Como localizar celular perdido ou roubado

Marilia Marques
  • 1 comentário

Quem nunca perdeu o celular? É bastante comum as pessoas esquecerem o celular em cima da mesa de um restaurante ou em uma loja quando vão provar uma roupa, por exemplo, ou até mesmo perder o celular dentro de casa ou no trabalho.

Há também os casos de furto e roubo, que podem ou não ser percebidos na hora.

Mas, você sabia que é possível localizar celular em caso de perda ou roubo/furto?

Pois então confira as dicas a seguir e aprenda como rastrear o seu aparelho utilizando outro smartphone, pelo computador e até mesmo a partir do seu número de celular!

Precisa de um aparelho novo? Veja dicas de como aproveitar promoções de celular e gastar menos.

Melhor Plano

Como localizar celular Android

Se o aparelho que deseja rastrear tinha o sistema operacional Android, existe um aplicativo do Google capaz de identificar a localização (com uma pequena margem de erro) do seu aparelho.

localizar celular

O app Localizar o meu dispositivo utiliza as coordenadas de GPS para mostrar em um mapa onde está o seu celular, mesmo que ele não esteja com o GPS ativado. Com ele, você pode:

  • Reproduzir som: dispara um alarme, que permite que você localize o seu aparelho escutando o som do alarme caso ele esteja perto de você. Caso contrário, alguém pode encontrá-lo e entrar em contato para te devolver;
  • Bloquear: impede o acesso ao smartphone, em casos de roubo ou furto;
  • Limpar: apaga os dados remotamente, para que ninguém possa ver as suas fotos, mensagens, senhas salvas, entre outros.

Para utilizar esses serviços, é preciso fazer o download do aplicativo em outro smartphone que também seja Android ou então  realizar os procedimentos abaixo em um computador, através do navegador, acessando esse site.

Melhor Plano

Depois de instalar o Localizar o meu dispositivo ou acessar o site, você deve:

  1. Clicar em “Fazer login como convidado”;
  2. Digitar o seu e-mail e senha da sua conta Gmail;
  3. O app imediatamente irá mostrar a localização do seu aparelho no mapa.

Assim que você usar esse serviço de rastreamento de celular, é exibida uma notificação na tela do dispositivo perdido ou roubado/furtado.

Ponto negativo:  o aparelho tem que estar ligado e conectado em alguma rede, ou seja, se o chip for removido e o celular desligado, o app não irá encontrá-lo.

Caso o rastreamento não funcione, você também pode bloquear seu celular para que ninguém faça uso do aparelho. Saiba mais:

Como bloquear celular roubado, perdido ou furtado?

Como rastrear iPhone

Para quem tem um iPhone, independente do modelo, o próprio aparelho já vem com uma função denominada Buscar meu iPhone.

localizar celular

Geralmente, assim que você adquire um iPhone, esse serviço já vem ativado, desde que você faça o login com uma conta do iCloud.

Se você ainda está com o seu celular, a dica aqui é ter certeza de que a função Buscar meu iPhone está ativada, para facilitar em casos de perda, roubo ou furto. Para isso, basta entrar em Ajustes, clicar em cima do seu nome e, em seguida, no nome do seu celular. Então, ative a opção Buscar meu iPhone.

Se você já não está mais com o seu celular, mas ele estava com essa função ativada, você pode utilizar o Buscar meu iPhone a partir de outro iPhone ou pelo computador. Veja como:

  1. Acesse icloud.com/find a partir de um navegador no computador ou use o app Buscar iPhone em outro iPhone (não pode ser Android);
  2. Assim que iniciar a sessão com a sua conta iCloud, você deve selecionar o seu dispositivo perdido ou roubado/furtado para que a visualização da localização no mapa apareça.

Caso o seu celular esteja próximo de você, é possível fazer com que ele reproduza um som para ajudar você ou alguém próximo a encontrá-lo.

No entanto, se você já tem certeza de que o seu celular foi roubado ou furtado, pode ativar o Modo Perdido. Dessa maneira, o seu aparelho será bloqueado remotamente e, caso você tenha cartões de crédito salvos na sua conta da Apple, o recurso de fazer pagamentos será suspenso.

Ao bloquear e apagar o iPhone, não é possível fazer mais nada com ele, nem ligações, acessar a internet, fotos, sendo impossível desbloqueá-lo por terceiros. Ou seja, o celular fica inutilizável, porque entra em um modo que a Apple chama de Bloqueio de Ativação. Dessa forma, ele só poderá ser desbloqueado se você inserir o seu login e senha do iCloud que estavam definidos anteriormente por você.

É possível, ainda, exibir uma mensagem personalizada na tela do celular perdido ou roubado/furtado. Aqui, você pode solicitar que a pessoa devolva por questões pessoais ou avisar que irá bloquear o aparelho caso contrário.

Ponto negativo: as informações de localização podem não estar disponíveis em todas as áreas, resultando em um rastreamento, algumas vezes, impreciso ou incompleto.

Como rastrear Windows Phone

Se você tem um celular com o sistema Windows Phone, a empresa também oferece um localizador compatível no próprio site, na área de dispositivos.

Para utilizá-lo, basta fazer o login com o mesmo e-mail da Microsoft e senha que você forneceu no seu smartphone. Então, irá aparecer uma lista de quais aparelhos estão vinculados com a conta informada. Você deve selecionar o seu celular e clicar em Encontrar meu telefone, na coluna da direita.

Nessa ferramenta, é possível visualizar o horário e o local em que o aparelho foi visto pela última vez. Um link será exibido e, ao clicar nele, você pode ver um mapa com mais detalhes.

Se o seu Windows Phone foi perdido ou roubado/furtado, a plataforma oferece duas opções:

  • Emitir um som no celular para que você ou alguém próximo possa encontrá-lo;
  • Bloquear o smartphone e exibir uma mensagem personalizada na tela. Dessa forma, você pode solicitar para que a pessoa que está com o seu celular entre em contato com você.

Como localizar celular pelo número

Além das opções acima, existe um aplicativo que chama Rastrear celular pelo número, disponível apenas para sistemas Android.

localizar celular

Esse app funciona  através do envio de coordenadas geográficas captadas pelo dispositivo GPS (embutido em todos os smartphones).

Essas coordenadas são enviadas para um servidor na internet, por meio de uma conexão WiFi ou 3G/4G do próprio aparelho. Com isso, elas podem ser facilmente acessadas em outro celular, permitindo que você descubra a localização do seu aparelho.

No entanto, a desvantagem desse aplicativo é que só é possível localizar celular se o dispositivo a ser rastreado estiver com o localizador habilitado e emitindo a localização corretamente. Ou seja, o aparelho precisa estar ligado e com o chip do número do seu celular.

Leia também: Código PIN e PUK como proteger seu celular

Como rastrear celular Samsung

Para aqueles que possuem algum smartphone da Samsung, é possível contar com o serviço Localizar meu dispositivo.

localizar celular

Com ele, você pode

  • descobrir a localização do seu aparelho
  • emitir um som para ajudar a encontrá-lo
  • fazer backup dos dados que estiverem armazenados nele diretamente para o Samsung Cloud
  • bloquear a tela
  • apagar todos dados
  •  impedir o acesso ao Samsung Pay

Contudo, é preciso que a função Localizar meu dispositivo esteja ativada no seu celular. Para isso, é preciso configurar a sua conta Samsung no seu aparelho e permitir que o Google colete suas informações de localização, além de concordar com os termos de uso de redes sem fio.

A grande vantagem desse serviço é que mesmo que alguém substitua o seu chip, ou seja, o cartão SIM, do seu celular perdido, roubado ou furtado, você consegue saber qual é o novo número por meio de uma notificação na página do Localizar meu dispositivo.

Além disso, essa função que só existe em celulares Samsung permite que você atribua um membro da família ou amigo como o guardião do seu aparelho. Dessa forma, caso você perca ou seja roubado/furtado, a partir do celular do seu guardião você consegue realizar todas as opções descritas acima.

Outro ponto positivo, nesse caso, é que você pode visualizar até as últimas 50 chamadas recentes e prolongar a vida da bateria, se necessário.

DICA: Se você não quer mais passar pelo problema de ficar sem celular, vale a pena conferir nosso post sobre seguros de celular e ver como eles podem te ajudar em caso de perda ou roubo do aparelho.

Então, aprendeu como localizar celular caso você tenha perdido o seu aparelho ou tenha sido roubado/furtado? Caso ainda tenha alguma dúvida, deixe aqui nos comentários!

Como localizar celular perdido ou roubado
Dê uma nota para esse post

Melhor Plano

Queremos estimular a livre discussão entre os usuários da
comunidade Melhor Plano. Opine, dê dicas, interaja com outros usuários!

Comentar Nesse Artigo

Destaques

0 comentários

Dicas

Melhor Internet Banda Larga para Jogar Online – Ranking 2018 Mariah Júlia 12:22

Quem joga online sabe que ter uma boa conexão de internet é fundamental. Principalmente, se você for daqueles gamers que gostam de fazer live no…

6 comentários

Dicas

Os melhores planos família para celular de 2018 admmelhorplano 15:40

Se você é casado, tem filhos ou mora com seus pais e está querendo economizar nas contas da casa já deve ter se deparado com…

9 comentários

Dicas, Planos

Os 10 melhores planos pré-pago de 2018 Mariah Júlia 13:58

No último ano o número de celulares pré-pago diminuiu cerca de 9,8%, indicando uma migração dos usuários para planos controle ou pós-pago. Entretanto, o pré…

6 comentários

Claro, Dicas, Nextel, Oi, Porto Conecta, TIM, Vivo

Os melhores planos de celular para economizar mais em 2018 Mariah Júlia 10:16

Black Friday, Natal, Festas, Ano Novo e décimo terceiro… O final de ano é marcado pelo aumento das compras e presentes. Porém, as despesas não…

12 comentários

Dicas

Portabilidade vivo, tim, claro, oi ou Nextel: saiba como trocar de operadora admmelhorplano 14:15

Portabilidade: Como mudar de operadora e manter o mesmo número de telefone Se você é daqueles que adora economizar dinheiro com um plano de telefone…

13 comentários

Claro, Dicas, Oi, TIM, Vivo

Internet 4G: qual a melhor operadora para você? admmelhorplano 10:18

Hoje existem quatro operadoras de telefonia móvel no Brasil que atuam em todo país, e algumas menores que têm atuação regional. Cada operadora oferece planos diferentes, com pacotes…