Compare e Economize

MMS: uma alternativa para enviar mensagens multimídia

Hoje em dia, a maioria das pessoas recorre ao Whatsapp para se comunicar com amigos, familiares e contatos profissionais pelo celular.

Antes da chegada e consolidação do aplicativo, porém, um recurso bem popular era o SMS, serviço de mensagens de texto, e o MMS, sistema de mensagens multimídia.

Quer saber o que é MMS, como esse serviço funciona, qual a diferença em relação ao SMS e como as operadoras oferecem tal recurso? Então é só continuar a leitura!

Leia também: O que fazer quando o WhatsApp parar de funcionar?

O que é MMS?

SMS ou MMS?

Podemos dizer que a mensagem multimídia é uma evolução do SMS.

Enquanto o SMS permite enviar apenas um texto de até 160 caracteres, o MMS tem um limite de cerca de 30 mil caracteres.

Além disso, com esse recurso é possível enviar, junto com a mensagem, imagens, áudios e vídeos curtos de forma bem simples.

Com essa tecnologia, ao fazer uma foto no seu telefone, você pode clicar em “Enviar” e adicionar um texto e uma mensagem de voz, por exemplo, e enviá-la a um ou mais contatos. Outra diferença é que o MMS também pode ser enviada do celular para um endereço de e-mail.

Requisitos necessários para o MMS

Para poder enviar um MMS é preciso que o seu aparelho seja compatível com a tecnologia.

Geralmente, os smartphones suportam o recurso. Apenas modelos mais básicos podem apresentar algum tipo de incompatibilidade. Se o aparelho do contato para o qual você deseja enviar com conteúdo multimídia não for compatível, ele vai receber da operadora um SMS informando que pode ver a mensagem pela internet.

O segundo requisito é que o plano da sua operadora deve incluir o serviço de mensagens multimídias.

É importante ressaltar que as funções do envio de mensagens multimídias podem variar de celular para celular. Isso vale para a capacidade de enviar e receber MMS com texto, imagem, áudio e vídeo ao mesmo tempo, impossibilidade de exibir um determinado arquivo, entre outros. Além disso, o tamanho do MMS depende do limite de mensagem imposto pela sua operadora.

Não tem um aparelho compatível? Confira nosso conteúdo para aproveitar promoções de celular e troque por um smartphone.

Como enviar uma mensagem multimídia?

O serviço de envio de um MMS é  bem parecido com o SMS.

Basta acessar a seção “Mensagens” no seu celular e abrir uma nova conversa e seguir este passo a passo:

  1. toque no botão + ou no ícone do clipe para anexar arquivos;
  2. abra a galeria do seu celular;
  3. selecione os conteúdos a serem enviados (imagens, vídeos curtos, áudios ou mensagens de voz);
  4. escreva sua mensagem e clique em enviar.

Quando o MMS chega ao destinatário com aparelho compatível, antes de ver a mensagem ele tem a opção de aceitar ou não ver o conteúdo. Aceitando, ele será visualizado imediatamente e baixados os arquivos enviados.

Também é possível reenviar, responder e armazenar um MMS.

Saiba se o plano do seu telefone móvel inclui o serviço de MMS

Para saber se você pode enviar mensagens multimídias pelo seu celular é preciso verificar as condições do pacote contratado.

Consulte a sua operadora e, caso, tenha acesso ao serviço, informe-se se é cobrada alguma tarifa para enviar MMS. As principais operadoras do país, TIM, Vivo, Nextel, Oi e Claro, costumam oferecer diversos planos com SMS ilimitado enquanto o MMS é tarifado de maneira diferenciada.

Portanto, fique atento para não ser surpreendido cobranças a mais no valor da sua conta ou com débitos no seu saldo de recarga.

O MMS ainda pode ser útil?

Você pode estar se perguntando para que utilizar um serviço de mensagem multimídia com tantas tecnologias disponíveis hoje (como Whatsapp, Facebook e Skype, só para citar alguns) para a troca de mensagens e para conversar com seus contatos.

Apesar dos avanços que vêm tomando o espaço do sistema de mensagens multimídia, esse recurso ainda pode ser útil se você precisar enviar um conteúdo e estiver sem acesso à internet, conectado a redes lentas ou se seu whatsapp não estiver funcionando. O MMS, assim como o SMS, depende apenas da disponibilidade de sinal de uma rede móvel.

Rede móvel indisponível? Saiba o que fazer!

Você ainda utiliza MMS? Encontrou o que procurava sobre o serviço? Deixe seu comentário!