Planos em São Paulo

Internet via rádio SP: veja como esse serviço funciona em São Paulo e confira vantagens e desvantagens

Morar ao redor do maior centro econômico do país tem as suas vantagens. Uma delas é a proximidade com uma grande estrutura de telecomunicações.

Por isso, acredita-se que o estado de São Paulo tem uma ótima cobertura com redes de fibra ótica e de telefonia de alta capacidade.

Porém, ainda há lugares em que os cabos não chegam por diversos motivos.

Pensando nisso, vamos apresentar neste post uma alternativa: a internet via rádio em São Paulo.

Entenda como esse serviço funciona, os pontos positivos e negativos e veja se vale a pena instalar internet via rádio na sua casa ou empresa.

Saiba quais são os melhores serviços banda larga de São Paulo

Como funciona a internet via rádio?

Diferente da internet via cabo que todo mundo conhece, a internet via rádio funciona através de ondas sem fio que carregam o sinal de torres de transmissão até antenas instaladas em nossas casas.

Esse trabalho precisa ser feito com muito cuidado, pois como estamos falando de ondas, obstáculos como prédios e até mesmo árvores podem atrapalhar o sinal.

Falando de um aspecto técnico, o trabalho mais pesado é feito pelo modem na nossa casa. Ele que transforma as ondas de rádio no sinal de internet que é reconhecido pelos nossos aparelhos.

A velocidade da internet a rádio também é um tópico de muito interesse. Ela costuma variar de 1Mb até 15Mb para clientes residenciais. No caso do cliente corporativo, algumas empresas conseguem oferecer até 30Mb.

Saiba mais: Internet via rádio, vale a pena em todas as situações?

Quais as vantagens dessa tecnologia?

A primeira coisa que vem em mente quando pensamos em internet a rádio é o custo-benefício. Por conta da infraestrutura relativamente pequena, as operadoras conseguem oferecer boas velocidades por preços baixos.

Mesmo em localidades em que o cabo está disponível, algumas pessoas preferem o rádio por esse motivo: o preço.

A qualidade da conexão também merece atenção. Desde que a instalação seja feita de forma correta e o clima esteja favorável (explicaremos isso logo abaixo) é possível ter acesso à internet gastando muito pouco.

Lembrando que, ao contrário de redes de telefonia 4G, operadoras não costumam aplicar limite de franquia. Portanto, o usuário pode ficar despreocupado e usar sua internet sem se preocupar com a quantidade de megabytes utilizada.

Por isso, o sinal de rádio para internet pode ser uma ótima opção para pessoas ou empresas que precisem de banda larga em regiões afastadas de centros urbanos.

Compare planos de internet banda larga na sua região:

E as desvantagens da internet via rádio?

Quando falamos de rádio, estamos nos referindo a um sinal de ondas que é muito sensível a interferências climáticas. Chuvas e até mesmo ventos fortes são capazes de reduzir a velocidade de conexão e até mesmo provocar quedas do sinal.

Fora isso, os problemas da tecnologia estão ligados à falta de qualidade do serviço prestado, como antenas mal instaladas (frouxas) e modem mal configurado.

É importante saber: as empresas de internet via rádio cobram pelo serviço de instalação. Os valores não costumam ser baixos, mas sim maiores que a mensalidade do plano contratado.

Antes de contratar uma banda larga, confira no nosso ranking o desempenho dos principais provedores do país em São Paulo.

Quais as opções de internet via rádio SP?

As empresas que oferecem internet via rádio em São Paulo são diferentes das grandes operadoras do mercado, como TIM, Oi, Net e Vivo.

No estado, provedores pequenos é que têm esse tipo de conexão. São várias empresas atuando, o que torna mais difícil fazer uma comparação.

Vamos pegar como exemplo a Netion Telecon e a Netwis Internet via Rádio.

A primeira oferece serviços nas cidades de CubatãoSão Vicente e Praia Grande com planos de 2MB até 10MB com valores a partir de R$81,90.

A segunda atua na cidade de Indaiatuba com planos de 1MB até 4MB e mensalidade a partir de R$79,90.

Outras opções de internet via rádio em São Paulo são:

Os valores são questionáveis diante da velocidade entregue. Além disso, em uma rápida pesquisa no Google com os comentários dos usuários, percebe-se uma grande irregularidade: parte dos usuários estão satisfeitos com os serviços, outros reclamam da velocidade, de quedas e até do próprio atendimento.

É possível ver que quando o assunto é internet via rádio SP, a recomendação é utilizar apenas em situações em que não há outra alternativa disponível, já que as tecnologias de cabo e fibra ótica são menos sujeitas a interferências.

Na pesquisa da Anatel que avalia a velocidade, estabilidade e disponibilidade do sinal das provedoras de internet no Brasil, os planos Tim Live foram os que mais se destacaram no estado de São Paulo. A operadora ficou em primeiro lugar no quesito qualidade da banda larga, segundo a opinião dos usuários.

Compare outros planos de internet banda larga disponíveis em São Paulo e encontre uma oferta ideal para você.

Afinal, vale a pena ter internet via Rádio em SP?

Chega aquele momento em que é preciso escolher qual plano de internet contratar. Como mostramos acima, quando o assunto é internet via rádio SP, é melhor pensar em outras soluções para sua casa ou empresa.

Estamos falando do estado com a melhor infraestrutura do país, onde os cabos com internet de alta velocidade estão por todos os lados, além de grandes operadoras em plena competição em busca de clientes.

Esse é um tipo de escolha que poderia ser difícil em outras regiões, mas não dentro do Estado de São Paulo.

Lembre-se: em uma comparação direta, as redes sem fio sempre perdem em quesitos como velocidade, estabilidade e disponibilidade para estruturas físicas.

Agora, se não há outra opção, o rádio pode ser uma boa alternativa, mas você também pode verificar a disponibilidade de conexões via satélite.

Encontrou o que queria sobre a internet via rádio em SP? Deseja contratar um pacote ou quer conhecer opções de banda a cabo e fibra ótica? Compare agora os melhores planos de internet na sua região e comece a economizar.