conferir nosso conteúdo sobre limite de internet.

 

Velocidade e estabilidade da internet BH

Segundo pesquisa da Anatel, a velocidade e estabilidade da internet BH ainda deixa a desejar. Em um ranking que avalia esses itens, com notas de zero a dez, sendo zero péssimo e dez excelente, a Algar foi apontada como a mais rápida, com nota 6.6. A Oi apresenta a menor velocidade, com 5.2 pontos.

Em relação à estabilidade – a capacidade de manter a conexão sem quedas, a NET foi eleita a melhor, com 6.7 pontos. A Oi mais uma vez aparece em última colocação, com 5.2 pontos.

Dentro da avaliação de qualidade do serviço, o item disponibilidade – ou seja, a possibilidade de usar a internet quando e onde o usuário desejar – também foi avaliado. Com nota um pouco maior do que outros serviços (7.3) a NET vem em primeiro lugar, seguida da Algar (7.1) e da Blue (6.8).

Em âmbito nacional, a internet mais bem avaliada é a Cabo Telecom, que, mesmo com bom desempenho, ainda é pouco conhecida no país,e não atende Minas Gerais.

Você pode conferir mais resultados da pesquisa, através do nosso mapa interativo com as melhores banda largas do país.

Como escolher a velocidade da internet?

A internet BH tanto quanto a dos outros estados do país é lenta. De acordo com relatório de 2016 da Akamai (empresa de internet americana), o Brasil aparece atrás de 88 países, com velocidade média de conexão de 3,4 Mbps.

Com infraestrutura e postura pouco exigente na hora de ordenar melhorias das operadoras, os brasileiros estão “acostumados” à internet lenta, por isso, devem estar atentos na hora de contratar o plano.

A internet BH é a oitava mais rápida no ranking de capitais brasileiras. A velocidade varia de acordo com o pacote contratado e região de acesso e planos menores conseguem atender necessidades mais básicas. Vale lembrar, como foi dito anteriormente, que as operadoras não entregam 100% da velocidade contratada, amparada por órgãos reguladores, que exigem somente 30% de entrega.

Confira as velocidades dos planos disponibilizados de internet para BH e veja qual se encaixa melhor nas suas necessidades:

  • Abaixo de 10 Mbps*: ideal para quem utiliza pouco a internet fixa e precisa do serviço apenas para acessar e-mails, redes sociais e outros portais.
  • De 10 a 25 Mbps: ideal para quem gosta de assistir vídeos no YouTube ou utiliza bastante a internet para pesquisas e redes sociais.
  • De 25 a 50 Mbps: já consegue atender aos amantes de jogos on-line. Mas vale prestar atenção na quantidade de upload, que pode ser maior para alguns jogos. Também é ideal para assistir filmes de alta resolução.
  • De 50 a 100 Mbps: ideal para famílias que mantém vários dispositivos conectados ao mesmo tempo. Também permite o acesso de todos os conteúdos da Netflix sem problemas;
  • Acima de 100 Mbps: ideal para quem utiliza a internet como meio de trabalho e precisa de downloads e uploads de qualidade. Oferece alta performance de navegação e velocidade.

*Mbps é uma medida de velocidade de internet e significa megabite por segundo, ou seja, a cada segundo uma quantidade de dados x é enviada ou recebida pelo seu computador. Quanto maios o Mbps, mais rápida a internet.

Para te ajudar nessa escolha, veja nossas dicas de como escolher a velocidade da sua banda larga

Já decidiu qual a melhor internet para você?

Se você gostou desse post e conseguiu entender as principais diferenças entre os modelos de conexão, chegou a hora de escolher o plano mais adequado para seu perfil de acesso.

Você pode comparar as operadoras disponíveis em BH ou olhar os planos de cada provedora:

Não é de BH? Não se preocupe, você também pode comparar os planos de banda larga disponíveis para a sua região. As ofertas são atualizadas, incluindo descontos e promoções.

Então, tirou suas dúvidas sobre a internet BH? Se não, deixe nos comentários o que você quer saber que a gente te responde!