Compare planos de internet

Internet discada: Como era antes da banda larga? Ainda existe?

Se você nasceu antes dos anos 2000, provavelmente conhecia bem o barulhinho para se conectar à internet discada, não é mesmo?

E das tantas vezes que a internet caía ou o tempo que demorava para baixar arquivos mesmo que minúsculos?

Assistir a um filme inteiro online, era uma utopia naquela época. Pensando assim, parece que faz muitos anos que a internet discada era uma realidade na maioria das casas brasileiras. No entanto, você sabia que é possível navegar na internet dessa forma ainda em regiões onde não chegou a banda larga?

Pois é. Se você chegou aqui querendo saber mais sobre o funcionamento do serviço nos dias de hoje, ou por pura curiosidade, esse texto vai te mostrar tudo sobre a internet discada.

Saiba como funcionava essa conexão, descubra quais são as principais diferenças com a internet banda larga e como utilizar esse método de conexão se a banda larga não estiver disponível no local onde você mora!

Dá para ler tudo bem rapidinho, é mais rápido que uma conexão discada (;

O que é internet discada?

A internet discada é como as pessoas começaram a ter acesso à internet em meados dos anos 1990 em casa. Para se conectar, era preciso ter uma linha telefônica, que ficava ocupada durante a utilização da internet. Inclusive, se você tirasse o telefone do gancho enquanto estava na internet, era possível ouvir um barulho BEM estranho, rs.

Para que você entenda melhor como a internet discada funcionava, a linha telefônica era ligada diretamente no computador. Então era necessário contratar um provedor de internet, que corresponde mais ou menos aos planos das operadoras de banda larga de hoje em dia.

A partir daí, você colocava o seu e-mail e senha para se conectar à internet e então…

… Começava aquele barulho horrível de conexão (mas que você ficava muito feliz quando acabava e conseguia se conectar).

É importante deixar claro que, na época em que a conexão discada surgiu, o aparelhos de celular também estavam começando a aparecer, então nem se imaginava acessar a internet por meio deles.

Velocidade

Além do fato da linha telefônica ficar ocupada enquanto você estivesse usando a internet discada, a velocidade também era um dos pontos mais negativos, quando comparamos com a banda larga de hoje.

Por conta disso, demorava horas para que você conseguisse baixar uma música se quer. Porém, como não tinha outra tecnologia disponível no momento, todo mundo se adaptou àquela realidade.

Só atualmente, com operadoras que oferecem muitos megas de velocidade por preços mais baixos, é que é possível ver como a banda larga é muito melhor. Além disso, novas tecnologias vem surgindo no mercado aprimorando cada vez mais a qualidade das conexões, como é o caso da Fibra óptica.

Leia também:

Internet fibra óptica? Entenda as vantagens dessa tecnologia

Preços

Outro fator que fazia com que a internet discada fosse popular, mas não usada por tanto tempo em um dia, era o valor que era cobrado. Para efeitos de comparação, a cada 3 minutos que você estivesse conectado à internet discada, o valor a ser pago era de uma ligação telefônica (fora o valor do provedor que variava bastante até surgirem os provedores gratuitos).

Como dissemos que a velocidade não era das melhores, com 3 minutos não dava para fazer nada!

Por conta disso, demorou bastante para as pessoas começarem a usar a internet discada em casa, sendo que, no início, só quem tinha uma condição financeira favorável é que aproveitava essa tecnologia.

Atualmente, operadoras como a NET, a Oi e a Vivo, por exemplo, oferecem planos mais acessíveis, tirando o fato de que você não paga pelo tempo que fica conectado (já que fica 24 horas por dia), mas sim pela velocidade que deseja garantir. Mas vale ressaltar, que isso só acontece nos planos de banda larga, pois em conexões 4G, via mini-modem, possuem franquia por GB consumido.

Ficou confuso? Saiba mais sobre franquia de internet.

Ainda existe internet discada?

Depois de todas essas mudanças e vantagens conquistadas com a banda larga, você deve estar se perguntando: mas ainda existe internet discada?

A resposta é: sim!

Em regiões onde a banda larga ainda não chegou, como áreas rurais, por exemplo, ou locais onde a internet é muito lenta ou cara, a conexão discada pode ser utilizada. No entanto, a Vivo é a única operadora, entre as mais conhecidas do país. que disponibiliza esse tipo de serviço.

Caso tenha interesse, você pode saber mais e conferir a disponibilidade da conexão discada da Vivo aqui.

É fundamental lembrar que a conexão discada não funciona para aparelhos de celular.

Caso você esteja em busca de outras opções além da internet discada, é possível se conectar por transmissões de internet via rádio ou até mesmo pelo 4G, no caso da Claro, que utiliza modens específicos para que o sinal atenda também residências e não só celulares.

E aí, encontrou o que procurava sobre a internet discada? Conta para a gente se ficou alguma dúvida!