Compare planos de internet

Internet na TV: aprenda a conectar a sua televisão comum ou Smart TV na rede

Você sabia que a sua TV pode ter outras funcionalidades além de exibir a programação convencional?

Não, a televisão ainda não faz comida. Mas e se a gente te disser que dá para acessar a internet na TV?

Além dos celulares e computadores, eletrodomésticos e outros aparelhos eletrônicos também conseguem acessar a rede hoje em dia.

No caso das televisões, os modelos mais atuais chamados de Smart TVs costumam sair de fábrica com a possibilidade de acessar vários sites usando a rede wi-fi .

Mas sabia que dá para usar a internet no aparelho mesmo sem ter uma televisão inteligente?

É sobre isso que este post vai falar! Veja como conectar a internet na Smart TV, como saber se o seu aparelho já possui acesso a rede, e o que fazer caso ela não possua essa funcionalidade sem precisar gastar um dinheirão para comprar uma versão mais moderna.

Como colocar internet em uma televisão que não é Smart TV?

Quer conectar internet na TV, para assistir filmes, fazer apresentações profissionais ou mesmo rodar algum vídeo durante uma reunião com amigos, mas não tem uma Smart TV?

Pode ficar tranquilo. Dá para adaptar a sua televisão comum e navegar tranquilamente, sem qualquer dificuldade.

E você pode fazer isso de várias maneiras diferentes, sem precisar comprar um aparelho de TV mais moderno (e mais caro).

A seguir listamos as 3 melhores maneiras de fazer isso:

1. Chromecast

O Chromecast é um pequeno dispositivo desenvolvido pela Google, com formato semelhante ao de um pen drive que transmite o conteúdo de computadores e smartphones na televisão.

O funcionamento acontece via wi-fi, sendo que os aparelhos pareados (Chromecast conectado à TV e dispositivo de transmissão) devem estar conectados à mesma rede.

Para espelhar o conteúdo do celular ou computador na TV, basta instalar o Chromecast, de acordo com instruções do manual, e selecionar o ícone de transmissão, que aparece sempre que o usuário está em sites como a Netflix ou o YouTube.

Como o funcionamento é via wi-fi, qualquer pessoa conectada à rede pode transmitir o conteúdo para a TV, desde o que o dispositivo esteja ligado.

Existem vários modelos à venda no mercado, inclusive versões paralelas do aparelho – que devem custar um pouco menos, mas não vão funcionar tão bem.

É possível adquirir um bom Chromecast pagando algo em torno de R$ 160. Para não ter qualquer dúvida, confira as avaliações do produto nos sites de venda e tire suas dúvidas na loja e com outros consumidores antes de comprar.

2. Cabos HDMI e VGA

Os cabos HDMI e VGA são o caminho mais fácil para colocar internet na TV.

Você conecta uma saída na TV e outra no notebook e todo o conteúdo da tela passa a ser exibido na televisão, como uma espécie de monitor.

Os notebooks mais antigos usam o cabo VGA – que demanda também um adaptador de som. Já os modelos mais novos funcionam com o HDMI, que transmite som e imagem através de um único cabo.

O inconveniente, nesse caso, é que a navegação é feita usando o mouse e o teclado do notebook, o que pode não ser tão prático assim.

Para ajudar, é possível usar um mouse sem fio ou mesmo um teclado sem fio. Dessa forma, você pode ficar no sofá da sua casa e usara internet na TV de um jeito mais confortável – e aproveitando todas as funcionalidades do seu computador.

3. Videogame

Os videogames mais modernos oferecem jogos virtuais e a opção de instalar aplicativos, como a Netflix, YouTube e outros.

Para utilizar a internet na TV, conecte o videogame normalmente, conforme manual de instruções, e, em vez de selecionar o jogo, escolha um dos aplicativos.

Aparelhos como Playstation 3 e 4, e Xbox 360 ou One são exemplos de videogame com internet que oferecem bom desempenho na usabilidade dos apps.

Seja qual a forma que escolher conectar a internet na sua TV, vale lembrar que é necessário ter um bom pacote de banda larga. Quanto mais dispositivos estiverem usando a conexão ao mesmo tempo, mais lenta ela deve ficar.

Por isso, compare planos de internet fixa disponíveis na sua região e veja qual operadora possui o melhor preço em um bom pacote de velocidade!

Internet na TV com um aparelho inteligente

Comprar uma Smart TV ainda é o jeito mais fácil de usar internet na TV. Existem vários aparelhos a venda no mercado, com tamanhos e funcionalidades diferentes, para agradar todo tipo de consumidor.

Esses dispositivos já vêm com um receptor de sinal wi-fi integrado, para conexão automática com a rede de internet da sua casa. Aí é só usar as funções do controle remoto para aproveitar todas essas facilidades.

Uma Smart TV de 32” custa a partir de R$ 1 mil. Quanto maior for o tamanho da tela, maior o preço. O acréscimo de funcionalidades também encarece o preço final.

Pesquise bastante antes de comprar e escolha uma marca de qualidade, para ter o melhor desempenho da TV em todas as funções – tanto na imagem, quanto no som.

Saiba mais: O que é e como funciona uma Smart TV?

Como conectar a internet na Smart TV?

Se você já possui um aparelho que possibilite o acesso à rede, conectar a internet na TV é bem simples. Porém, a forma pode variar de acordo com o modelo da televisão.

Em geral, você deve fazer os seguintes passos:

  1. Vá até a área de configurações da sua TV. Esse é o mesmo local onde aparecem ajustes de tela, programação para ligar e desligar a TV automaticamente e outras configurações
  2. Então busque pelo ícone de rede;
  3. Escolha a rede wi-fi na qual a TV deve se conectar e digite a senha, se houver. Caso não tenha aparecido essa opção, veja se há alguma área no menu com o nome de “configuração de rede”;
  4. Assim que a TV já estiver conectada, você pode utilizar a TV normalmente, acessando os aplicativos e browsers.

Como saber se minha TV tem acesso à internet?

Para saber se a sua TV é realmente Smart e possui acesso à internet, acesse as configurações do aparelho e verifique a conexão.

 

Outro detalhe importante de uma Smart TV é que ela deve possibilitar a interação com outros dispositivos, como celulares e tablets, usando cabos ou não.

Antes de adquirir um aparelho para usar internet na TV, converse com o vendedor e esclareça todas as dúvidas. Se for possível, confira o manual do aparelho e verifique todas as características e informações técnicas e evite dores de cabeça.

Comprar uma Smart TV é um investimento maior, por isso, avalie de forma criteriosa o aparelho mais indicado para seu perfil de utilização.

Posso usar minha TV como computador?

A Smart TV costuma ser utilizada apenas para assistir vídeos e filmes, porém, dá para usar o aparelho praticamente do mesmo jeito que usamos um computador ou notebook, navegando pelas diversas páginas e sites da internet.

Esses modelos de TV permitem a instalação de diversos aplicativos parceiros, que são uma facilidade para os usuários, mas também existem os browsers – os navegadores que usamos no dia a dia para usar a internet, como o Chrome, e Internet Explorer.

Nem todos os sites funcionam bem, já que a arquitetura da página pode não adequada para rodar na tecnologia da televisão, mas dá para aproveitar bastante.

Use a TV como monitor

Outro jeito de acessar a internet na TV é transformar o aparelho em um monitor. Sabe os cabos HDMI e VGA que já apresentamos antes?

Eles fazem justamente essa função, espelhando o conteúdo da tela no notebook no televisor.

Nesse caso, tudo o que funciona no computador vai aparecer na tela já que a TV é utilizada somente como transmissor – sem a necessidade de utilizar outras tecnologias do dispositivo.

Nesse caso, você vai precisar de uma conexão de qualidade para ter um bom desempenho. Por isso, confira qual a melhor internet do Brasil e no seu estado.

Consigo acessar internet por uma TV antiga?

Conectar a TV de tubo à internet é um processo mais complicado, mas ainda assim é possível fazer.

Com cabos de vídeo composto, você consegue conectar o notebook ao aparelho para usar internet na TV. Ou então, usar a solução já apresentada em tópicos anteriores: ligando um videogame na televisão para acessar os aplicativos – já que muitos modelos são compatíveis a esses televisores.

Se você quer usar a internet na TV para assistir filmes e séries, vale a pena considerar contratar uma TV por assinatura, basta comparar os preços e encontrar uma oferta mais em conta!

Então, conseguiu colocar internet na TV da sua casa? Conte para a gente se ficou alguma dúvida!