Compare planos de TV

Melhor TV por assinatura do Brasil em 2018

Todo ano, a Anatel divulga os resultados da sua pesquisa de satisfação e qualidade sobre as operadoras que oferecem o serviço de TV por assinatura no Brasil.

Para levantar esses dados, no final de 2017 e início de 2018, foram entrevistadas mais de 32 mil pessoas e, pela primeira vez, em todos os estados do país.

Pensando em ajudar você, consumidor, a encontrar a operadora que oferece o melhor custo-benefício quando se trata de TV a cabo, confira a seguir a análise  e descubra qual é a melhor TV por assinatura no Brasil em 2018!

Aproveite e já deixe o nosso comparador de planos aberto e veja se a melhor operadora em qualidade é também a melhor em preço!

Principais destaques

  • Nossa TV é a operadora com maior nota em todos os quesitos, ficando em primeiro lugar no ranking geral, apesar de só estar presente em 4 estados
  • Maranhão é o estado que mais está satisfeito com o serviço de TV por assinatura

Qual a melhor TV por assinatura?

A Nossa TV e a Cabo Telecom foram as melhores prestadoras de TV a cabo na opinião dos usuários, segundo a pesquisa de satisfação da Anatel.

A NET e a Algar foram as operadoras que ficaram por último no ranking.

No entanto, se você está pensando em contratar ou trocar de plano, é indicado analisar mais a fundo outros fatores, como cobertura, preço e qualidade da imagem para adquirir a melhor TV por assinatura de acordo com a sua região e preferências.

Por conta disso, abaixo você vai encontrar informações importantes, explicadas de maneira resumida, para que você possa evitar problemas futuros com o serviço de TV a cabo contratado.

Aqui você vai aprender:

  • Detalhes sobre a pesquisa da Anatel: critérios para fazer a avaliação, assim como as notas das operadoras avaliadas
  • Quais os melhores preços de TV por assinatura
  • Como escolher a TV a cabo ideal para você
  • Como encontrar a melhor prestadora de acordo com a sua região

Pesquisa de satisfação e qualidade da Anatel

A melhor forma de descobrir como é a qualidade de qualquer serviço ou produto antes de adquiri-lo, é através da opinião de quem já o utiliza.

Há sites de avaliação de serviços, como o Reclame Aqui, que tentam justamente oferecer essa opinião aos consumidores . Porém, a maioria das pessoas só procura esses portais quando está insatisfeita, ainda mais se o serviço for de uma operadora. Por isso, os resultados tendem a ser bastante negativos.

Já a Anatel é um órgão regulador de telecomunicações e a sua pesquisa é feita com consumidores do Brasil inteiro em diferentes níveis de satisfação com os serviços. Na pesquisa divulgada em março de 2018, foram entrevistadas mais de 32 mil pessoas de todos os estados do Brasil para avaliar as prestadoras de TV a cabo desde a qualidade no atendimento à eficiência do serviço.

Nessa pesquisa, a Anatel avalia os seguintes indicadores de qualidade:

  • Funcionamento: indica qual operadora possui o melhor custo-benefício, levando em consideração os preços e a possibilidade de assistir TV a cabo sempre que o consumidor desejar.
  • Qualidade da imagem: como é o aspecto da imagem na televisão dos clientes.
  • Atendimento: avalia se os meios de comunicação colocados à disposição dos consumidores correspondem às expectativas para pedir informações, adquirir serviços, registrar reclamações etc.

Além desses quesitos, as pessoas entrevistadas na pesquisa precisam sugerir uma nota geral para a sua operadora, que irá fazer parte do Indicador de Satisfação Geral.

Satisfação Geral

Em relação à Satisfação Geral, a TV por assinatura deixou de ser o serviço de telecom mais bem avaliado, passando a ser o segundo.

Ainda assim, os estados que conquistaram as notas mais altas foram o Maranhão e Roraima, com média 7. Já São Paulo e o Distrito Federal tiveram as notas mais baixas, na média de 6.

Sobre as operadoras que prestam esse tipo de serviço, o ranking nacional ficou assim:

 

Funcionamento

O Indicador de Funcionamento é obtido por meio da divisão do preço pela qualidade e disponibilidade do sinal de TV a cabo. Isolando esse fator dos demais, as notas foram as mais altas.

A partir desse medidor, é possível verificar qual a melhor TV por assinatura na sua região, já que apresenta os resultados levando em consideração o custo-benefício.

No entanto, é importante ressaltar que as prestadoras que atendem a um maior número de estados, acabam demonstrando menores notas do que as operadoras que oferecem menor abrangência, como a Nossa TV e a Cabo Telecom.

 

 

 

Considerando que as primeiras colocadas atendem a poucas regiões, o resultado da Oi TV e SKY foram bem satisfatórios.

Caso tenha ficado interessado, você pode conferir os planos da Oi TV disponíveis para a sua região.

Qualidade da imagem

A Qualidade da imagem é extremamente importante, já que não adianta adquirir uma TV por assinatura para a sua casa se a imagem fica granulada, falha muito ou possui interferências.

Repare que entre as principais operadoras do país, a que mais se destacou nesse quesito foi a Vivo. Para quem prioriza qualidade de imagem, vale conferir os planos de TV da operadora.

Atendimento

No geral, as operadoras disponibilizam diversos canais para os clientes e pessoas que desejam adquirir os serviços. Dentre eles: atendimento telefônico, atendimento pela internet e atendimento na loja física.

Levando em conta todos os canais de atendimento, o ranking ficou:

 

Aqui, vale lembrar que os primeiros três lugares estão presentes em poucos estados (Nossa TV – 4, Cabo Telecom – 1 e Algar – 1), consequentemente, possuem menos clientes para atender. Por isso, vale a pena dar uma olhadinha nos planos da Sky e ver se eles compensam para você!

Melhores operadoras de TV em cada estado

Além de mostrar as melhores operadoras em nível nacional, a pesquisa da Anatel mostra os resultados por estados. Abaixo, fizemos uma lista com as operadoras de cada estado analisado:

ACRE

SKY TV PARAÍBA

Oi TV

ALAGOAS

Oi TV PARANÁ

SKY TV

AMAPÁ

SKY TV PERNAMBUCO

NET TV

AMAZONAS

Claro TV PIAUÍ

Claro TV

BAHIA

Claro TV RIO DE JANEIRO

Nossa TV

CEARÁ

Claro TV RIO G. DO NORTE

Cabo Telecom

DISTRITO FEDERAL

Claro TV RIO GRANDE DO SUL

Nossa TV

ESPÍRITO SANTO

Claro TV RONDÔNIA

Claro TV

GOIÁS

Claro TV RORAIMA

SKY TV

MARANHÃO

Oi TV SANTA CATARINA

Claro TV

MATO GROSSO

Claro TV SÃO PAULO

Nossa TV

M. GROSSO SUL

Claro TV SERGIPE

Oi TV

MINAS GERAIS

Nossa TV TOCANTINS

SKY TV

PARÁ

Claro TV

Clicando nos links, você também pode conferir quais operadoras tem as melhores ofertas na capital de cada estado.

Dica: compare sempre preço e qualidade

Depois de descobrir todos esses indicadores que são levados em consideração na pesquisa da Anatel, é possível concluir que é necessário pensar em muitos aspectos antes de contratar um serviço de TV a cabo.

Além disso, vale sempre ressaltar que nem sempre o plano mais barato é o que vai oferecer o melhor custo-benefício! Para isso, é fundamental avaliar com cautela qual o valor do plano e quais vantagens ele proporciona.

E aí, você concorda com o resultado da pesquisa? Conta para a gente qual a melhor operadora de TV na sua opinião!

Leia também: Existe TV por assinatura na Tim?