Compare planos de celular

Confira 4 passos para limpar nome sujo e ficar com as contas em dia!

Limpar nome sujo é uma questão importante para a maioria das pessoas. Mas, de acordo com o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), existem cerca de 60 milhões de brasileiros endividados.

Hoje, o Melhor Plano reúne informações essenciais para quem deseja limpar nome sujo e voltar a ter mais credibilidade no mercado.

4 passos para limpar nome sujo

1.      Verifique sua situação nos sites de cadastro de devedores

O primeiro passo para limpar nome sujo é verificar se seu cadastro está realmente negativado e qual o volume da sua dívida.

Serasa Experian

  1. Acesse o site do Serasa ou faça o download do aplicativo, disponível para Android e iOS.
  2. Clique em “Consulte grátis seu CPF”.
  3. Na página seguinte, será aberta a opção de cadastro e login.
  4. Se for o primeiro acesso, será necessário se cadastrar.
  5. O usuário pode fazer o cadastro com as informações do Facebook ou preenchendo manualmente os dados solicitados.

Com o cadastro sempre que uma empresa incluir o nome do usuário na lista, ele receberá um e-mail de notificação.

SPC

  1. Vá a uma das unidades de atendimento presencial do SPC com o CPF em mãos.
  2. Lá, eles farão a análise do seu cadastro.

2.      Tente negociar a dívida diretamente com os credores

Faça um levantamento das suas dívidas e elenque as prioridades e possibilidades de pagamento. Para limpar nome sujo, não é preciso estar com a dívida 100% quitada, mas é preciso haver um compromisso de pagamento.

Converse com o credor e avalie planos de renegociação. Se você não consegue pagar o valor total da parcela, refinancie a dívida. Converse também sobre redução de juros e taxas. O importante é analisar a situação e encontrar caminhos para conseguir quitar toda a dívida.

O ideal é começar pelas contas com juros mais altos já que, em longo prazo, o não pagamento pode afetar significativamente a sua conta bancária.

3.      Transfira a dívida de uma instituição financeira para outra

Se a sua dívida é em um banco ou cooperativa de crédito, uma boa dica para limpar nome sujo é usar os serviços de transferência de dívidas.

Com essa solução, o consumidor consegue transferir o financiamento ou empréstimo para uma instituição de sua preferência e negociar juros, taxas e condições mais atrativas. A economia pode ser enorme e você limpa o seu nome.

4.      Participe de feirões de renegociação

Limpar nome sujo é bom para o consumidor e também é ótimo para a empresa – que consegue recuperar um valor até então considerado perdido. Por isso, é comum que algumas delas realizem feirões de renegociação pelo menos uma vez por ano.

Nesses eventos, as condições costumam ser mais interessantes para o inadimplente, que poderá quitar suas dívidas com juros menores e mais facilidades no pagamento.

O Serasa também promove esse tipo de acordo entre devedor e credor, junto a empresas parcerias, por meio do Feirão Limpa Nome. O consumidor tem a oportunidade de acertar sua vida financeira e definir novas metas para o dinheiro.

No site Limpa Nome Online, o consumidor também pode renegociar a dívida, em um processo mediado pelo próprio Serasa.

Por que limpar o nome sujo é importante?

De acordo com dados do SPC, o maior volume de endividados tem de 30 a 39 anos e a população idosa tem apresentado crescimento na inadimplência.

Ter o nome sujo significa ser incluído em cadastros de pessoas inadimplentes, como o SPC e Serasa.  A principal consequência disso é a interferência direta na vida financeira.

Quem está com o nome sujo tem muita dificuldade em diversas situações, entre elas:

  • Abertura de crediário;
  • Acesso à cheque especial;
  • Acesso à crédito pré-aprovado;
  • Aprovação de cartão de crédito;
  • Financiamento de imóvel ou veículo;
  • Crédito com juros mais baixos (já que o empréstimo tem mais riscos envolvidos, o banco costuma cobrar juros altíssimos).

Limpar nome sujo é essencial para normalizar a vida financeira. Além disso, o nome limpo significa que todas as dívidas foram quitadas, o que é correto em toda transação de compra e venda.

Como uma pessoa fica com o nome sujo?

Antes de entender como limpar nome sujo, é importante saber de que forma os cadastros de inadimplentes acontecem.

Atualmente, os principais serviços desse tipo existentes no país são o SPC Brasil e o Serasa Experian. Além do cadastro, eles fazem análises diversas, com pesquisas de tendências, comportamentos e perfis demográficos.

O nome é incluído na lista de devedores quando uma dívida não é paga. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, se o pagamento estiver atraso um dia, a empresa que não recebeu já pode inserir o nome no SPC ou Serasa.

Mas, de forma geral, as empresas costumam aguardar até 30 dias antes de fazer a inclusão, para que o consumidor consiga se organizar e honrar seus compromissos, sem precisar se preocupar com maneiras de limpar nome sujo.

De qualquer forma, fique atento aos prazos de pagamento para evitar dor de cabeça.

Vantagens de limpar nome sujo

Depois de limpar nome sujo, o consumidor pode aproveitar uma série de benefícios inerentes ao fato de ser um bom pagador:

  • Ter o nome na lista de cadastro positivo;
  • Conseguir crédito com condições mais atrativas;
  • Acesso à financiamento de carros, casas, viagens e outros serviços;
  • Limite maior no cartão de crédito ou crediário de lojas

A dívida “vence” depois de cinco anos?

Há o mito de que, após cinco anos de inadimplência, a dívida prescreve. Na prática, não é assim que funciona.

As regras gerais do SPC e do Serasa estipulam que o prazo máximo para que nome apareça no cadastro de devedores é de cinco anos. Após esse período, o nome não consta mais na lista de inadimplência.

Mas a dívida não deixa de existir. O consumidor continua devendo a empresa, que poderá manter as cobranças até mesmo judicialmente.

Então, para quem está pensando que cinco anos passam depressa, vale lembrar que a dívida permanece e, durante todo esse período, haverá muita dificuldade para conseguir crédito e acesso a vários produtos e serviços.

Como evitar ficar com o nome sujo?

Agora que você já sabe como limpar nome sujo, tenha em mente uma mudança de atitude em relação ao dinheiro para evitar que esse problema aconteça novamente. Alguns passos são fundamentais nesse processo.

Tenha um planejamento financeiro mensal

Organize suas finanças, separando, em uma planilha (manual ou digital), gastos fixos e variáveis. Leve em consideração seu orçamento mensal e veja se as contas estão fechando.

É muito importante evitar gastos que ultrapassam a renda da casa. Nesse processo, deve-se contar com o envolvimento de toda a família, para que todos decidam, juntos, possíveis cortes e ajustes nos gastos do mês.

Compre somente o que você pode pagar

Com tantas propagandas, produtos e informativos que chagam até o consumidor a todo momento, é normal sentir desejo de consumo por diversos itens. Mas é preciso ter a cabeça fria ao comprar um bem ou contratar um serviço.

Planos de celular, por exemplo, costumam oferecer pacotes imperdíveis, que, na prática, oferecem muito mais do que você realmente precisa, por um valor alto. Analise todas as ofertas de planos de celular antes de contratar para não fazer gastos desnecessários.

O consumidor pode optar por um plano família para os celulares e garantir mais economia, sem precisar abrir mão do serviço.

O mesmo vale para os planos de internet banda larga e de TV por assinatura.

Está precisando trocar seu plano de celular para economizar? Confira as ofertas das operadoras disponíveis na sua região! Aproveite e veja dicas para economizar todo mês no seu plano!

Tenha uma reserva financeira

Muita gente acaba se endividando porque precisou gastar dinheiro com uma necessidade urgente, como o conserto do carro ou um exame médico, e não tinha de onde tirar esse recurso.

Imprevistos sempre acontecem, mas é bom estar preparado. Estabeleça uma meta para guardar dinheiro todos os meses, mesmo que seja apenas R$ 20. Com esse valor de exemplo, ao final de um ano você já terá R$ 240, isso sem considerar os rendimentos de aplicações financeiras.

Sempre que um pagamento atrasar, negocie com o credor

Ao perceber que uma prestação vai atrasar, procure logo seu credor. Quanto antes você buscar formas de renegociar a dívida, mais fácil será resolver o problema. As lojas estão interessadas em manter um bom relacionamento com o cliente e isso acaba beneficiando o consumidor.

Gostou das dicas de como limpar o nome sujo? Aproveite e acesse o comparador do Melhor Plano e economize nas contas da sua casa!