Compare e Economize!

Aprenda o que é extranet, internet e intranet e quais são as suas diferenças

Você provavelmente sabe o que é internet, não é?

Geralmente, quando precisamos enviar documentos, fotos ou outros arquivos de um computador para outro ou navegar pelos sites utilizamos ela.

Mas, você sabia que existem outras maneiras de conectar os computadores e trocar informações além da internet? Já ouviu falar de intranet e extranet?

Se não sabe, nesse texto você vai aprender! Descubra o que é extranet, internet e intranet , a diferença entre eles e quais desses tipos de rede estão disponíveis para os usuários adquirirem através das operadoras!

Seu plano de banda larga é muito caro? Compare as ofertas disponíveis na sua região e economize!

O que é extranet, internet, intranet?

Internet, intranet e extranet são os nomes dados aos três tipos de rede que podem ser utilizados para compartilhar informações entre computadores. Porém, apesar de possuírem a mesma finalidade, o que as distingue é a forma como são usadas.

O que é a internet

A internet consiste em uma imensa quantidade de redes locais espalhadas por todo o mundo. Por meio do protocolo de internet, é possível trocar documentos, fotos, vídeos, músicas, acessar sites e redes sociais, enviar e receber e-mails, armazenar arquivos na nuvem e até mesmo fazer chamadas de voz e vídeo instantaneamente.

Sendo assim, a internet permite que uma pessoa do outro lado do mundo consiga ler esse mesmo texto que você em um computador bem distante, pois é capaz de transmitir dados à longa distância, como a banda larga.

Isso acontece porque esse texto, por exemplo, está disponível de maneira irrestrita na rede, ou seja, não é preciso senha ou acessar um servidor específico para ler ele.

Leia também: Qual a internet mais rápida do mundo?

O que é Intranet

O termo intranet é utilizado para designar uma rede de computadores que também podem se comunicar de maneira semelhante à internet, com uma única ressalva: é necessário que esses equipamentos estejam em um mesmo local físico.

Ou seja, você pode usufruir dos mesmos serviços de compartilhamento, desde que quem está enviando e quem vai receber esteja conectado à intranet de um mesmo espaço, como dentro de uma empresa.

A intranet é mais utilizada em organizações e órgãos públicos, principalmente, por questões de segurança. Afinal, quem trabalha em um negócio e precisa compartilhar informações com outros funcionários não deve colocá-las em um ambiente onde o acesso é irrestrito, como na internet, estando vulnerável a terceiros e até mesmo hackers.

Apesar disso, é possível que a intranet de uma empresa esteja conectada à internet.

Isso acontece porque a internet é o recurso mais avançado para fazer pesquisas e compartilhar informações ao redor do mundo. Dessa maneira, as instituições impõem uma política de restrição da comunicação entre a intranet e a internet para que os dados corporativos não possam ser acessados por terceiros, mas permitindo que quem está dentro da intranet possa acessar a internet para demais fins.

Entretanto, ainda pode ser possível acessar as informações contidas na intranet mesmo estando fora do ambiente de trabalho, é o que você verá a seguir:

O que é Extranet

A extranet é usada quando as pessoas precisam acessar as informações de uma empresa que usa intranet, mesmo estando fora do local físico onde a rede está instalada.

Esse tipo de rede foi criado a partir da necessidade de fornecedores, clientes ou mesmo funcionários precisarem se conectar ao que está armazenado na intranet, mas ainda mantendo a segurança do que está ali.

Apesar de nem sempre as organizações disponibilizarem todos os serviços através da extranet, essa é uma forma mais segura de manter as informações de uma instituição em sigilo, já que o acesso à extranet pode acontecer de duas maneiras:

  • Utilizando um usuário e senha fornecidos pela empresa;
  • Acessando uma rede privada virtual (VPN), que garante uma conexão segura entre a intranet e o computador que deseja se conectar à ela de outro espaço físico, pois utiliza dados encriptografados.

Contudo, para usar a extranet, é preciso estar conectado à internet. Dessa forma, uma empresa pode optar por um dos caminhos acima para fornecer o acesso aos seus funcionários, clientes, fornecedores, entre outros.

No caso da rede VPN, você vai ter que configurar no seu computador uma nova conexão, para poder, então, entrar na intranet da empresa.

Já se a organização optar por criar um servidor online, basta passar o link de acesso para quem desejar com um nome de usuário e senha.

Qual a diferença entre extranet, internet e intranet?

Resumindo o que foi dito acima, a principal diferença está de restrição do acesso:

  • a internet não possui restrição por senha e nem por espaço;
  • a intranet possui restrição de espaço, por ser vinculada a uma instituição;
  • a extranet possui restrição por senha por ser vinculada a uma instituição.

Para facilitar o entendimento, confira a tabela a seguir com as principais funções de cada tipo de rede:

INTERNET

INTRANET

EXTRANET

ACESSO RESTRITO

X X

COMUNICAÇÃO INSTANTÂNEA

X X X

COMUNICAÇÃO EXTERNA

X X

COMPARTILHAMENTO DE DADOS

X X X

REDE LOCAL

X

Quais desses serviços é possível contratar?

Como a intranet e a extranet são, normalmente, apenas para uso corporativo, não é interessante para as operadoras fornecer esse tipo de serviço, já que, como se trata de informações sigilosas, é mais comum que a própria equipe de TI realize esse trabalho.

Por outro lado, a internet é uma rede bem mais ampla, estando presente e oferecendo a capacidade de trocar informações com computadores em todo o mundo. Sendo assim, é esse tipo de serviço que as operadoras vêem vantagem em oferecer.

Aqui no Brasil existem várias operadoras que disponibilizam o serviço de internet, tanto a cabo, quanto fibra óptica.

Confira algumas delas:

E aí, conseguiu entender o que é e quais as diferenças entre extranet, internet e intranet? Deixe seu comentário para a gente!