Compare planos de internet

Entenda como funciona a internet via rádio, veja vantagens e desvantagens e se vale a pena contratar

Atualmente não conseguimos ficar de fora do que se passa na internet.

Ficamos conectados para a diversão, estudo, informação e trabalho, para nos comunicar com quem precisamos e até para guardar dados importantes.

Porém, muitas vezes a banda larga não chega em determinadas regiões. Ou porque são muito remotas ou devido aos altos custos para instalar e manter cabos e redes de fibra óptica.

Segundo dados divulgados pelo presidente da Telefônica Vivo, menos de 400 cidades brasileiras possuem banda larga com mais de 10 MB de velocidade.

Por isso, a internet via rádio é uma alternativa para quem não tem acesso à internet por fibra óptica ou cabo, mas quer ficar conectado sem depender de uma linha telefônica.

Mas, afinal, como funciona essa tecnologia? Será que ela vale a pena? Confira!

O que é a internet via rádio?

Basicamente, podemos dizer que a internet via rádio é um tipo de rede fixa que utiliza ondas de radiofrequência para emitir o sinal da conexão aos computadores – tanto para residências quanto para empresas e comércio.

Como o sinal é transmitido por ondas, não é necessária a instalação de cabeamento e fios.

Essa tecnologia tem se tornado uma opção bastante procurada pelos brasileiros, sobretudo aqueles que vivem no interior, em zonas rurais ou cidades pequenas.

Segundo a pesquisa TIC Domicílios, 11% dos domicílios brasileiros utilizam esse tipo de conexão. 

A internet via rádio também costuma atrair usuários pelo baixo custo de manutenção, preços mais acessíveis e boas velocidades.

Em geral, as provedoras do sinal oferecem planos que vão de 1 a 15 mega para atendimento residencial, podendo chegar a até 30 mega para planos corporativos.

O que pode custar um pouco mais é o valor da instalação da antena.

Por isso, é muito comum que grupos se reúnam — condomínios, por exemplo — para assinar o serviço.

Assim, eles dividem o custo de todo o equipamento necessário para levar o sinal até suas residências, o que torna o preço individual ainda mais baixo.

Será que o preço da internet via rádio vale a pena? Compare com outros planos de banda larga disponíveis na sua região e tenha o melhor custo-benefício.

Como funciona a transmissão de dados via rádio?

Conheça a estrutura necessária para fazer a transmissão da banda larga via radiofrequência:

  1. Os provedores instalem torres, chamadas tecnicamente de POPs, por toda a região onde o serviço será oferecido.Elas são colocadas em pontos altos e com boa visibilidade do perímetro atendido.
  2. Depois, quando você contratar o serviço, uma antena é instalada no alto do seu edifício ou casa, para captar o sinal emitido pelas torres.
  3. Para converter o sinal de rádio em internet, a antena é conectada a um modem. Esse equipamento, por sua vez, transforma o sinal e o transmite para a placa de rede do seu computador.

Uma informação importante é que a instalação das torres deve ser feita por meio de um planejamento muito preciso e minuciosos. Afinal, caso sejam posicionadas ou distribuídas inadequadamente, podem sofrer interferências e acarretar a perda do sinal.

Como se tratam de ondas, qualquer obstáculo que esteja entre a torre e a antena pode ser uma interferência.

Então, aí vai uma dica: se você mora em uma região cercada de prédios ou em áreas muito baixas, a qualidade do sinal da internet via rádio não será boa.

Mas se a sua casa está localizada em uma região alta, o serviço terá um desempenho melhor.

Como você pode ver na imagem abaixo, a torre está posicionada no alto de um edifício, em um local que está em linha reta com todas as antenas receptoras. Isso faz com que o sinal chegue perfeitamente às casas.

Quais as vantagens e desvantagens da internet via rádio?

Vamos resumir aqui os prós e contras da internet via rádio para que você possa avaliar se compensa contratá-la para a sua residência ou trabalho.

Vantagens:

·        Internet 24h por dia

Na conexão a rádio o sinal de internet é ilimitado. Isso quer dizer que você pode navegar o dia todo para assistir NetflixYouTube e jogar, sem a necessidade de contratar pacotes adicionais.

Ou seja, não terá que gastar cada vez que ultrapassar o limite da franquia.

·        Custo-benefício

Em geral, as operadoras de internet via rádio oferecem uma boa qualidade de sinal a preços justos.

Dessa forma, uma das principais vantagens é a relação custo-benefício se compararmos com redes como fibra óptica, internet a cabo e internet móvel.

·        Não precisa de linha telefônica

Se antes você tinha que se conectar por meio da internet discada, via telefone, agora pode contar com a internet à rádio.

Por se tratarem de ondas de rádio, ao ligar o seu modem à antena e receber o sinal das torres, você libera a sua linha telefônica para falar com quem quiser.

Além disso, o processo se torna muito mais simples e mais barato.

·        Alcance em regiões onde outras redes não pegam

Geralmente, os provedores de internet via rádio atendem áreas como periferias e zonas rurais, onde não é possível contratar internet a cabo ou com fibra ótica.

·        Velocidade da internet

Caso a instalação seja feita corretamente, a velocidade da internet será rápida.

Mas, lembre-se: a velocidade de acesso corresponde à que você contratar com o provedor.

Desvantagens:

·        Má qualidade da instalação

Como falamos, caso a torre e a antena sejam mal instaladas, podem ocorrer interferências no sinal, o que prejudicará a sua conexão.

O sinal de radiofrequência não faz desvios para superar obstáculos, o que faz com que você perca a qualidade do serviço.

O maior índice de reclamações referentes à má qualidade do sinal da internet via rádio se dá pela má instalação da estrutura necessária.

Por isso, exija do provedor um a instalação correta, sem obstáculos no caminho da onda e em linha reta em relação à sua antena.

·        Problemas de estabilidade

Por se tratarem de ondas de rádio, o sinal da internet pode sofrer interferências em caso de mau tempo.

Tempestades, ventos muito fortes ou raios podem tanto bloquear o sinal quanto danificar as antenas. Isso faz com que a internet caia ou fique mais lenta.

Vale lembrar que todos os tipos de conexão à internet que conhecemos sofrem com instabilidade, mesmo que sejam transmitidas via fibra óptica, mas em algumas esse impacto é menor do que em outras.

Quer saber qual a melhor internet banda larga no seu estado? Acesse o nosso mapa interativo e confira o desempenho dos provedores na sua região.

Que operadoras oferecem internet via rádio?

 

São diversas as empresas que oferecem conexão via rádio. Portanto, é importante pesquisar qual delas atende adequadamente em sua região.

Diferentemente da internet discada ou da fibra óptica, por exemplo, que possuem uma gama restrita de grandes operadoras que fornecem o serviço, a transmissão via radiofrequência é oferecida, em sua maioria, por provedores locais e de pequeno porte.

Tenha cuidado para conferir se a empresa possui autorização da Anatel, pois é comum a existência de provedores ilegais.

Fique atento também ao que diz a lei brasileira. O provimento de acesso à internet via rádio compreende dois serviços:

  • Serviço de Comunicação Multimídia – telecomunicações;
  • e Serviço de Valor Adicionado ou Serviço de Conexão à Internet.

A Lei Geral das Telecomunicações, lei n° 9472, de 16 de julho de 1997, estabelece que a atividade de telecomunicações que emita as ondas de rádio para fora da edificação depende de uma autorização prévia da Anatel.

Mesmo que a empresa tenha os equipamentos de radiocomunicação e opere dentro nas faixas de radiofrequência definidas pelo regulamento específico (de 2.400 a 2.483,5 MHz e 5.725 a 5.850 MHz), ainda sim ela precisa de autorização da Anatel para prestar o serviço.

Caso contrário, pode haver interferência no sinal das ondas, problemas no tráfego aéreo, dentre outros pontos negativos.

Internet via rádio SP: veja como esse serviço funciona em São Paulo e confira vantagens e desvantagens

Afinal, a internet via rádio é boa?

Se na sua região a internet via cabo ou fibra óptica não chega, a conexão via rádio pode ser uma boa opção.

Se bem instalada, pode oferecer uma velocidade adequada para assistir vídeos, trocar e-mails, ouvir músicas, etc.

Por outro lado, a fibra óptica, em geral, é capaz de oferecer mais velocidade e menos instabilidade, a longas distâncias.

Isso porque ela transforma o sinal em luz, fazendo com que a internet chegue até você na velocidade da luz. Além disso, o cabeamento é protegido para que não haja interferências.

Se na sua região já tiver essa tecnologia, vale a pena pesquisar os planos. Conheça as ofertas das principais operadoras que oferecem o serviço de banda larga via fibra óptica:

Também pode ser interessante analisar o custo-benefício da banda larga dentro de combos com TV por assinatura e telefone fixo.

Compare sempre os preços e a velocidade oferecida em todos os tipos de conexão para ter uma internet com mais qualidade, estabilidade e preço justo.

Então, a internet via rádio pode ser uma boa opção para você? Antes de contratar, porém, lembre-se de avaliar também os serviços com conexão a cabo ou fibra ótica. Compare agora os planos de banda larga disponíveis na sua região e comece já a economizar!