7 Dicas para Acabar com a Internet Lenta

Marilia Marques
  • 0 comentários

Os sites não carregam? Demora horas para conseguir fazer um download? Tem um prazo para cumprir e não consegue fazer sua pesquisa?

Uma internet lenta tira qualquer um do sério. Isso acontece principalmente quando ela decide não colaborar na hora em que você mais precisa. Porém, algumas vezes, os problemas com a velocidade de internet são fáceis de resolver e você nem precisa reclamar com a operadora.

Internet lenta

Para que você possa desfrutar do melhor que a internet tem a oferecer – sem passar nervoso – selecionamos algumas dicas para te ajudar a solucionar o seu problema de conexão à internet. Saiba mais!

Melhor Plano

1- Reinicie o modem e roteador

Um dos fatores que pode estar deixando a sua internet lenta é o fato do seu modem e roteador estarem ligados há muito tempo. Tente desligá-los, aguardar alguns minutos e, em seguida, ligá-los novamente.

2- Verifique se outros aparelhos também estão com internet lenta

Caso você utilize a mesma rede de internet em outros equipamentos, confira se a internet está lenta nos outros computadores também. Caso contrário, é provável que o problema seja o computador em si e não a velocidade da internet.

Para garantir que o seu equipamento está funcionando corretamente, faça o seguinte:

  1. Vá para o painel de controle a partir do menu Iniciar no seu computador;
  2. Acesse “Rede e Internet”;
  3. Nele, você deve clicar em “Centro de Rede e Compartilhamento”;
  4. Então, selecione “Solução de Problemas”, como na imagem abaixo, a fim de diagnosticar caso tenha algo de errado com a sua rede.

problemas de internet lenta

O próprio sistema do seu computador fará uma leitura dos processos de conexão e te informará se o problema está na conexão do aparelho de internet com o seu PC, na própria banda larga, ou algum outro problema.

3- Confira o alcance do seu Wi-fi

Melhor Plano

Existem muitos casos em que as pessoas acreditam estar com problemas de internet lenta quando, na verdade, a solução pode ser ajustar a posição em que seu roteador se encontra em casa ou no escritório. É possível, inclusive, que você nem consiga acessar a internet em todos os cômodos da casa, não é mesmo?

Os modelos de roteador mais comuns possuem um alcance de 300 metros, aproximadamente. No entanto, a distância é bem menor na prática, já que o sinal diminui de um ambiente para outro por conta das paredes que dividem o espaço.

Uma solução para isso pode ser investir em um repetidor de sinal, que vai ampliar o alcance da sua rede Wi-fi, podendo ser o recurso necessário para acabar com a internet lenta. Porém, se o problema de velocidade for da própria banda larga, o repetidor não irá melhorar a conexão.

4- Feche programas que não estão em uso

Pode acontecer de um ou mais programas do seu computador estarem consumindo toda a sua conexão sem que você perceba. Sabe quando você decide deixar toda a temporada daquela série baixando enquanto faz outras coisas? Pois então, essa pode ser a causa principal da sua internet lenta, ainda mais se estiver fazendo os downloads via torrent.

Os programas utilizados para fazer download de filmes, jogos, séries, entre outros, via torrent, podem estar colaborando para que a sua internet esteja lenta. Isso porque essa maneira de baixar arquivos demanda que você tenha uma boa qualidade de internet, já que o download é feito a partir de pessoas que “mandam” o filme, por exemplo, para você.

Da mesma forma, se você mantiver o arquivo já baixado lá e o programa aberto, você será uma dessas pessoas que “envia” o filme em questão, processo que demanda uma grande quantidade da sua internet disponível.

5- Altere o servidor DNS

Os números de DNS (Domain Name System) são sempre configurados automaticamente pela operadora do serviço de banda larga contratada. Isso é pode parecer muito bom pela praticidade do processo, porém, acaba fazendo com que muitos usuários utilizem o mesmo servidor, gerando a lentidão na internet.

Veja como alterar o número do servidor DNS com um passo a passo simples e rápido para computadores com Windows 7:

  1. No “Painel de Controle” do seu computador, vá para “Central de Rede e Compartilhamento”;
  2. Clique em “Conexão local” no lado inferior esquerdo da janela;
  3. Vá para “Propriedades”;
  4. Selecione, primeiramente, o protocolo IPv4 e, depois, o IPv6. É necessário adicionar um novo número nessas duas opções (em “Propriedades”) para que o servidor funcione corretamente.

6- Trabalhe offline

Se você depende da internet para fazer o seu trabalho, seja com planilhas ou documentos online, o ideal é que você saiba priorizar as tarefas. Por exemplo, caso tenha que atualizar relatórios ou mandar e-mails muito longos, a melhor opção é fazer isso em um editor que não utiliza internet e, depois, apenas copiar o conteúdo para a versão no navegador.

Internet lenta

Outra opção é fazer o download de aplicativos, como o Google Drive ou do Evernote que funcionam offline, mas sincronizam suas informações para outros aparelhos quando a internet está disponível. Dessa forma, por mais que você tenha uma internet lenta, o seu trabalho irá render muito mais.

7- Confira qual é a tecnologia da sua banda larga

Antes de considerar mudar de operadora, verifique qual é a tecnologia da banda larga que você está utilizando. É importante se atentar para o fato de que a fibra óptica, por exemplo, garante uma internet muito mais veloz do que os cabos.

No entanto, é muito comum o uso de cabos para internet banda larga com o objetivo de fornecer mais de um serviço com o mesmo sistema, como internet e telefone ou internet e tv por assinatura.

Ainda é possível encontrar lugares onde a internet só chega via satélite, rádio ou conexão discada. Nesses três casos, em especial, é normal que a internet seja mais lenta, porém, os valores a serem pagos são bem mais em conta.

8- Troque de plano de internet

Caso você tenha tentado seguir todas as dicas anteriores e ainda está sofrendo por ter que utilizar uma internet lenta, talvez seja a hora de mudar de provedor. Atualmente, existem muitas empresas que oferecem o serviço de banda larga, como a Vivo, a Oi ou a NET.

É importante que você escolha a melhor operadora para você, para que o problema da internet lenta não venha mais a te incomodar. Como pesquisar os melhores preços com custo benefício é uma tarefa árdua, tendo em vista a dificuldade de encontrar tais informações com facilidade, a Melhor Plano facilita todo esse processo para você.

Além de conferir o conteúdo com as melhores operadoras de banda larga, segundo a Anatel, você comparar as ofertas de banda larga de cada operadora .

7 Dicas para Acabar com a Internet Lenta
Dê uma nota para esse post

Melhor Plano

Queremos estimular a livre discussão entre os usuários da
comunidade Melhor Plano. Opine, dê dicas, interaja com outros usuários!

Comentar Nesse Artigo

Destaques

13 comentários

Claro, Dicas, Oi, TIM, Vivo

Internet 4G: qual a melhor operadora para você? admmelhorplano 10:18

Hoje existem quatro operadoras de telefonia móvel no Brasil que atuam em todo país, e algumas menores que têm atuação regional. Cada operadora oferece planos diferentes, com pacotes…

8 comentários

Dicas

Portabilidade vivo, tim, claro, oi ou Nextel: saiba como trocar de operadora admmelhorplano 14:15

Portabilidade: Como mudar de operadora e manter o mesmo número de telefone Se você é daqueles que adora economizar dinheiro com um plano de telefone…