Internet móvel ilimitada existe? Como contratar?

Anna Alice Nogueira
  • 5 comentários

Bom, pelo menos aqui no Brasil, a resposta ainda é não.

Os planos de celular que você contrata não oferecem  internet móvel ilimitada, pois ainda não há no mercado pacotes de dados móveis sem franquia. O que existem são planos de banda larga ou wi-fi (wireless) gratuito que não possuem limite de navegação e que podem ser utilizados no celular.

Mas se você é um usuário frequente e sente a necessidade de um pacote de dados com grande suporte para seu aparelho, é possível encontrar boas opções, dependendo da sua necessidade.

Saiba porque a internet móvel do celular não é ilimitada e quais são os tipos de plano de dados possíveis para o seu aparelho!

Melhor Plano

Franquia X velocidade de internet

Internet móvel X Banda Larga

É normal confundir internet banda larga ilimitada com internet móvel ilimitada, mas é preciso lembra que as duas tecnologias são diferentes e, por isso, acabam sendo cobradas de maneira diferente pelas operadoras.

Na banda larga, o serviço que você contrata é a velocidade, por isso é possível que seja ilimitada. Você pode usar o quanto quiser pois o seu limite é apenas a rapidez com que as páginas serão carregadas no seu dispositivo.

Assim, você pode utilizar a internet quantos dias e durante todo o tempo que quiser, sem se preocupar com cortes do sinal

Já a internet móvel é vendida por quantidade de dados mensais e, por isso, ela sempre possui uma franquia. Como a conexão no celular funciona via sinal 3G/4G a velocidade da internet é fixa e de acordo com a tecnologia. Ou seja, o que vai determinar se o seu vídeo vai carregar rápido ou não é se o sinal da internet está no modo 4G, 3G ou até 2G. Por isso, ela não é cobrada por velocidade, mas sim por franquia. 

Melhor Plano

Quando você acessa qualquer coisa na internet, há um envio e recebimento de dados para que isso aconteça, seja desde uma mensagem no whatsapp até um vídeo no Youtube. Assim, no seu plano de celular você possui um limite de dados que poderá enviar e receber no mês. Ao atingir esse limite, sua internet pode diminuir de velocidade ou até mesmo ser cortada.

Uma observação importante é que algumas internet fixas funcionam via sinal 4G/3G. Nesse caso, também não é possível que a conexão seja ilimitada.

Como as tecnologias 3G e 4G interferem na minha internet móvel?

Outro fator relevante para os usuários na hora de contratar um serviço de internet móvel é verificar a tecnologia: 3G ou 4G?

Primeiramente, é importante verificar se o seu smartphone é compatível com a tecnologia 4G, que é relativamente recente no Brasil e não pode ser usada de qualquer dispositivo.

O que difere as duas tecnologias é a velocidade: a tecnologia 4G permite que você realize sua transmissão de dados praticamente sem interferências, utilizando seu aparelho com rapidez e eficiência. Isso não quer dizer que a tecnologia 3G esteja ultrapassada ou seja ruim. Dependendo do pacote de dados que você contrata, um serviço 3G pode servir perfeitamente.

Pacotes de internet móvel

Os pacotes de internet móvel podem ser vendidos em MB (megabytes) ou GB (gigabytes), sendo que GB são valores maiores que MB. Nos links abaixo você pode encontrar todos os planos de celular de cada operadora e em cada um deles há uma franquia de internet e a quantidade de minutos disponíveis no pacote (que pode ser ilimitada):

Para usuários que passam muito tempo usando seus dispositivos móveis fora de casa ou que têm o hábito de baixar filmes, jogar, entre outras diversas atividades, sugerimos pacotes com capacidades mais elevadas.

Uma franquia de 10GB mensais é suficiente para navegar sem problemas. Contudo, existem planos de até 20GB mensais. Com eles, o cliente pode utilizar seu pacote de dados mesmo em casa, sem a necessidade de se conectar ao wi-fi para desempenhar diversas funções, todas usando apenas o smartphone.

Se você deseja realizar uma busca com valor de dados diferente, basta buscar o plano ideal para você com a Melhor Plano: você seleciona o mínimo que você precisa de internet e a quantidade de minutos e automaticamente te oferecemos uma lista com as opções e preços disponíveis para a sua região.

Porém, a nossa principal dica é buscar por uma operadora de qualidade. Saber se o sinal cai o tempo todo, se a internet é lenta ou se ela fica fora de área na sua região é importante para que você evite pagar por um serviço que terá dificuldade de usar.

No nosso ranking das melhores operadoras de celular, nos baseamos em uma pesquisa com mais de 150 mil pessoas, feita pela Anatel, que tenta medir justamente a qualidade da operadora nesses pontos.

Tim Beta

Esse não é um “jabá”, nem propaganda para operadora. Porém, notamos que esse é um serviço muito popular entre as pessoas que utilizam a internet. Talvez você até já tenha visto alguém em alguma rede social pedindo um convite para o Tim Beta.

É que esse é um plano pré-pago que funciona com uma espécie de jogo, onde quem utiliza mais as redes sociais e faz mais ligações ganham mais pontos e, consequentemente, mais bônus. O plano mensal mais comum custa em torno de R$50,00 e disponibiliza ao usuário 10GB de internet.

Recentemente, surgiu a possibilidade de contratar um serviço Tim Beta que oferece 20GB pelo mesmo preço do Beta, o Tim Beta Lab. Contudo, para adquirir o serviço é necessário receber o convite de alguém que já seja usuário.

Encontramos no Tecnoblog um relado de um usuário Tim Beta sobre a contratação do serviço e faz comparativos entre os planos da Tim e da Vivo. Talvez vale a pena dar uma olhada e ver se é o que está procurando.

O que uma ampla franquia de dados me possibilita?

Enviar e receber mensagens, assistir vídeos, abrir páginas no navegador, entre outros. Quanto mais você utiliza a internet, mais dados você estará gastando. Por exemplo, se você deseja baixar um filme de 3GB, esse será o consumo contabilizado no seu pacote mensal.

Se você procura por planos que te ofereçam a possibilidade de fazer downloads (baixar) ou uploads (subir, enviar arquivos) pesados, navegar em várias abas ao mesmo tempo, jogar online e muito mais, sugerimos que busque por planos de aproximadamente 10GB, como dito anteriormente. Este é um valor recomendado para usuários que utilizam muito o serviço.

Porém, se você usa apenas algumas redes sociais como, Facebook e WhatsApp não é necessário ter uma franquia tão grande. Em alguns aparelhos de celular é possível conferir quais aplicativos gastam mais da sua franquia de internet e quantos dados estão sendo consumidos por cada um.

internet móvel ilimitada

Para saber o seu, procure na parte de configurações do seu celular algo parecido com “Uso de dados”.  Provavelmente, aparecerá a quantidade de internet que você já consumiu. Basta clicar nessa quantidade e verificar quais aplicativos estão gastando mais da sua conexão.

Assim, você consegue ter noção do quanto realmente consome, além de ter controle da sua franquia de internet.

O que achou desse post sobre internet móvel ilimitada? Aproveite e tire suas dúvidas com a gente!

Internet móvel ilimitada existe? Como contratar?
4.5 (90%) 2 votes

Melhor Plano

Queremos estimular a livre discussão entre os usuários da
comunidade Melhor Plano. Opine, dê dicas, interaja com outros usuários!

Comentar Nesse Artigo

Destaques

2 comentários

Dicas, Planos

Os 10 melhores planos pré-pago de 2018 Mariah Júlia 13:58

No último ano o número de celulares pré-pago diminuiu cerca de 9,8%, indicando uma migração dos usuários para planos controle ou pós-pago. Entretanto, o pré…

6 comentários

Claro, Dicas, Nextel, Oi, Porto Conecta, TIM, Vivo

Os melhores planos de celular para economizar mais em 2018 Mariah Júlia 10:16

Black Friday, Natal, Festas, Ano Novo e décimo terceiro… O final de ano é marcado pelo aumento das compras e presentes. Porém, as despesas não…

11 comentários

Dicas

Portabilidade vivo, tim, claro, oi ou Nextel: saiba como trocar de operadora admmelhorplano 14:15

Portabilidade: Como mudar de operadora e manter o mesmo número de telefone Se você é daqueles que adora economizar dinheiro com um plano de telefone…

13 comentários

Claro, Dicas, Oi, TIM, Vivo

Internet 4G: qual a melhor operadora para você? admmelhorplano 10:18

Hoje existem quatro operadoras de telefonia móvel no Brasil que atuam em todo país, e algumas menores que têm atuação regional. Cada operadora oferece planos diferentes, com pacotes…

  • Walmir Santos de Almeida

    Péssimo artigo, mentiroso e desatualizado, eu já uso internet movel ilimitada desde 2014, este artigo é de 2017 e diz que não existe Internet movel ilimitada no Brasil, este pessoal está completamente desatualizado, a NET tem Internet Móvel ilimitada tanto para usuários daNet quanto para compra avulsa, a UOL, a OI, enfim, existem várias empresas no Brasil que oferecem Internet móvel ilimitada, até grátis como a Oi Wifi Fon, enfim, este blog éde gente desinformada e preguiçosa que espalham a mentira sem nem sequer procurar saber a verdade. Não, não existe só uma empresa que fornece Internet móvel ilimitada, existem várias e já existem há vários anos antes deste artigo mediocre ser publicado.

    • Olá, Walmir! Agradecemos pelo seu comentário. Qualquer feedback é importante para nós.
      Porém, acho que houve alguma confusão. Antes de tudo é necessário esclarecer que a internet móvel, da qual falamos no texto, não diz respeito ao Wi-fi e sim ao 3G e 4G que você usa no seu celular ou minimodem. Todo plano de celular possui uma franquia de internet, que são os dados móveis transmitidos via 3G/4G, e um pacote de minutos para ligações. Atualmente, algumas operadoras até oferecem ligações ilimitadas, mas nenhuma oferece dados móveis ilimitados. Talvez a confusão seja porque alguns planos de banda larga possuem internet ilimitada, já que são contratados pela velocidade e não pela franquia. Já no celular não há nenhum plano que venda a internet por velocidade, apenas por franquia de dados.
      A NET, por exemplo, não possui sequer planos de celular, apenas sua parceira Claro. Mesmo assim nenhuma das duas possuem ofertas de dados móveis ilimitados. O que a NET oferece para seus clientes é o wi-fi grátis, transmitido por hotspots (pontos) de internet wireless em centros urbanos. Porém, Wi-Fi e internet móvel são coisas diferentes.
      Você pode conferir que a NET oferece planos de celular apenas em parceria com a Claro e a franquia de internet vem logo em cima em azul (de 2GB a 50GB): https://www.netcombo.com.br/celular
      Já o Oi Wi-Fi Fon, como o próprio nome diz, não é internet móvel, é wi-fi, ou seja, internet wireless, sem fio. Apesar de permitir o acesso à internet pelo celular, é importante notar a diferença, pois a internet móvel é aquela que o usuário contrata em seu plano de celular, enquanto os hotspots wi-fi são um benefício oferecido pela operadora.
      Em sua FAQ, a própria Oi esclarece que sua internet móvel não é ilimitada: http://faq.oi.com.br/a-conexao-da-oi-internet-movel-e-ilimitada

      Talvez não tenhamos deixado claro no texto essa diferença e entendemos a confusão. Porém, o objetivo do Melhor Plano é ajudar o usuário sobre um assunto que é tão difícil de encontrar informações. Por isso, fomos bem diretos em dizer que não há internet móvel ilimitada, pois se alguma operadora diz oferecer esse serviço no pacote de celular, o usuário deve ficar atento, pois pode ser uma propaganda enganosa ou algo do tipo.

      Gostaríamos de esclarecer que nossos conteúdos são escritos por pessoas bastante comprometidas com seu trabalho e que sempre realizam uma pesquisa para apurar as informações. Além disso, todos os textos passam por revisão. Levamos muito a sério o nosso trabalho e não queremos de forma alguma enganar os leitores, pelo contrário, buscamos alertá-los e informá-los.

      Pedimos desculpa pela confusão e esperamos ter esclarecido todos os pontos.

      De qualquer forma, estamos à disposição para ajudar com qualquer dúvida.

      • Walmir Santos de Almeida

        Isto foii ridículo, pois para responder um erro, resolveram criar um outro erro. O que está claro na matéria é que quem fez não sabe do que esta falando, não entende nem de conceitos básicos, pois o WI-FI também funciona em dispositivos mobile, então também é internet móvel, não adianta estas desculpas esfarrapadas tentando mudar até conceitos para se explicar, seria mais honesto admitir o erro grosseiro. WI-FI e Internet móvel não são coisas diferentes, e a NET oferece Internet móvel para qualquer um, não apenas para os seus clientes. Entendi que vocês possuem serias dificuldades em conceitos, você simplesmente poderia dizer que não existem operadoras de telefonia ilimitada para 3G ou 4 G ao invés disto falaram uma besteira sem tamanho agora estão querendo mudar conceitos para justificar um erro. Eu entrei aqui, por acaso, pois eu estava procurando ver se tinha um outro WI-FI para eu usar no meu dispositivo móvel, procurava uma lista e o que eu encontrei foi uma baboseira dita por gente que se considera especialista, ma que não tem noção do que fala, nem técnica, nem de escrita,. O certo seria tomarem vergonha na cara, admitir o erro e fazer a correção, ao invés de ficar dando desculpas esfarrapadas que só pioram as coisas.

        Eu deveria estar acostumado com isto, a estória de especialistas em coisa nenhuma falando besteiras, isto é tão comum na Internet que não deveria nem me surpreender mais.

        • José Silva

          Cara, vai estudar antes de falar merda!!
          WIFI e Internet móvel NÃÃÃO SÃO A MESMA COISA!!!

          Na sua cabeça (de vento) deve ser… mas no mercado são conceitos completamente diferentes. Aprenda sobre as coisas as de sair falando….

        • Walmir, nós reconhecemos que faltou esse esclarecimento, pois poderia gerar confusões. Já corrigimos o post e acrescentamos logo no início do texto a informação de que estamos falando do pacote de celular. Além disso, no meio do conteúdo já havia uma explicação sobre a diferença da internet 4G e 3G para outras conexões, que reforça esse ponto.
          Porém, não estamos usando o conceito de maneira incorreta. As próprias operadoras chamam de internet móvel o pacote de dados móveis e usar o mesmo conceito é importante para o usuário identificar que é da mesma internet móvel que estamos falando.

          O Wi-Fi de fato pode ser acessado no mobile, porém, se o usuário usa a banda larga fixa da sua casa pelo celular através do Wi-Fi, isso não quer dizer que ele está utilizando internet móvel. Significa que seu aparelho está conectado à sua internet fixa através de uma rede sem fio. No fim das contas, o usuário contratou e paga uma internet fixa e não uma móvel.

          Compreendemos que por acessar as redes públicas das operadoras pelo celular o acesso à conexão seja móvel. Porém, é muito importante diferenciar essas coisas devido aos conceitos usados pelo mercado. Durante a contratação de um plano o que é considerado internet móvel não é o Wi-Fi e sim o pacote de dados.

          Na FAQ da Oi, por exemplo, você pode reparar que a operadora afirma que sua internet móvel não é ilimitada e a operadora possui banda larga e Wi-Fi que são:

          http://faq.oi.com.br/a-conexao-da-oi-internet-movel-e-ilimitada

          Isso acontece justamente porque o que chamam de “internet móvel” é o pacote de dados.

          Esse cuidado de diferenciar os termos serve para evitar que o usuário não contrate por engano um serviço que não é o que ele quer.

          Se você procura redes Wi-Fi disponíveis, há diversos aplicativos que informam os pontos. Nessa página da NET você pode encontrar os pontos de wi-fi da operadora:

          https://www.netcombo.com.br/internet-banda-larga/wifi-na-cidade

          Já o Oi wi-fi Fon é preciso fazer cadastro, mas é possível acessar o mapa de pontos no site da operadora:

          https://www.oiwifi.com.br/

          Além desses, há um aplicativo bastante popular que ajuda a encontrar redes Wi-Fi com acesso gratuito:

          https://instabridge.com/pt/

          Pedimos desculpas pela má experiência com o conteúdo, mas garantimos que ajudar o usuário é o nosso principal foco e que levamos isso muito a sério.