Internet das Coisas: o que é e como ela impacta a sua vida
Hoje não é mais estranho encontrar pessoas que tenham internet no carro ou um relógio Smartwatch, por exemplo. Esses alguns exemplos de aplicação da Internet das Coisas no dia a dia.
Mas, você sabe o que é a Internet das Coisas ou IoT? Neste post, vamos te explicar melhor como funciona a IoT e mostrar exemplos práticos de ela pode ser utilizada na nossa vida.
O que é a Internet das Coisas?
Internet das Coisas (IdC ou IoT, do inglês) é a ideia de colocar internet em objetos e situações que passamos em nosso cotidiano.
Isso significa conectar itens da nossa casa, trabalho ou cidade à rede mundial de computadores.
Quando pensamos em acessar a internet, logo nos vem à mente celulares, tablets, computadores, videogames e Smart TVs, que permitem conectar a televisão com a internet.
Mas a IoT vai além. Ela amplia as possibilidades de conectar itens mais inusitados, como roupas, máquinas, objetos e instrumentos de áreas importantes como saúde e educação.
Essa realidade não está muito distante, já que segundo a Consultoria Garter, a previsão é que já em 2020 existam cerca de 25 bilhões de objetos conectados à Internet. Ou seja, cada pessoa terá em média pelo menos três dispositivos ligados à rede mundial de computadores.
Como funciona a Internet das Coisas?
- Os dispositivos são conectados a uma plataforma via internet banda larga, wi-fi, internet móvel ou sistemas alternativos;
- Eles enviam e recebem dados e emitem estatísticas para análise;
- A informação coletada permite então automatizar tarefas e economizar tempo nos processos e decisões.
Para atender às necessidades da Internet das Coisas, tecnologias mais rápidas como a rede 5G virão para garantir a estabilidade na conexão desses bilhões de dispositivos.
Gostaria de ter mais velocidade na sua internet? Compare os planos de internet banda larga disponíveis na sua região e economize!
Exemplos de aplicação da Internet das Coisas
Mas afinal, para quê serve a Internet das Coisas?
Além de mudar o ambiente doméstico, tornando nossas casas mais inteligentes, a Internet da Coisas pode ainda melhorar a eficiência da educação, administração pública e setores da economia.
Veja a seguir alguns exemplos de setores onde a Internet das Coisas pode ser aplicada.
Internet das Coisas na educação
Além de ser uma ferramenta para pais acompanharem o desenvolvimento dos seus filhos na escola, a internet das coisas pode ser muito útil na gestão escolar.
Algumas de suas aplicações são:
- Segurança escolar, por meio de câmeras e outros dispositivos;
- Rastreio de objetos;
- Controle de almoxarifado.
Internet das Coisas em casa
Você já precisou sair cedo para uma reunião importante para evitar o trânsito de um dia de chuva? Ou saiu atrasado por esquecer de adiantar o despertador na noite anterior?
Dentro de sua casa, a Internet das Coisas pode estar presente em:
- Despertadores automáticos ligados à agenda do celular;
- Cafeteira com horário de preparo automático;
- Geladeira que gerencia a compra de alimentos;
- Câmeras de segurança da residência monitoradas pelo seu celular.
Esses são apenas alguns exemplos de como a IoT pode estar presente em sua casa, ajudando a economizar tempo e evitar estresse com tarefas do dia a dia.
Internet das Coisas no trabalho
Seja dentro do escritório ou em lojas, será cada vez mais comum ter instrumentos de trabalho conectados à internet.
Em uma loja, será possível verificar quais itens estão sendo mais vendidos e ter o controle de estoque em tempo real, se as prateleiras estiverem adaptadas à IoT por sensores.
Assim, será mais fácil ver as preferências dos clientes para criar relatórios de comportamento e automatizar a compra de estoque.
Internet das Coisas nas cidades
Sensores de pressão e volume em lixeiras inteligentes identificam quando elas têm de ser despejadas, tornando o gerenciamento da coleta do lixo mais inteligente e evitando o desperdício de recursos públicos.
Assim como no exemplo do controle de resíduos, a tecnologia pode impactar a vida urbana também pelo transporte urbano autônomo e redes elétricas inteligentes.
A Internet das Coisas é, portanto, uma forma de melhorar a infraestrutura das cidades, bem como a qualidade de vida dos cidadãos.
Internet das Coisas no campo
A tecnologia pode viabilizar a produção sustentável no campo e integrar informações no agronegócio.
Com a IoT, será possível, por exemplo:
- Compilar dados do solo, clima e das máquinas para tornar a colheita mais eficiente;
- Monitorar a saúde e o crescimento dos animais na pecuária.
Internet das Coisas nos setores produtivos
Nas indústrias, estruturas e máquinas poderão ser conectadas à internet com o objetivo de prevenir acidentes e resolver problemas.
A Internet das Coisas também pode ser utilizada na logística com caminhões autônomos, controle de equipamentos de segurança e rastreio de contêineres.
Dessa forma, a IoT se torna um diferencial para o desempenho de produtividade e economia.
Todos esses exemplos mostram como Internet das Coisas pode ser a solução para problemas individuais e coletivos. Ela aumentará a eficiência de utilização de recursos naturais e econômicos e ajudará na promoção da qualidade de vida.
E aí, entendeu o que é a Internet das Coisas e como ela funciona? Conta para a gente nos comentários como ela já faz parte do seu dia a dia!