Compare planos de internet

Internet no carro: vantagens e como colocar wi-fi no seu veículo

Vale a pena ter internet no carro? Como colocar wi-fi no seu veículo? Que tipo de conexão deve ser usada? Que tipo de conteúdo é possível acessar? Saiba tudo sobre o assunto!

O congestionamento é uma realidade incômoda e parte da rotina diária da maioria das grandes cidades brasileiras. E o tempo que gastamos para nos deslocar de um ponto ao outro não para de crescer. Já pensou se, durante esse período, tivéssemos acesso à internet no carro?

Uma pesquisa encomendada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) identificou que o brasileiro passa cerca de duas horas e vinte oito minutos por dia no trânsito nas capitais.

Ao longo do ano, isso corresponde a mais de 40 dias, tempo que poderia ser utilizado para enviar e-mails, resolver questões importantes por aplicativo ou mesmo assistir um filme.

E essa já é uma realidade para alguns modelos de automóveis. Por isso, produzimos um conteúdo completo com tudo o que você precisa saber sobre usar internet no carro.

Aproveite e compare planos de internet banda larga para ter a melhor conexão e preço também em casa!

 

Como funciona a internet no carro?

A internet no carro pode funcionar de diferentes maneiras, de acordo com a tecnologia existente no veículo.

Nos carros mais modernos, é possível acessar a internet no próprio painel, via 3G / 4G. Para isso, o carro usa o serviço de conexão do celular e conta com um hotspot de wi-fi para distribuir a rede internamente.

Aí, dá para se conectar no celular, no tablet, no notebook ou em qualquer outro dispositivo móvel com acesso à internet no carro.

Vale lembrar que é importante contar com um bom plano de internet 4G e que esse é um investimento de valor mais alto, mas dependendo do uso do carro pode ser a melhor solução.

 

Saiba duas formas de conectar internet no carro que não possui tecnologia própria

Quer muito usar internet no carro, mas ainda não sabe como fazer isso? Conheça as principais formas de deixar o veículo conectado. É bastante simples!

Hotspot da operadora de telefonia

Com esse equipamento, dá para conectar até 10 aparelhos ao mesmo tempo, com boa qualidade de sinal. Entretanto, é necessário estar em locais com cobertura da sua operadora, senão a internet cai.

É preciso investir no equipamento, mas é uma excelente solução, especialmente para quem usa o carro profissionalmente.

Usando o smartphone

 

O próprio celular pode ser utilizado como roteador, compartilhando sua rede de dados com os outros usuários do veículo.

Para isso, basta acessar as configurações do aparelho e selecionar a opção de conexões e roteador Wi-Fi e Ancoragem.

Aí, basta ativar o Wi-Fi do seu aparelho para distribuir a internet com outras pessoas. Os demais usuários precisarão de uma senha que será informada no seu celular – a exemplo de como já funciona a internet sem fio com roteador.

A principal vantagem de usar internet no carro dessa maneira é que você não precisa investir em qualquer tipo de equipamento adicional. Tudo o que precisa é de um bom plano de internet no seu celular.

Por outro lado, o compartilhamento de dados gasta a bateria mais rapidamente e ainda aquece o aparelho, além de consumir sua franquia de internet em um piscar de olhos.

 

Compare planos antes de colocar internet no carro

Todo mundo quer usar internet no carro, mas ninguém quer ter que pagar caro por isso, não é verdade?

Para usar a internet no carro, é importante ter um plano com um bom pacote de franquia e que funcione bem na sua região.

Vivo

Atualmente, a Vivo oferece o aparelho pocket wi-fi, um roteador que ancora internet para até 10 aparelhos ao mesmo tempo e que não precisa estar plugado em nenhum computador.

O custo dele é de R$ 64,90 por mês, já incluído o valor do plano e do dispositivo.

Você também pode conferir outros planos de internet da Vivo para se conectar.

Nextel

 

Outra opção de operadora são os planos de internet 4G da Nextel para usar em tablets, notebooks e outros dispositivos móveis. Basta contratar o plano para adquirir o chip e inserir em um aparelho compatível.

Entretanto, vale destacar que a cobertura 4G da operadora só está disponível em algumas regiões de São Paulo e Rio de Janeiro.

Claro

Outra operadora que oferece pacotes de internet 3G e 4G é a Claro. Seus planos, geralmente, são residenciais, mas você pode adquirir um mini-modem wi-fi e utilizá-lo para distribuir internet no seu carro.

Leia nosso artigo sobre a melhor internet banda larga do Brasil e descubra qual a operadora mais bem conceituada entre os consumidores.

Vantagens de ter internet no carro

No dia a dia, contar com internet no carro já facilita a nossa vida e pode ajudar em diversas questões. No carro não seria diferente. Por isso, listamos as principais vantagens de ter uma conexão no seu veículo.

Ressaltamos que essas facilidades devem ser aproveitadas apenas quando o carro está parado ou com o celular em um suporte apropriado para visualização durante a direção.

Mantenha-se focado no trânsito, caso contrário, os benefícios da internet podem se tornar um grande problema e te envolver em acidentes (além de acarretar em multas).

  • É mais fácil se localizar e identificar o melhor trajeto

Graças aos aparelhos de localização por satélite existentes nos dispositivos – que funcionam conectados à internet – é possível identificar a melhor rota para chegar a um destino.

Com isso, o motorista consegue fugir de engarrafamentos e chegar mais cedo ao local desejado.

Também dá para encontrar estabelecimentos próximos à sua localidade, como restaurantes, estacionamentos e até postos de gasolina.

Com a internet instalada no carro, você evita de gastar os dados móveis do seu plano de celular, que possuem franquia.

  • Escute sua própria lista de músicas

Não gosta do que toca no rádio? Use aplicativos de músicas para criar suas próprias playlists e deixar a viagem mais agradável.

Dá para criar listas personalizadas para cada momento do dia e descobrir muita coisa nova enquanto se desloca de casa para o trabalho, por exemplo.

  • Internet das coisas ajuda a identificar problemas mecânicos

Os veículos mais modernos ainda têm outros diferenciais com a internet das coisas. Nesses carros, o próprio sistema tecnológico do automóvel consegue identificar falhas no funcionamento e sinalizar para o motorista.

Isso é excelente, pois dá para fazer a manutenção preventiva e evitar muita dor de cabeça no futuro.

  • Distração para a família durante viagens longas

A internet também pode ser usada pelos passageiros do veículo, tanto em seus celulares pessoais quanto nas TVs que alguns carros possuem.

Com isso, os passageiros podem se distrair durante a viagem sem gastar o seu pacote de dados.

Internet no carro para motoristas de aplicativo

O mercado de transporte está cada vez mais competitivo. Somente em São Paulo, a maior capital do país, o número de táxis ultrapassa os 33 mil. Isso sem contar a quantidade de motoristas de aplicativos, que não para de crescer.

Com uma oferta muito grande de carros e consumidores mais exigentes, cada detalhe oferecido durante a viagem pode fazer a diferença. E os mimos não podem parar na balinha e na água gelada disponibilizadas para o passageiro.

Mesmo que o trajeto seja curto, o usuário preza por uma experiência única, com bom atendimento e algumas facilidades que a internet no carro pode oferecer. Porém, é preciso balancear bem os custos com o serviço e os lucros para saber se ,de fato, vale o investimento.

·         Assistir filmes e séries durante o percurso

Quando a internet no carro tem boa estabilidade e rapidez na conexão, o seu passageiro pode até assistir filmes e série enquanto não chega ao endereço desejado.

Isso aprimora, e muito, a qualidade da viagem, transformando o seu serviço em uma oferta altamente diferenciada.

·         Chegar mais rapidamente ao destino

Tempo é dinheiro, por isso, não dá para ficar horas e horas parado no trânsito.

Com os aplicativos de trânsito, dá para identificar a melhor rota para chegar ao destino, fugindo de acidentes e engarrafamentos. Assim, seu passageiro consegue chegar na hora certa e sem atrasos.

Além disso, o próprio usuário pode olhar o mapa no celular dele e escolher por caminho prefere passar.

·         Resolver questões do trabalho no caminho

Com os celulares e o acesso à internet 24 horas por dia, quase todo mundo resolve algo do trabalho fora da empresa.

Sem entrar no mérito de isso ser algo bom ou ruim, entendemos que essa é uma demanda do consumidor brasileiro, portanto, disponibilizar internet no carro para que ele consiga enviar um e-mail e tomar decisões relativas ao trabalho pode ser um bom diferencial.

Também dá para pesquisar informações para um trabalho da faculdade e aproveitar o tempo que gastamos no trânsito de maneira mais útil.

Você já usa internet no carro? Conte nos comentários como tem sido a sua experiência de navegação. Não se esqueça de compartilhar esse post e ajudar seus amigos a conectarem o veículo à web.