Ver Planos

Conheça os melhores provedores de internet banda larga em cada região do Brasil

Você está procurando um plano de internet para a sua casa ou está insatisfeito com o seu provedor atual? Que tal conhecer as empresas com melhor desempenho e com a melhor avaliação dos usuários no seu estado?

É exatamente isso que revela um levantamento do Melhor Plano, sobre os provedores com melhor velocidade de internet e satisfação em todo o ano de 2018. As empresas foram avaliadas com base em 39 milhões de testes de velocidade e na opinião de cerca de um milhão de usuários sobre a satisfação com o serviço prestado. A pesquisa foi realizada em parceria com o site Minha Conexão.

Saiba mais sobre o prêmio e conheça os melhores provedores de internet banda larga em cada região do Brasil.

Confira as categorias em que os provedores foram avaliados na premiação


O prêmio elegeu os melhores provedores a nível nacional, em todos os estados e em 633 municípios de todas as regiões do país que tiveram empresas avaliadas pelo público.

Para isso, foram criadas três categorias:

  • Melhor Velocidade de Internet Banda Larga;
  • Maior Satisfação;
  • Melhor Provedor.

Para escolher o provedor com a internet mais rápida na categoria “Melhor Velocidade de Internet Banda Larga”, o prêmio criou um índice que dá um peso de 90% para o valor de download e 10% para o upload do provedor.

Já a categoria “Maior Satisfação” levou em conta a opinião dos usuários. Para ser contemplado na pesquisa, o provedor deveria ter, no mínimo, 30 avaliações na região da pesquisa.

Por fim, a escolha do “Melhor Provedor” foi feita a partir da soma das notas finais das duas categorias principais do prêmio.

Conheça alguns dos melhores provedores de internet

De acordo com o levantamento, a NET Vírtua venceu nas três categorias do prêmio nacional. Todos os dados foram devidamente analisados para garantir a transparência do resultado sobre os vencedores.

Porém, em diversos estados, a maioria nas regiões Norte e Nordeste, provedores de internet regionais se destacaram vencendo em pelo menos duas categorias. Em Alagoas, por exemplo, a Super Connect foi eleita a melhor em todas as três categorias do prêmio.

No Amapá, a Você Telecom levou a melhor em relação à Oi na satisfação dos usuários. O mesmo aconteceu no Pará com a WSP Telecom batendo a Vivo nas categorias “Maior Satisfação” e “Melhor Provedor”.

Já no estado do Paraná, região sul do país, a Copel Telecom foi a grande vencedora nas três categorias, incluindo também Melhor Velocidade de Internet Banda Larga.

Para conferir todos os vencedores de cada região do Brasil e na sua cidade, acesse a página do Prêmio Melhor Plano.

Algumas cidades do país não foram contempladas com o prêmio porque não tiveram testes suficientes para participação ou apresentaram dados inconsistentes.

Entenda a metodologia utilizada

Os vencedores foram definidos a partir de testes de velocidade de internet realizados em todo o ano de 2018 no portal Minha Conexão. Ao todo, foram 39.942.603 de testes e 1.022.387 opiniões de usuários considerados na pesquisa.

O público do site realiza testes de velocidade e ainda pode dar uma opinião sobre a satisfação com o provedor atual.

Para a participação no prêmio, foi considerado que o provedor deveria ter um mínimo de mil testes de velocidade no período avaliado e deveria possuir, no mínimo, 3% da amostra dos testes por região considerada para ter significância estatística.

Na categoria “Melhor Velocidade de Internet Banda Larga”, foi dado um peso maior para a velocidade de download porque ela representa melhor a experiência dos consumidores com a internet no dia a dia.

Para eleger os provedores com “Maior Satisfação”, o cálculo foi feito com a nota média da empresa na área avaliada. Cada usuário do site Minha Conexão pode dar uma nota de satisfação de 0 a 5 após o teste de velocidade de internet.

Além disso, o levantamento considerou apenas uma avaliação de IP por mês para garantir uma maior transparência no resultado e evitar possíveis fraudes na votação.

E como já explicamos, a escolha do “Melhor Provedor” foi feita a partir da soma das notas finais das duas categorias principais do prêmio.

O que você achou dos resultados do Prêmio Melhor Plano que elegeu os melhores provedores de internet do Brasil? Os resultados obtidos conferem com a qualidade dos serviços prestados na sua região? Deixe o seu comentário e conte pra gente!

Conteúdo Relacionado:  Net Rio: como a operadora funciona no estado?